Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Na segunda-feira divulguei que um deputado estadual do MDB reclamou do senador, Dário Berger (MDB), o qual, segundo ele, repassou emendas ao ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos (PSB), que as entregou para lideranças de seu partido. Acontece que a maior reclamação do parlamentar, é que o pessebista também procurou emedebistas que são seus cabos eleitorais, para tentar cooptá-los com as emendas. Vale lembrar que Campos é assessor de Berger no Senado.

Na coluna de ontem, Dário Berger que já havia se manifestado na segunda, mais uma vez se defendeu e fez duras críticas que atingiram em cheio o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, seu adversário na disputa pela vaga de candidato do MDB ao Governo do Estado, entre outras lideranças.

Agora foi a vez de Lunelli se manifestar sobre a situação. Através de uma nota, o prefeito disse que ficou surpreso com as declarações de Berger publicadas pelo SCemPauta. Ele ainda defende que o processo de prévias seja conduzido com serenidade e na base do respeito. “Não acredito que o senador Dario Berger, hoje a maior liderança do nosso MDB catarinense, no qual tenho muito respeito e carinho, tenha se posicionado com esses termos. Esse tipo de picuinha não ajuda e nem enobrece ninguém. Eu coloquei meu nome à disposição para debater propostas que visem o desenvolvimento de Santa Catarina e a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Como digo sempre, temos que deixar de lado o ciúme de macho”, disse Antídio.

Lunelli explicou ainda, que tem construído sua campanha interna em cima dos resultados alcançados pela sua administração em Jaraguá do Sul, além de seu histórico de homem do campo e empresário bem-sucedido. Para ele, o debate político deve ser mais sobre gestão e, menos sobre o que chamou de politicagem. “Tenho o maior respeito pelo Dario e pelo nosso presidente Celso Maldaner e tenho convicção de que juntos somos mais fortes e podemos ajudar mais Santa Catarina. Cada um de nós deve apresentar seu projeto e vamos deixar que os filiados escolham quem melhor representa o futuro que o catarinense quer”, disse Lunelli, pedindo que depois desse episódio, que o MDB caminhe unido em torno do nome que vencer as prévias.

O prefeito também se manifestou sobre as declarações do vice-presidente estadual do PSB, Juliano Campos. Campos afirmou acreditar que Lunelli estaria criticando Berger, por tê-lo contratado como assessor, sem ele ser filiado ao MDB. “Sinceramente não conheço o Juliano. E ele acreditar que eu criticaria a nomeação dele meramente em função da sua filiação partidária, é porque ele tampouco não me conhece”, afirmou Antídio Lunelli.

Voto impresso

Ontem acompanhei aqui em Brasília as movimentações e a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), sobre o voto impresso auditável. Para ser aprovado eram necessários 308 votos, porém, a proposta defendida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), obteve apenas 229 votos. Com a decisão está encerrada a discussão e o modelo atual está mantido. Dos 16 deputados federais catarinenses, apenas Pedro Uczai (PT) e Ângela Amin (Progressistas) votaram contra a PEC.

Ângela explica

Conversei com a deputada federal, Ângela Amin (Progressistas), logo após a votação da PEC do Voto Impresso Auditável. A questionei sobre o voto contrário, já que havia se manifestado favorável à proposta. Ângela explicou que no momento da votação houve um erro do sistema que travou e, quando votou, pensou que estava sendo votado o requerimento de adiamento da apreciação da PEC por cinco semanas, situação a qual ela se mostrou contrária. “Quando vi, apareceu o meu voto. Eu sou a favor da votação auditável”, afirmou a parlamentar. Ângela ainda me enviou um print de uma conversa que teve com uma assessora, relatando o problema.

Desfile militar

Uma situação interessante. Alguns deputados federais catarinenses com quem conversei, ontem aqui em Brasília, mesmo sendo favoráveis a PEC do Voto Impresso, definiram como “ridículo” o movimento dos militares na Esplanada dos Ministérios. O mesmo termo foi utilizado por mais de um parlamentar. Já o senador Esperidião Amin (Progressistas) definiu como pirotecnia de um lado, com uma reação à qual chamou de histérica de quem foi contra. “O Brasil tem problemas reais, temos que focar nesses problemas que afetam a vida da população”, afirmou. O senador Jorginho Mello (PL) defendeu o movimento dos militares considerando como algo normal.

Mal-estar no setor empresarial

Sérgio Alves não foi chamado à mesa com os demais presidentes

Lideranças, sobretudo presidentes de entidades ligadas a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), me relataram que o presidente, Sérgio Alves, sofreu um grande constrangimento no almoço realizado em Joinville para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “Colocaram à mesa pessoas quem não tem nenhuma expressão no estado, empresários sem grande representatividade, enquanto que o Sérgio ficou de fora”, relatou um importante dirigente. Alves teria revelado que somente não foi embora, porque foi convencido pela esposa a permanecer. “Todos nós achamos muito estranho não terem dado um lugar para ele à mesa. Foi um grande desrespeito com ele e com a Facisc”, afirmou um empresário.

Alcatraz e portos

Uma fonte me procurou ontem para complementar a informação que divulguei na semana passada, sobre uma apuração que estaria para ser realizada pela Polícia Federal nos portos catarinenses. Chegou a dois deputados estaduais a informação de que durante as investigações no âmbito da Operação Alcatraz, teria aparecido um material sobre o setor portuário. “Algumas informações chegaram sobre o Porto de São Francisco, mas a apuração deve ser mais ampla, em todos os portos”, relatou a fonte.

