Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! Instagram: @scempauta Twitter: @scempauta https://www.facebook.com/scempauta |
Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.
Hoje com muito orgulho eu estreio na Jovem Pan News de Florianópolis (103,3 FM). Além de uma parceria do jornalista Marcelo Lula com essa grande marca da comunicação, o SCemPauta também terá o seu projeto de debates transformado através de um casamento, o qual, potencializará as análises, furos e informações de bastidores que você já está acostumado a acompanhar aqui.
Estarei ao vivo de segunda a sexta em dois horários: Das 15h às 16h no SC News, acompanhado do colega Emanuel Soares. Já a partir das 16h será a vez do Jogo do Poder, programa que será dividido nos seguintes formatos. De terça a quinta entrevistarei as principais lideranças da política e economia de Santa Catarina e do país. Já às segundas e sextas, será o antigo SCemDebate, com uma nova cara, mas com a mesma qualidade de sempre. Ou seja, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, debateremos os principais fatos da política, agora, bem mais cedo, para que você possa acompanhar no rádio e nas redes sociais da JPNews. A partir das 18h, você também poderá assistir a reprise aqui no SCemPauta.
Portanto, contamos com a audiência de toda Santa Catarina e de quem mais se interessar, afinal, os temas serão de repercussão estadual e nacional. Já na sua estreia, a Jovem Pan News Florianópolis transmitirá e analisará tudo o que acontecer de importante nas manifestações de 7 de Setembro. Ouça pelo rádio e assista pelo Youtube. Fique ligado, pois, na PanNews é outra conversa!
Vale informar que a coluna seguirá sendo postada de segunda a sexta aqui no SCemPauta, sempre a partir das 07h. Além disso, sigo com os meus comentários no “Bastidores”, programa da Condá FM de Chapecó para todo o Grande Oeste.
Jogo do Poder e o 7 de Setembro
Hoje na estreia do Jogo do Poder, na Jovem Pan News Florianópolis, eu entrevisto a partir das 17h, o presidente do PTB de Santa Catarina, o deputado estadual Kennedy Nunes, e o vereador da capital, Afrânio Boppré (PSOL). Além deles, estão previstas outras participações para debater sob a ótica catarinense, os principais acontecimentos.
Mobilizações sim, mas…
Como vivemos em uma democracia é importante afirmar que, todos os brasileiros têm todo o direito de se manifestar, afinal, exercer a cidadania também é uma obrigação. Podemos sim, criticar o Congresso, o Supremo Tribunal Federal, o presidente da República, seja ele quem for, mas, é preciso também saber respeitar os limites. Ameaças, desrespeito à Constituição, nada disso pode ser confundido com liberdade de expressão. Vendo os Talibãs na TV pensei que o que nos diferencia deles, é o fato de ainda podermos dialogar, discutir, mas sem a necessidade da violência e da imposição de armas e, nem de quebradeira e ameaças seja a quem for. Quem ameaça um ministro do STF, ou a qualquer pessoa, é tão criminoso quanto os que ameaçam o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Portanto, que seja uma manifestação pacífica, assim como deverá ser a manifestação prevista para o próximo dia 12. Nada vale mais para uma nação do que a liberdade, a democracia e o respeito às instituições. Se não nos atermos a isso, corremos o risco de virar um Afeganistão onde a violência se impõe. No mais, acredito e torço por manifestações pacíficas em todo o país.
Day after
Bem que no dia seguinte às manifestações, ou seja, amanhã, o Governo Federal poderia trabalhar ações para minimizar a grave crise econômica pela qual passamos, pois, esse sim é um problema gravíssimo. Vale lembrar que, pelo menos na questão do preço do petróleo, o qual é dolarizado, há uma questão fundamental: estabilidade política e institucional. Havendo isso, teremos uma baixa do dólar e consequentemente os efeitos no preço do combustível diminuirão. É bem assim, simples, conta de padeiro mesmo, que, aliás, tem vendido o pão a um preço bem salgado. É a tal da inflação.
Catarinenses com Bolsonaro

Algumas lideranças catarinenses atendendo a um chamado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participarão dos atos de 7 de Setembro em Brasília e, também em São Paulo. O senador Jorginho Mello (PL) embarcou ainda ontem à noite para a capital federal. Ele confirmou que estará nos dois atos. Deputados bolsonaristas também se unirão ao presidente. Aliás, quem está há alguns dias com a família presidencial no Palácio da Alvorada, é Júlia Zanatta, coordenadora Regional Sul da Embratur.
Caso dos empreiteiros
Uma fonte me passou mais detalhes sobre o caso que divulguei ontem, a respeito da prisão de empreiteiros que realizaram obras irregulares nos Ingleses em Florianópolis. De acordo com o relato sob a condição de anonimato, as investigações estão ocorrendo desde o ano passado. “O empreiteiro que está colaborando com os investigadores, já teria entregue gravações e até um vídeo”, relatou. Os materiais, segundo a fonte, terão um efeito bombástico, caso os conteúdos sejam comprovados.
Divisão no PSDB catarinense

Ontem a presidente estadual do PSDB, a deputada federal Geovânia de Sá, informou que uma reunião foi convocada para quinta-feira (09), na sede do partido em Florianópolis. Participarão os integrantes da executiva estadual e os prefeitos. A líder dos tucanos quer botar água fria na fervura que esquentou o clima no partido, após algumas lideranças terem ido a Porto Alegre e declarado apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para que seja o candidato tucano à Presidência da República. Houve uma reação muito forte da ala que apoia o governador de São Paulo, João Dória. Preocupada, Geovânia trabalhará para evitar um racha que poderá prejudicar o projeto estadual do PSDB.
Sobre fechar a questão
Lideranças tucanas de Santa Catarina que anunciaram apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para que seja o candidato tucano à Presidência da República, chegaram a defender o fechamento de questão em apoio ao tucano gaúcho, situação rechaçada pelos apoiadores de João Dória. A presidente estadual do PSDB, Geovânia de Sá, me disse que de um lado da disputa, tem os catarinenses Bia Dória, primeira-dama de São Paulo, e Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do governo Dória. Já de outro, há lideranças que defendem outro candidato, no caso Leite, escolha que também deverá ser respeitada. Em suma, Geovânia deverá ouvir a todos e liberar os integrantes para fazerem as suas escolhas, sem o fechamento de questão.
PSB em São José

No evento em que o vereador Toninho da Educação assumiu a presidência do PSB de São José, chamou a atenção a presença de emedebistas. Um dos que prestigiaram o ato, foi o vice-prefeito Michel Schlemper (MDB), que é pré-candidato a deputado federal. Também do MDB, o vereador Lucas Manequinha marcou presença, além do vereador de Governador Celso Ramos, Nedison Martins (PSD). Também acompanharam o vice-presidente pessebista, Juliano Campos, ex-prefeito de Governador Celso Ramos, vereadores e outras lideranças do município.
Sem federação
O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o projeto que permitiria a formação da “Federação de Partidos”. A decisão reforça ainda mais a fusão do PSL com o Democratas. Em Santa Catarina o casamento entre os dois partidos já está pacificado. A questão é que em alguns estados, a exemplo de Goiás, problemas paroquiais ainda carecem de mais conversa.