...
ACM Neto Alesc Carlos Moisés da Silva Daniela Reinehr Gean Loureiro Gelson Merisio Jair Bolsonaro João Dória Jorginho Mello Luciano Bivar Mauro De Nadal

Aumenta o apoio dos tucanos de SC a Dória; De Nadal no governo; Lideranças nacionais da União Brasil em SC entre outros destaques

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Uma comitiva com cerca de 20 lideranças do PSDB de Santa Catarina, entre eles prefeitos, vices e vereadores, almoçou na última sexta-feira (5) com o governador João Doria e, com a primeira-dama Bia Doria, que é catarinense, no Palácio dos Bandeirantes.

O encontro foi articulado pelo secretário de Turismo de São Paulo, o também catarinense, Vinicius Lummertz, e a comitiva foi liderada pelo ex-senador Paulo Bauer e pelo presidente da Fecam, o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira.

Depois de uma visita às novas fábricas de vacina do Instituto Butantan e, de acompanharem uma apresentação sobre a gestão de Doria em São Paulo, os convidados se reuniram para o almoço, que teve como prato principal as prévias nacionais do PSDB no próximo dia 21.

Recentemente, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, também esteve almoçando com Doria e Vinicius no Bandeirantes e, outros encontros com prefeitos e lideranças tucanas de Santa Catarina estão sendo agendados para os próximos dias.

Um dos assuntos que foi comentado por lideranças tucanas durante o final de semana, foi o encontro do pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Gelson Merisio, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo. A surpresa se deve ao fato de que a grande maioria dos tucanos catarinenses, se colocam como direita, e rechaçam qualquer aproximação com Lula.

De Nadal no Governo

Conforme eu já havia adiantado, o deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), assumiu o Governo do Estado por causa da viagem de Carlos Moisés da Silva (sem partido) para a Escócia, onde participará da Conferência do Clima da ONU, a COP 26. Uma solenidade na Casa D’Agronômica marcou a transmissão do cargo. Presidente da Assembleia Legislativa, Nadal será o governador em exercício até o dia 11 de novembro, uma vez que a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido), também estará em viagem internacional aos Emirados Árabes Unidos. De Nadal será um dos meus entrevistados de amanhã no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103, 3 FM, e na Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM. O programa tem início às 16h.

Evento político

No sábado o governador em exercício, Mauro De Nadal (MDB), recebeu para um almoço na Casa D’Agronômica, lideranças de seu partido, entre as quais, deputados estaduais e o senador Dário Berger. O encontro foi bem prestigiado, inclusive por prefeitos e vices filiados ao partido. E desse jeito os emedebistas vão ficando cada vez mais próximos do governador licenciado, Carlos Moisés da Silva (sem partido).

União Brasil

Nesta quarta-feira (10) desembarcam em Florianópolis o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, e o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar. Eles serão recebidos por lideranças catarinenses, a exemplo do deputado federal, Fábio Schiochet, que preside os pesselistas no estado, e o prefeito da capital, Gean Loureiro, que é o presidente do DEM em Santa Catarina. Tanto Schiochet quanto Loureiro, estão animados. O evento será no Hotel Faial a partir das 18h. A vice-prefeita de Curitibanos, Daiane Popinhak, se filiará e anunciará a sua pré-candidatura a deputada estadual.

Misturando o sangue

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), me disse que ele e o deputado federal, Fábio Schiochet, resolveram fazer um encontro de lideranças do DEM e PSL em Santa Catarina. “Estamos bem alinhados com a fusão e já queremos ir misturando o sangue. Mostrar que somos um só time”, disse Loureiro. Ele disse que está trabalhando em várias frentes para atrair lideranças, mas que a estratégia não é focar em deputados com mandato. “Muitas lideranças regionais que tem real possiblidade de grandes votações para deputado”, afirmou Loureiro.

Muita oração

O vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Republicanos), está só na força na fé. Em suas orações com toda certeza, pedidos para que a candidatura ao Governo do Estado do prefeito, Gean Loureiro (DEM), decole.

Pinho Moreira no BRDE

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) assumiu como diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ele sucede a Vladimir Arthur Fey, que deixa a instituição após quase dois anos. A posse contou com a presença do diretor presidente, Wilson Bley Lipski, do vice-presidente Marcelo Haendchen Dutra, além de diretores, corpo técnico e familiares. “Agradeço o convite feito pelo governador Carlos Moisés e assumo este compromisso com muita responsabilidade e vontade de trabalhar para tornar o BRDE ainda mais presente no desenvolvimento de Santa Catarina”, disse. Pinho Moreira fica no cargo até o final de março quando sairá para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa.

E agora?

O senador Jorginho Mello (PL) perdeu a paciência com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas). Ele disse que se Lira não pautar o Programa de Renegociação de Dívidas para Micro e Pequenas Empresas, que é de sua autoria, que o deputado do Progressistas será o responsável pela morte de quase 500 mil empresas.

Jogo do Poder

Hoje é dia de debate no programa O Jogo do Poder na rádio Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM. A partir das 16h, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política de Santa Catarina. Ouça pelo rádio, ou nos assista pela Panflix, ou acessando o perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

COP 26

Participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em Glasgow, na Escócia, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Ivan Naatz (PL), avaliou que a primeira etapa do evento, encerrada neste final de semana, foi marcada pelas diversas promessas políticas de lideranças mundiais para cortar as emissões de gases de efeito estufa, afim de evitar o crescimento dos desastres climáticos. Mas, observou que, paralelamente, também aumentou a intensidade dos protestos de rua exigindo menos discursos e, mais ações práticas no sentido de avançar contra a produção de gases poluentes e na busca de alternativas neste sentido. Naatz também destaca que as conclusões remetem à necessidade de, além dos recursos públicos anunciados, perseguir a meta de atrair mais financiamento privado para a causa ambiental.

Investimento na Educação

O Ministério da Educação e Cultura tem olhado com bons olhos, os municípios que estão investindo em projetos educacionais, como, em materiais didáticos e literários para os alunos. Municípios que aplicam no mínimo R$ 1 mil por aluno ano, são enaltecidos pelo MEC e mais do que isto, com esses investimentos certamente os gestores municipais conseguem efetivamente melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), proporcionando maior qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, o MEC está de olho em municípios que há anos infelizmente não investem nada, ou quase nada em projetos didáticos. As fontes permitidas para esses investimentos são do Fundeb, Salário Educação, ou ainda, Recursos Próprios. Muitos prefeitos e gestores municipais da Educação serão cobrados pela população, se não mudarem esse lastimável quadro. Investimento em Educação é coisa séria!

Número único

O Instituto Geral de Perícias (IGP), concederá hoje, às 15h, na sala de reuniões do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, entrevista coletiva para anunciar o lançamento e início das operações de emissão da nova carteira de identidade com numeração única para RG e CPF. O perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, receberá os veículos de comunicação acompanhado pelo presidente do Ciasc, Sérgio André Maliceski; o delegado adjunto da Receita Federal em Florianópolis, Douglas Barbosa Lucas; e o diretor de Identificação do IGP, Fernando de Souza. Na ocasião será feita uma breve apresentação do projeto e na sequência o atendimento aos profissionais da imprensa. Santa Catarina se torna o primeiro estado do Brasil a emitir documento de identidade com numeração única para RG e CPF.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta