Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Hoje o deputado federal Celso Maldaner, que preside o MDB estadual, almoçará em local não informado com o senador Dário Berger e com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. No cardápio do encontro, a informação que divulguei com exclusividade na sexta-feira, que Maldaner deseja antecipar a escolha do candidato emedebista ao Governo do Estado.

O presidente do MDB confirmou o almoço, mas ao ser questionado se do encontro sairá o nome do partido, se limitou a responder que não há nada a informar para o momento. O fato é que Maldaner não esperava que o encontro e a proposta de antecipação vazassem, tanto, que pegou os emedebistas de surpresa.

Testemunhas revelaram que Maldaner deseja, em no máximo 10 dias, ter o candidato do MDB escolhido. Após eu ter divulgado a informação na sexta, jovens lideranças que participaram de uma agenda em Brasília confirmaram a informação e, relataram que o líder emedebista revelou a eles a intenção. “Papo vai papo vem, entramos no assunto da escolha do candidato do MDB. Ele (Maldaner) relatou que não vai mais esperar e que no máximo em 10 dias quer escolher o candidato. Se o MDB não fizer isso, ficará muito difícil de buscar o Moisés depois nas pesquisas, ele estará nadando de braçada, além de que todo mundo está esperando uma atitude do MDB”, relatou a fonte.

Maldaner Gui Pontes e Hélio Costa: emedebista revelou a intenção de antecipar a escolha

Alguns emedebistas que participaram do jantar organizado por Gui Pontes, chefe de gabinete do vereador de São José, Cryslan de Moraes (Novo), em uma casa no Lago Sul pertencente a um ex-ministro do governo de Dilma Rousseff, que hoje funciona como local de apoio e escritório de advocacia, também presenciaram a fala de Maldaner.

Procurados, dois deputados estaduais e mais algumas lideranças do MDB viram a situação com cautela. O entendimento é de que pode haver alguma resistência na bancada, já que a mesma foi a responsável pela data das prévias ter ficado para o início do próximo ano.

Conversei ontem à noite com o líder do MDB na Assembleia Legislativa, Valdir Cobalchini. Ele entende que os três pré-candidatos tem autonomia para firmar a qualquer tempo, um acordo para a escolha do nome. “Se eles definirem, não há o que fazer”, afirmou. Por outro lado, o parlamentar não vê a necessidade de qualquer rompimento da bancada estadual com o governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido), mesmo tendo um candidato já escolhido.

Já uma fonte governista me disse que a intenção de Maldaner é a de fortalecer Antídio Lunelli, o que neste momento, caso não haja um acordo real entre os três postulantes à vaga de candidato a governador, pode se tornar uma jogada arriscada em relação a união do MDB.

Gean e Colombo

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), esteve em Lages na sexta-feira para uma palestra, à noite, no encontro “Lidera Serra”, que reúne jovens lideranças da região. Loureiro falou sobre como a cidade se tornou a Capital mais eficaz contra a Covid-19, segundo pesquisa nacional do Instituto Votorantim. Após o encontro na Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL), o prefeito foi recebido pelo ex-governador Raimundo Colombo (PSD) em sua casa. Na pauta do jantar, o futuro de Santa Catarina. DEM e PSL devem formalizar a fusão nas próximas semanas para se tornar o maior partido do Congresso Nacional, e Gean e Raimundo querem alinhar a nova agremiação com o PSD, segundo eles, seja quem for o candidato na cabeça de chapa. Ambos são pré-candidatos ao Governo do Estado.