Professores

Deputados estaduais destacaram ontem a tramitação de projeto que concede aumento salarial para o magistério e o desejo do Executivo de pagar o reajuste já a partir deste mês. “Hoje aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça a Proposta de Emenda à Constituição, que garante a remuneração mínima para os professores. O projeto alcança 76.464 servidores ativos, aposentados e ACTs, com ganho mínimo de R$ 5 mil para ensino superior e o menor valor de R$ 3,5 mil, para quem tem magistério ou ensino médio”, informou a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido).

Cobrança bancária

O Projeto de Lei de autoria do senador Jorginho Mello (PL), que põe fim a cobranças por serviços bancários não utilizados pelos clientes, foi aprovado na sessão de ontem da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A proposta proíbe a cobrança aos clientes por serviços que são ofertados, mas que não são utilizados pelos usuários, como acontece com o cheque especial, por exemplo. “Essa é uma medida que vem para colocar fim ao abuso e ao desrespeito que alguns bancos têm em relação ao dinheiro dos seus clientes. Não se pode cobrar por algo apenas por oferecer, e mesmo que o cliente nem use. Isso é um absurdo que agora poderá ser enfrentado” afirmou Jorginho. A relatoria é da senadora Kátia Abreu (Progressistas/TO).

BR-470

Levantamento inédito realizado pela Fecomércio sobre a BR-470, mostra a dimensão do entrave provocado pelo atraso da obra e o potencial de desenvolvimento das 20 cidades no entorno da rodovia. Em reunião do Cofem, o vice-presidente da entidade e presidente do Comitê de Duplicação da BR-470, Emilio Schramm, defendeu a urgência da conclusão da duplicação e, apoiou o manifesto público lançado por 121 entidades empresariais, entregue ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e ao Diretor Geral do DNIT. “Devemos avançar nessa questão de forma definitiva para preservar a vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento econômico de nosso estado. Priorizar a entrega dos lotes 1 e 2 é de suma importância para o estado. Neste momento devemos elevar o espírito público acima de qualquer outro interesse e investir no que é melhor para Santa Catarina”, pontua Schramm.

Levantamento

Segundo o levantamento da Fecomércio, a média de crescimento do PIB per capita é menor nos municípios próximos a BR- 470 (6,01%) em relação a BR-101 (9,38%). A média de crescimento de empresas também é inferior, 1,50% diante de 2,19%. A diferença no estoque de emprego formal é ainda mais significativa: 1,86% e 4,03%, respectivamente. Considerada uma das obras de infraestrutura mais urgentes para o escoamento da produção catarinense, a duplicação da rodovia figura entre as bandeiras da Fecomércio há décadas.

Filiação 1

O Progressistas filiou ontem o vice-prefeito de Santa Terezinha do Progresso, Eliseu Alves da Silva. Sob a “benção” do secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, e do deputado estadual, Silvio Dreveck, Eliseu assinou a ficha.

Filiação 2

O Advogado Wilson Martins assinou a sua filiação ao Partido Liberal de Santa Catarina. A sigla atualmente é comandada pelo senador Jorginho Mello. Wilson foi candidato a prefeito de Xanxerê em 2020 quando ficou em segundo lugar no pleito, obtendo pouco mais de 21% dos votos válidos na ocasião. Martins é um possível pré-candidato a deputado. Ainda não há uma definição se a estadual ou federal.

Retomada do Turismo

A convite do Sindicato do Comércio (Sicom) da Região Oeste e com o apoio do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o catarinense Vinicius Lummertz, fará palestra amanhã às 11h, no auditório do Sicom. Ele será recebido pelo presidente da entidade, Ricardo Urbancic, e do Sihrbasc, Gustavo Ghisi. Catarinense, ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur, Lummertz vai abordar a retomada do turismo no país com a aceleração da vacinação, e a importância da integração entre São Paulo, Santa Catarina e o Grande Oeste para promover a atividade turísticas e estabelecer estratégias com vistas ao boom turístico, previsto para os próximos meses. 

Município perde ação

O município de São Bento do Sul foi condenado a pagar mais de R$ 20 milhões à Construtora Andrade Gutierrez S/A. Em 2006 a empresa que venceu o processo licitatório para realizar um pacote de obras de requalificação urbana e implantação de coleta e tratamento de esgoto, assinou o contrato durante o mandato do então prefeito Fernando Mallon (MDB). Na ação impetrada pelo advogado, Noel Baratieri, a gestão municipal foi acusada pela empresa de ter liberado com lentidão trechos das obras, seguido de sucessivos atrasos nos pagamentos e débitos nunca quitados. Pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro também não foram atendidos e, por fim, a rescisão do contrato a pedido do gestor do município.

Sem representante

Chamou a atenção durante o julgamento de ontem da ação impetrada pela Construtora Andrade Gutierres, que o município de São Bento não foi representado na ação, ou seja, a gestão municipal não enviou o procurador geral ou qualquer advogado para fazer a defesa do município que acabou sendo condenado. Participaram do julgamento os desembargadores Cid Goulart, Sergio Baasch da Luz e Francisco de Oliveira Neto que foi o relator. A Câmara de Vereadores de São Bento precisa questionar o Executivo por tamanha omissão.

Acors

Presidida pelo coronel, Sérgio Luís Sell, a Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina completou 22 anos na segunda-feira (9) desta semana. No rastro de suas conquistas, vem inspirando a atuação de inúmeras entidades no país, e contribui diretamente com a valorização de todos os Policiais Militares e Bombeiros Militares ombreados na missão de salvar vidas, preservar a ordem e proteger o cidadão. Como entidade fundadora e mantenedora da FENEME, a ACORS participou ativamente da construção do Sistema de Proteção Social dos Militares dos estados e do Distrito Federal, no Congresso Nacional.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta