Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (União Brasil) encerra na manhã de hoje a sua agenda pelo Oeste e, desembarca na capital próximo ao meio-dia, com a mala cheia de possibilidades para fortalecer a sua relação com o PSD.

Loureiro foi recepcionado por lideranças como o presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, João Marques Rosa, que presidirá a União Brasil na capital do Oeste, o suplente de deputado estadual, Jaksom Castelli e vereadores ligados ao seu partido. Mas partiu do prefeito João Rodrigues (PSD), o contato mais forte, tanto, que Loureiro foi convidado a participar de um ato pelos 300 dias de governo do pessedista, e um jantar com lideranças e autoridades.

Gean e vereadores da União Brasil de Chapecó

Em outros momentos, Gean e Rodrigues trocaram experiências e falaram sobre a eleição do próximo ano ao Governo do Estado, já que ambos são pré-candidatos. A conversa teve um resultado tão positivo que, o prefeito de Florianópolis em entrevistas que concedeu, tornou público o que combinou com Rodrigues durante os diálogos. Quem chegar em melhores condições eleitorais no próximo ano, será o nome de um projeto que está sendo costurado entre a União Brasil e o PSD.  “O prefeito João Rodrigues é uma grande liderança não apenas do PSD, mas em todo o Estado de Santa Catarina. Nós temos uma tranquilidade, porque o que desejamos é ter o melhor nome para ganhar a eleição. Primeiro nós discutimos propostas, depois nomes. Se o melhor nome for o do prefeito João Rodrigues, eu vou ser o cabo eleitoral dele em todo o Estado. Acredito que se eventualmente o meu nome for melhor, ele também vai ser um cabo eleitoral em todo Estado de Santa Catarina”, disse ao portal ClicRDC, e repetiu para a colega Raquel Lang da Condá FM.

Já no início da madrugada de hoje nós conversamos rapidamente. Gean Loureiro foi categórico ao afirmar que, ele e Rodrigues, estarão juntos no mesmo projeto eleitoral, situação que expõe a forte relação que mantém com o PSD. Sobre a possibilidade de se formar uma chapa Loureiro-Rodrigues, o prefeito não descartou. “Os dois saem muito fortes de suas regiões”, destacou. Loureiro ainda lembrou que a condição de quem estiver melhor no cenário, também abrange o ex-governador Raimundo Colombo e o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

Expandindo para o Sul

O programa O Jogo do Poder que diariamente eu apresento na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, sempre a partir das 16h, no dia 1º de novembro começará a ser transmitido, também, pelas Jovem Pan News de Criciúma e Tubarão FM. Hoje eu participo em Criciúma do evento que marca a passagem da JP News do AM para o FM. Com uma competente equipe a emissora vai sacudir o radiojornalismo da região. Lembrando que de terça a quinta eu entrevisto as principais lideranças do estado e do país, enquanto que às segundas e sextas, você acompanha os debates sobre a política de Santa Catarina, do qual participo junto com Maria Helena e Maga Stopassoli.

Jogo de hoje

Hoje quem apresenta O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis é a Maria Helena. Entre os entrevistados, o deputado estadual, Vicente Caropreso (PSDB). O segundo entrevistado será o vereador de Florianópolis, Gabriel Meurer, o Gabrielzinho (Podemos), pré-candidato a deputado estadual. Além de ouvir pelo rádio no 103,3 FM, você pode assistir pelo Youtube acessando o perfil Jovem Pan Floripa, ou através da Panflix.

Peninha e a questão ambiental

Ontem entrevistei o deputado federal, Rogério Peninha Mendonça no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis. Falamos da questão ambiental e também sobre o MDB e as prévias.

https://youtu.be/lQAb9cUVGXQ?t=538

Manoel Dias

O ex-ministro do Trabalho e atual presidente estadual do PDT, Manoel Dias, foi o meu segundo entrevistado no programa O Jogo do Poder de ontem. Falamos sobre a visita do presidenciável Ciro Gomes a Santa Catarina entre outros assuntos.

https://youtu.be/lQAb9cUVGXQ?t=2025

Ciro em SC

O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, visitará Santa Catarina nos próximos dias 28, 29 e 30. Na agenda que está sendo organizada pelo presidente estadual do PDT, Manoel Dias, visitas a Florianópolis, Joinville e Itajaí. Também é possível que Ciro vá a Lages.

