Não sei se você que me lê agora acredita em coincidências. Eu concordo com aqueles que acham que nada acontece por acaso. E, por isso, entendi o que me aconteceu nesta quinta-feira (21), como sendo uma missão: a de aproveitar esta espaço e disseminar as informações.


Começou pela manhã quando gravei o programa Maria Helena Entrevista aqui para o site SC em Pauta. Meu convidado, um dedicado especialista na causa da inclusão das pessoas com deficiência – o assistente social David Crespim, especialista em políticas públicas e coordenador técnico da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Mais do que uma entrevista, uma aula sobre inclusão, sobre a necessidade de conhecermos a realidade destas pessoas, não discriminarmos e evitarmos o capacitismo que estabelece uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência.


Muitas ações utilizadas como inclusivas, podem ser, na verdade, discriminatórias. Portanto, não deixe de assistir esta entrevista que já está no ar aqui no site: www.scempauta/entrevistas.


À tarde, por solicitação do colega Marcelo Lula que estava em Criciúma, tive o privilégio de apresentar o programa Jogo do Poder na Rádio Pan News Florianópolis. Foram duas importantes entrevistas e, pasmem, parte delas sobre a temática da inclusão das pessoas com deficiência.


A primeira participação foi do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão da Alesc, autor e relator de vários projetos que tratam da inclusão de pessoas com deficiência. Um deles, em tramitação, quer direcionar o atendimento das pessoas com deficiência às delegacias da mulher, por meio de equipes multidisciplinares.

O parlamentar também foi relator do projeto de lei de autoria do deputado Coronel Mocellin (PSL), aprovado nesta semana, que garante aos doentes renais crônicos e aos transplantados renais os mesmos direitos previstos na legislação estadual para as pessoas com deficiência.


O parlamento realizou nesta semana uma audiência pública virtual com a participação de diversas entidades, para debater a importância da intervenção especializada em fonoaudiologia e terapia ocupacional para as pessoas com deficiência.


Depois recebi Gabriel Muerer, o vereador Gabrielzinho, de Florianópolis. Gabrielzinho, que é deficiente, com muitos anos dedicados a defesa do consumidor e a legislar pela causa da inclusão. Uma de suas lutas é para a instituição de um fundo municipal destinado às pessoas com deficiência, entre tantas outras formas de inclusão e pelo fim do preconceito.


Com mais conhecimentos busco fazer a minha parte disseminando informações sobre a necessidade da inclusão. Faça você também!