Nesta segunda feira, 30 de agosto, comemora-se o bicentenário de Ana Maria de Jesus Ribeiro ou simplesmente Anita Garibaldi, a mulher à frente de seu tempo na luta pelos ideais republicanos.

Aprendemos na escola que Anita se tornou a “Heroína do Dois Mundos”, título que recebeu por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas (Revolução Farroupilha – Guerra dos Farrapos,  Batalha dos Curitibanos e Batalha de Gianicolo, na Itália). 

Atualmente há muitos relatos sobre a vida de Anita Garibaldi e muitos divergem sobre alguns aspectos. No entanto, com algumas características de Anita e que lhe garantiram lugar na história, todos concordam: tratava-se de uma mulher movida a sonhos e paixão.

A história de Anita se confunde com a de muitas mulheres. São guerreiras, valentes, audaciosas, justiceiras, idealistas, revolucionárias, pacificadoras, políticas, submissas, sofredoras, protetoras, sedutoras, amantes, apaixonadas, mães ou simplesmente mulheres.

Como Anita e motivadas por sua história, somos heroínas de muitos mundos.

Viva Anita Garibaldi!

A cidade que homenageia a heroína até no nome faz Cavalgada para Mulheres

No pequeno município de Anitápolis, na Grande Florianópolis, uma cavalgada para mulheres, realizada neste domingo (29), marcou as comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi.

O município que dedicou seu nome à heroína, desde abril passou a fazer parte do projeto mundial do bicentenário e, em julho, recebeu a décima Rosa de Anita no Brasil, plantada na praça no centro da cidade.

A prefeita de Anitápolis, Solange Back (MDB), disse que sua cidade foi batizada para homenagear a heroína e não poderia deixar de fazer parte das comemorações.

Solange tem participado de várias programações alusivas ao bicentenário de Anita Garibaldi e também fez parte da cavalgada.