Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Conforme escrevi em primeira mão na sexta-feira, as principais lideranças estaduais do MDB se reúnem hoje, na sede estadual do partido, em Florianópolis, para definir o seu futuro. Nomes com mandato confirmaram a informação adiantada pela coluna, de que o presidente estadual, Celso Maldaner, deve declinar a favor da pré-candidatura do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, ao Governo do Estado.

De acordo com uma fonte, a situação já estaria acertada entre Maldaner e Lunelli, contando com o apoio da maioria da bancada estadual, além de outras lideranças que prometeram apoiar o prefeito.

Por outro lado, a favor do senador Dário Berger, estão ex-governadores e algumas lideranças históricas do MDB, muito embora, um apoio de peso que é o do ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, ele não terá, pois Moreira não poderá participar por ter assumido vaga de diretoria no BRDE.

Uma fonte me disse que será difícil uma escolha a favor do senador, tanto que, sabedor dessa situação, Maldaner pretende aproveitar para tentar enfraquecer de vez o projeto de Berger. Um parlamentar me disse ontem ao fazer uma análise que, mesmo com um histórico vencedor, Berger precisará ter cuidado para não sair com uma derrota que poderá pesar até mesmo, se optar por um outro projeto.

O fato é que ninguém esconde que há um grande clima de preocupação dentro do MDB. Todos sabem que a decisão de hoje, poderá provocar fortes mudanças em um partido que trabalha para retomar a sua antiga força em eleições estaduais, as quais não vence desde Luiz Henrique da Silveira.

No radar de Maldaner

Fontes emedebistas relatam que o deputado federal, Celso Maldaner, deseja ser candidato a vice-governador. Caso não dê, ele tentará eleger a esposa que é ex-prefeita de Maravilha, Rose Maldaner, a deputada estadual, além de se credenciar para que futuramente possa ser indicado para o BRDE.

Gean no cenário

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) tem conquistado espaços importantes e, alguns levantamentos para consumo interno, o colocam numa situação de possível crescimento na corrida ao Governo do Estado. O que atrapalha Gean é a falta de capilaridade da União Brasil, o que faz com que ele tenha que construir uma forte aliança para ter condições de disputar. Os números de levantamentos o colocam com força na capital e região da Grande Florianópolis. “As pesquisas o colocam com um bom potencial de crescimento, mas o partido não”, relatou uma fonte que acompanhou os números.

Disputa na Capital

Para tentar ganhar espaço nas regiões, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), tem rodado o estado. Na sexta-feira esteve em Criciúma. Mesmo aparecendo com um bom potencial de crescimento e, com um bom desempenho na Capital e região, um outro nome forte da Grande Florianópolis poderá atrapalhar o projeto de Gean.

Encontro do PSD

Presidente do Senado participará do encontro

Os pessedistas se reúnem hoje a partir das 17h na Arena Petry em São José. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participarão do encontro. Na oportunidade serão anunciados os pré-candidatos a deputado estadual e federal. Quanto a majoritária, o ex-governador Raimundo Colombo, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, ainda terão que esperar mais um tempo, até que haja uma definição. A vinda de Pacheco ao estado também faz parte de sua pré-campanha à Presidência da República.

Apoio a Bolsonaro

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, vai ao encontro do PSD estadual disposto a deixar de forma clara, mais uma vez, que não aceitará imposições e que apoiará o projeto de reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Conversei rapidamente na sexta-feira com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Ele me disse que não pretende fechar a questão e que, o posicionamento de Rodrigues será respeitado. “Com o número de partidos que temos hoje, não tem como fechar questão”, afirmou.

Merisio à esquerda?

Em sua última cartada para seguir de alguma forma, vivo no processo eleitoral, o ex-deputado estadual, Gelson Merisio (PSDB), tenta dar uma guinada à esquerda. Ele foi visto jantando em Florianópolis com o seu colega de partido, Gilmar Knaesel, e com o presidente estadual do PT, Décio Lima. Merisio sonha em liderar um projeto de esquerda, ou até mesmo coordenar a campanha. “Ele tem dito que a única coisa que ele deseja é vencer, sair vencedor da eleição”, relatou uma fonte.

Em busca

Gelson Merisio tem dito em conversas com lideranças de esquerda que, pretende buscar o seu espaço, mesmo que isso represente uma mudança de partido. Merisio acredita que pode construir uma ida para o Progressistas, ou até mesmo que poderá voltar para o PSD, através de articulações junto aos presidentes nacionais.

Aposentadoria

O ex-secretário de Estado da Saúde, coronel Helton Zeferino, que foi apontado pelo relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI dos Respiradores, instalada na Assembleia Legislativa no ano passado, acaba de ir para a reserva. A situação gerou críticas do deputado estadual, Ivan Naatz (PL), que reclamou que mesmo envolvido no caso, Zeferino terá uma aposentadoria de R$ 32 mil.

Livro sobre a CPI

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), lançará no próximo dia 15 um livro sobre a CPI dos Respiradores. O evento será no hall de entrada da Assembleia Legislativa. Naatz que presidiu a CPI, abordará o caso da compra dos respiradores da Veigamed, além de apresentar uma pesquisa histórica sobre todas as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que já foram propostas até hoje no parlamento catarinense e os seus resultados.

Debate na Pan News

Hoje é dia de debate no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. A partir das 16h, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política catarinense. Além de ouvir pelo rádio, você pode assistir pela Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Novo Comandante-Geral

O Corpo de Bombeiros Militar realizará a solenidade de passagem do Comando-Geral. O atual comandante-Geral, coronel Charles Alexandre Vieira, deixa hoje o cargo e passará para a reserva remunerada. O evento ocorrerá no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, às 17h, com a presença do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), além de pelotões representando as diversas áreas dos bombeiros.

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta