No último fim de semana, a maior cidade do país, São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, chegou a 100% da população adulta vacinada com a primeira dose. E o Estado de São Paulo passou a ser o primeiro do país a ultrapassar a marca de 70% de imunizados com a primeira dose. Esses números são importantes para os paulistas, mas são especialmente relevantes para todo o Brasil e para Santa Catarina, em especial, por se tratar de um Estado turístico.   

É um raciocínio simples: a imunização do Estado que mais consome viagens no Brasil tem impacto direto em todo o país. Para você ter uma ideia, em SC, 16,7% do faturamento das empresas ligadas ao turismo têm como origem viajantes de SP. Por isso, donos de hotéis, parques temáticos, bares, restaurantes, agentes de viagem, enfim, todos que fazem parte da imensa cadeia de negócios de turismo do nosso Estado estão de olho no que acontece em São Paulo. O turista paulista poderá, inclusive, cobrir uma parte dos prejuízos com a ausência dos argentinos – mas, para isso, é preciso que Santa Catarina realize uma estratégica campanha de promoção junto ao público-alvo de São Paulo.

Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria que comando em São Paulo, a de Turismo e Viagens, o Estado é o principal exportador de turistas para nove estados brasileiros e lidera em volume de gastos em 17 deles e no Distrito Federal. Em Santa Catarina, além de representar 16,7% do volume arrecadado pelo setor, os paulistas representam 11,9% do volume de viagens para o Estado. O levantamento considerou o número de viajantes e o faturamento de cada um dos estados brasileiros.

A vacinação tem trazido confiança de que é possível retornar com as viagens respeitando os protocolos de segurança. Se a vacinação vai bem em SP, o turismo se recupera no restante do Brasil. Lembro aqui que o setor de viagens e turismo foi um dos mais afetados pela pandemia. O medo do coronavírus e a necessidade de isolamento impediram os deslocamentos, o consumo dos atrativos de lazer e a organização dos eventos e encontros de negócios. Em 2020, mais de 35 mil empresas foram fechadas e 397 mil empregos foram perdidos, redução de 12,8% da força de trabalho na indústria turística, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Desde janeiro de 2021, quando a primeira dose de vacina foi aplicada no país – graças ao governador paulista João Doria – a preocupação do segmento passou a ser com o avanço da imunização. Com mais de 90% da população vacinada com a primeira dose, as expectativas para as viagens para o resto do país ficaram mais otimistas. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 71% das associadas já foram procuradas por passageiros vacinados interessados em comprar viagens.

Agora, vamos fazer um exercício de imaginação. Imagine você se SP estivesse sendo administrado como o Brasil vem sendo. Lembrando que o Estado de São Paulo é o maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul do planeta, produz um terço do PIB brasileiro – que é maior do que países como o Chile, a Bélgica, Singapura e a África do Sul. E tem uma população equivalente à da Argentina, com 46 milhões de habitantes. É um país dentro do Brasil – e, um país que se estivesse sendo mal administrado e negacionista, estaria “puxando” toda a Nação para um irreversível caos econômico e social.

Pelo contrário, com uma gestão exemplar como vem fazendo João Doria, São Paulo se transforma na locomotiva que lidera o país, salvando vidas e a economia com o pioneirismo da vacina, recuperando a economia nacional e a retomada do turismo e das viagens. Um Estado que deve crescer 7,8% em 2021 e que vai puxar o PIB brasileiro para cima – o país poderá crescer até 4,6%, ou seja, quase 60% do que São Paulo deverá crescer este ano.

Você já deve ter visto nas redes nacionais de televisão o comercial SP pra Todos. Ele é o resultado de todo um trabalho que realizamos no Governo paulista durante o período mais agudo da pandemia. Preparamos e estruturamos o turismo paulista para receber visitantes de todo o país, como receberemos no Grande Prêmio de São Paulo de F1 em novembro, o primeiro grande evento do Brasil depois de março de 2020, quando a OMS declarou a pandemia mundial.

Como catarinense, sinto orgulho de fazer parte da linha de frente do Governo João Doria, que está resgatando a vida, a economia e o orgulho dos brasileiros. E tenho a mais absoluta convicção de que nós, catarinenses, que construímos com trabalho, esforço e honestidade a 6ª maior economia do Brasil, um dia teremos uma gestão pública assim. Santa Catarina merece.