Movimentos de Moisés

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) fez uma agenda em Rio Negrinho, onde liberou mais de R$ 8 milhões para a maior cidade administrada pelo Partido Liberal, de seu desafeto, o senador Jorginho Mello (PL). O prefeito Caio Treml (PL), recebeu Moisés e a comitiva do governo estadual. Agora, na quinta-feira desta semana o governador inicia uma série de agendas no Oeste, começando pela entrega da ordem de serviço para o início da pavimentação entre Passos Maia e Abelardo Luz, que custará R$ 140 milhões. A obra encurtará a viagem de quem parte do Litoral catarinense em direção ao Paraná em 40 minutos. Outra ordem será para a ligação entre Caxambu do Sul e Guatambu, incluindo a licença ambiental. Cerca de 14 municípios devem ser visitados onde serão entregues recursos. O detalhe, é que uma fonte lembrou que a movimentação será na região do deputado federal, Celso Maldaner (MDB).

Expectativa no governo

Embora haja muito mistério, deve ser feito um anúncio pelo Governo do Estado de um grande programa, no decorrer desta semana. Segundo uma fonte, os últimos detalhes serão discutidos em reunião durante o dia de hoje.

Moisés na Jovem Pan News

Amanhã eu recebo o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM. Também será possível acompanhar na página da Jovem Pan Floripa no Youtube. O programa terá início às 16h.

O Jogo do Poder

Conforme já anunciei, todas as segundas e sextas-feiras eu compartilho O Jogo do Poder em parceria com o SCemPauta, com as minhas colegas, Maria Helena e Maga Stopassoli. Portanto, fica o convite. Hoje a partir das 16h, você nos ouve na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3FM, e também nos assiste na página da Jovem Pan Floripa no Youtube. Debateremos as principais pautas da política catarinense. E quem não ouvir ou assistir ao vivo, poderá acessar o SCemPauta a partir das 19h e assistir o programa.

Borba responde

O ex-secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, entrou em contato para se manifestar a respeito da nota que divulguei na sexta-feira passada, em que a vereadora de Biguaçu, Salete Cardoso (PL), o acusa de perseguição. Segundo ela, o grupo do PSL ligado a Borba, ao MDB e ao Podemos, atuam para cassar o seu mandato. Borba enviou a seguinte manifestação: “Estou afastado de qualquer atividade partidária ou política. Diante disso, nego qualquer envolvimento em processo de cassação contra quem quer que seja. Acredito que este assunto deva ser tratado no foro adequado, que ao meu ver, é a Câmara Municipal de Biguaçu e os 15 vereadores com direito a voz e voto. O julgamento e a decisão sobre o futuro da vereadora cabe a eles, no campo administrativo e a justiça no campo criminal, não a mim”, escreveu Borba, que também é ex-vereador de Biguaçu.

Inquérito contra João Rodrigues

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), fez uma live para se manifestar a respeito do inquérito aberto contra ele, pelo procurador da República, Carlos Humberto Prolla. O MPF investigará se as medidas adotadas por Rodrigues favoreceram a propagação do Coronavírus. Duas questões chamaram atenção: é que a equipe de Rodrigues recorreu a uma produtora de Xanxerê, que cuida de sua imagem desde a sua primeira campanha, para produzir a Live e, segundo, a atuação das entidades empresariais e sociais que declararam apoio a Rodrigues.

Resposta

Durante a Live, o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) afirmou não ter sido um covarde que, se esconde atrás de lockdown pondo a culpa no governo. “Nós trabalhamos muito para ampliar os leitos, ampliar os atendimentos e salvar vidas”, disse Rodrigues, destacando que Chapecó tem recebido missões e pedidos de dezenas de municípios do Brasil, sobre as ações adotadas no enfrentamento da pandemia. “Fui pressionado por pseudos intelectuais para fechar Chapecó. Se tivesse seguido teria falido a cidade e teria milhares de desempregados”, afirmou. O prefeito também fez um apelo ao procurador da República. “Se o senhor tiver convicção do que está fazendo, faça, o senhor está cumprindo a sua missão. Se o senhor tiver dúvida de que aquilo é correto, peça para Deus, peça para ele se é correto o que estou fazendo”, afirmou.

Movimento suprapartidário

Um grupo formado por 20 jovens, de nove diferentes cidades e de oito siglas partidárias, estiveram em Brasília entre os dias 14 e 17 de setembro, em diversas agendas, conhecendo projetos e fontes de recursos para as suas cidades e para Santa Catarina. O grupo visitou os três senadores catarinenses, cinco deputados federais, além de uma visita institucional à Embaixada de Luxemburgo. Outros compromissos foram cumpridos com o diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, com a Organização dos Estados Iberoamericanos, Tribunal de Contas da União, além de reuniões em 6 ministérios, no caso, Turismo; Mulher, Família e Direitos Humanos; Comunicações; Infraestrutura; Desenvolvimento Regional e Defesa Civil e Cidadania.

Sede da PRF

Na agenda com o diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o grupo de jovens líderes de Santa Catarina recebeu a informação da nova sede do órgão no estado. Uma das ideias seria a de negociar com o Governo do Estado a compra do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira em Florianópolis.  

União e democracia

A viagem das jovens lideranças de Santa Catarina, promete se tornar um movimento. A reunião para criação oficial do grupo deverá ser em Penha no mês de novembro. A vice-prefeita, Maria Juraci (MDB), já se propôs a acolher os integrantes. O movimento foi organizado por Gui Pontes, chefe de gabinete do vereador de São José, Cryslan de Moraes (Novo), e também pelo jornalista, Samuel Vidal. “ Foi um movimento muito bem organizado que demonstra a união, democracia e a pluralidade. A juventude envolvida na política entrega um trabalho diferenciado e sem dúvidas, saímos de Brasília com projetos, benefícios, emendas parlamentares e caminhos para uma Santa Catarina melhor”, disse Vidal.

Integrantes do grupo

O grupo de lideranças suprapartidário que viajou a Brasília, teve na comitiva três vice-prefeitos: Filipe Schmitz (MDB), de Antônio Carlos; Alexandre Souza (Podemos), de Biguaçu; e Maria Juraci (MDB), de Penha. Também fizeram parte do grupo o vereador de São José, Cryslan Moraes (Novo); Lucas Souza (PDT) de Joinville, Alfredo Palavro (PSD), de Abdon Batista; Jean Ricardo (PSB) e Felippe de Souza (MDB), ambos de Garopaba; além de Sérgio Lima, Alisson Kons, Vinicius Ross, Matheus Pimentel, João Pedro Sansão, Lauro Miguel, Gustavo Mecabô, Valmir Borges, Guilherme Pontes, Raphael Martins e Samuel Vidal, representando diversas organizações.

Buligon fora do PSL

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, se reuniu em um café de Chapecó, cidade onde foi prefeito, com o vereador João Marques Rosa, atual presidente da Câmara Municipal e do PSL. Buligon entregou a Rosa, uma carta de desfiliação do partido. A conversa foi cordial e, Buligon que tentará uma vaga à Câmara Federal, explicou que se filiará ao mesmo partido em que for o governador Carlos Moisés da Silva. Na semana passada, os prefeitos de Canelinha, Diogo Maciel; de Quilombo, Silvano de Pariz; de Laguna, Samir Muhammad Ahmad; e Vicente Costa de Capivari de Baixo, também saíram do PSL.

Filiação tucana

A ex-vereadora de Cocal do Sul, Giovana Santa Rosa, assinou ontem oficialmente sua ficha de filiação ao PSDB. Seu nome já havia sido aprovado na reunião da Comissão Pró-Eleição 2022 do partido, na região da Amrec. Ela é pré-candidata a deputada estadual. O ato aconteceu na residência do presidente municipal do partido, Ademir Menegon e, contou com a presença da deputada federal e presidente do PSDB de Santa Catarina, Geovania de Sá, além dos prefeitos de Criciúma, Clésio Salvaro, de Siderópolis, Franqui Salvaro, e de Nova Veneza, Rogério Frigo.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta