Conforme divulguei anteriormente, hoje o Ministério Público apresentou denúncia contra os envolvidos na compra dos 200 respiradores da Veigamed, os quais nunca foram entregues. Vale lembrar que a compra foi paga antecipadamente e, atualmente segue a busca pela recuperação dos valores em sua totalidade.

Além do ex-secretário da Casa Civil, Douglas Borba, que responderá por estelionato e tentativa de obstrução das investigações, o ex-secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, responderá por peculato culposo. A ex-servidora Márcia Pauli foi denunciada pelos crimes de peculato culposo, tentativa de obstrução da justiça e uso de documento falso.

Também foram denunciados os ex-servidores Carlos Campos Maia e Carlos Costa Júnior, que responderão por peculato culposo devido a suposta negligência. Já os enquadrados como empresários, Fábio Guasti, Cesar Martinez Braga, Pedro Araújo, Samuel Rodovalho, Davi Perini, José Edson da Silva, Maurício de Mello e Rosimeri Araújo, responderão por organização criminosa, estelionato, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Leandro de Barros responderá por estelionato.      

O ex-secretário da Casa Civil, Amândio da Silva Júnior, e o ex-servidor, Yuri Pinheiro, não foram denunciados.