O prestigiado evento do Partido Liberal em Lages neste sábado, marcou o lançamento da pré-candidatura do senador Jorginho Mello ao Governo do Estado.

No ato a vice-governadora, Daniela Reinehr, assinou simbolicamente a ficha de filiação, pois já está filiada desde o dia 2 deste mês. Em seu discurso Daniela disse que se convenceu que o PL é o melhor caminho para o Estado. Ela também lamentou o que chamou de processos dolorosos que enfrentou no governo, reclamando que “levou chibatadas”. A vice não confirmou, mas já estaria decidida a disputar uma vaga à Câmara Federal.

Os deputados federais, Coronel Armando (PSL) e Carmen Zanotto ( Cidadania), também discursaram. Armando afirmou que se filiará ao PL, enquanto que Carmen disse que no momento certo também estará com o partido.

Um detalhe que chamou a atenção, foi a presença da bancada estadual do PL. De um lado da mesa de honra ficaram, Ivan Naatz, Marcius Machado e Sargento Lima, que são oposição declarada ao governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido). Do outro lado, Nilson Berlanda e Maurício Eskudlark, que seguem até o fim do ano na base do governo.

Em seu discurso, Jorginho afirmou que um de seus projetos é a reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro, para o qual trabalhará com força, assim, como, para a sua própria eleição ao Governo do Estado. Sobre a filiação de Bolsonaro, o senador anunciou que está tudo acertado e que só falta marcar a data. O ex-senador, Magno Malta, que veio a Santa Catarina, também reforçou o seu apoio ao presidente e a Jorginho.

Visita de Bolsonaro

Jorginho Mello, que encerrou o encontro, sinalizou que o presidente deve visitar o Estado nos próximos dias ao convidar os presentes para recepcioná-lo em Santa Catarina. Disse que o clima de campanha eleitoral já começou e defendeu a gestão e o estilo de Bolsonaro, a quem classificou como um político autêntico e sem meias palavras. Ao reunir familiares no palco, Jorginho também relembrou sua trajetória humilde desde a infância no Meio-Oeste, até se tornar senador da República.

Criatividade

A organização do Encontro Estadual do PL, em Lages, colocou na mesa principal de lideranças políticas e autoridades convidadas, junto com o tubinho de álcool gel, uma unidade do doce conhecido popularmente como pé de gra” – fino’. Uma alusão e homenagem a trajetória do senador, Jorginho Mello, que vendia os doces feitos por sua mãe durante a infância em Herval D’ Oeste, para ajudar no sustento da família.