Clésio visita Dória

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), foi recebido ontem pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelos ex-ministros Vinicius Lummertz e Antônio Imbassahy, que são secretários de Estado, para uma reunião-almoço no Palácio dos Bandeirantes. O principal tema foi a questão ambiental e também tecnológica, prioridades da gestão de Salvaro em Criciúma. O governador fez uma ampla explanação a respeito dos programas ambientais que vem desenvolvendo, entre os quais, o maior da América Latina, a despoluição do Rio Pinheiros. Salvaro aceitou o convite para conhecer, no início do próximo mês, o programa Município VerdeAzul na cidade de Barueri, para recuperação de áreas degradadas.

Enquanto isso…

A visita do pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Arthur Virgílio, a Florianópolis ontem à noite, foi pouco prestigiada. O encontro que ocorreu no Trompowsky Corporate, mesmo lugar onde o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi recebido, reuniu poucas lideranças. Entre os maiores nomes do partido no estado foram a deputada federal, Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, o ex-senador Dalírio Beber, e o ex-presidente da Fecam, o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto. Virgílio que foi deputado federal e senador pelo Estado do Amazonas por 20 anos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo FHC e prefeito de Manaus, por três mandatos, apresentou uma boa oratória, mas que não é suficiente para quebrar a polarização entre Eduardo Leite e João Dória.

Escolha dos delegados

O deputado estadual, Ivan Naatz, líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa, confirmou que esta reapresentando a Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do então deputado Leonel Pavan (PSDB), que foi arquivada na legislatura passada. A proposta cria a eleição para delegado-geral da Polícia Civil, com formação de uma lista tríplice, substituindo a livre escolha por parte do governador, como acontece atualmente. A nova proposta recebeu as 14 assinaturas necessárias, conforme prevê o regimento interno da Alesc.

Exemplo de SP

De acordo com o deputado estadual, Ivan Naatz (PL), a exemplo do que já ocorre em alguns outros estados do país, como é o caso de São Paulo, a alteração não tira o poder do governador de indicar o Delegado Geral da Polícia Civil, mas facilita e abre espaço democrático, para a categoria também poder participar do processo e despolitizar a escolha de seu representante.

Boeira no PSB

Em reunião ontem em Brasília, o PSB oficializou um convite para a filiação do empresário e ex-deputado Jorge Boeira (Progressistas). A iniciativa partiu do próprio presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, numa articulação conduzida pelo presidente estadual, Claudio Vignatti. A movimentação em direção a Boeira já era conhecida e, com o encontro de ontem, ganha mais força a possibilidade de que ele seja o nome do PSB ao Governo do Estado, caso o senador Dário Berger não vá para o partido. O pré-candidato ao governo de São Paulo e presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, também participou do encontro.

Mais voos

Durante o encontro de ontem da Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa, o deputado Marcos Vieira (PSDB) relatou a dificuldade que Santa Catarina tem enfrentado com a limitação de voos das companhias aéreas, especialmente entre Chapecó e Florianópolis. Para Vieira, as companhias estão preferindo ampliar os voos nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. “Estamos sendo prejudicados, pois temos condições de ter mais voos, pois o fluxo de passageiros que procura pelo serviço é grande, mas Santa Catarina está sendo deixada de lado pelas companhias, embora tenham incentivos do Estado”, disse o deputado, durante o encontro. Por proposição do coordenador da bancada, deputado Fabiano da Luz (PT), Marcos Vieira organizará um encontro dos parlamentares com os representantes das companhias.

Aeroportos regionais

O deputado estadual, Marcos Vieira (PSDB), ainda comentou o esforço do Governo do Estado na ativação dos aeroportos regionais, além de lembrar que o aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, está em uma posição geográfica estratégica. “O aeroporto de Chapecó está a uma hora e meia de voo de Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile e de Belo Horizonte, por exemplo”, completou. Uma comissão de deputados, com representantes do Governo do Estado, será montada para negociar uma ampliação no quadro de linhas aéreas em Santa Catarina.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta