Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O assunto principal da coluna de ontem desagradou ao senador Dário Berger (MDB). Ele não concorda com as críticas de algumas lideranças de seu partido, entre as quais, de um deputado estadual que não gostou da liberação de emendas do senador para o ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos (PSB), que teria abordado cabos eleitorais ligados ao parlamentar emedebista.

Para Berger, trata-se de fogo amigo de anônimos que não honram o MDB. Ele também afirmou que essas lideranças que o criticam, não têm caráter, ao ponto de não tratar um assunto ao qual considera insignificante, diretamente com ele. “Trata-se de um jogo obscuro e sorrateiro para desestimular minha candidatura a governador. Eu sempre fui um homem de personalidade forte, de caráter e responsabilidade. Meu comportamento é conhecido, papo reto, sem subterfúgios. A verdade é que nunca um senador da república repassou tantos recursos para os municípios catarinenses. Desafio qualquer pessoa de bem a debater esse tema e qualquer outro de interesse de Santa Catarina”, afirmou.

Questionado sobre o que motivou a reclamação, já que, segundo ele, não houve nenhum problema relacionado a suas emendas, Berger respondeu que não é de hoje esse tipo de situação, lembrando que tanto ele, quanto o ex-deputado federal Mauro Mariani, nunca ganharam uma disputa dentro do partido. “Mas se disputarmos os votos de todos os filiados, nós ganhamos com mais de 90%”, disse.

O senador tentou descobrir quem foi o deputado que reclamou da liberação de suas emendas a seu assessor Juliano Campos, que é vice-presidente estadual do PSB, afirmando que o ataque a ele partiu de uma liderança que brigou com o deputado federal Rogério Peninha Mendonça. Vale informar que não houve confirmação alguma, já que nunca revelo as fontes das notícias que divulgo.

Dário Berger também virou o seu olhar para o deputado federal, Carlos Chiodini, apoiador declarado do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, que também é pré-candidato a governador. Segundo Berger, Chiodini somente é vice-presidente nacional do MDB devido a sua indicação. “Eu dei a minha vaga para ele, a vaga era para mim. Eu dei. Eu, eu, não mais ninguém. A vaga era minha e eu disse que colocaria o Carlinhos”, disse.

Para o senador, o MDB precisa escolher se deseja um “cavalo paraguaio”, ou se quer o que definiu como um lutador com suas vitórias consecutivas em eleições as quais definiu como de “gente grande”. Ele foi além, ao afirmar que está sendo trabalhado contra ele um jogo obscuro, feito por quem tem interesse na conta bancária de Antídio. “Dizem que ele é muito rico, poderoso e etc e tal. E nesse sentido ao invés de fazer um jogo limpo, fazem um jogo obscuro como mencionei”, acusou.

Por fim, Berger disse que hoje tem as maiores lideranças emedebistas ao seu lado, a exemplo dos ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso, o ex-candidato a governador Mauro Mariani, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça e o ex-deputado Edinho Bez, entre outros.

Quer bancada de peso

O senador Dário Berger foi além, ao afirmar que se for o candidato do MDB ao Governo do Estado, trabalhará para que os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso, além dos ex-deputados Mauro Mariani e Edinho Bez, disputem vaga à Assembleia Legislativa. “Imagina esses nomes na Assembleia Legislativa. Daria uma bela qualificação. Se eu for o candidato a governador eu vou trabalhar para isso”, disse.

Juliano se manifesta

O vice-presidente estadual do PSB, Juliano Campos, que hoje ocupa o cargo de assessor do senador, Dário Berger (MDB), nega que tenha abordado qualquer cabo eleitoral de deputado estadual do MDB. Ele admite que Dário repassou R$ 800 mil em emendas para ele distribuir a prefeitos e vereadores pessebistas. “Por qual motivo não falam que o PSB coligou com o MDB de São José? Elegemos apenas um, enquanto ajudamos ao MDB eleger três vereadores. Falem quem ajudou ao prefeito Salmir (da Silva) e o vereador Lucas Manequinha, ambos do MDB em Biguaçu. Em São José ajudamos o Michel (Schlemper) a pedido do Dário. Então parem de criar desculpa”, disse Campos.

Rebatendo críticas

Juliano Campos (PSB) que é ex-prefeito de Governador Celso Ramos, rebateu uma crítica a qual disse ter recebido do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), por ser assessor do senador Dário Berger, mesmo não sendo filiado ao MDB. “O Antídio fala isso, mas não fala que a ex-esposa do Chiodini (Carlos) é sua chefe de gabinete e, presidente do Podemos em Jaraguá”, afirmou. Campos se refere a Manu Wolff.

SC Mais Renda

O Governo do Estado anunciou que pagará na próxima segunda-feira (16), a segunda parcela de R$ 300 do SC Mais Renda para os contemplados do programa, que receberam o primeiro pagamento em julho. Vale lembrar que se trata de um apoio financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal, ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia do Coronavírus.

Piso dos professores

Hoje a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, votará o mérito da PEC do piso salarial do magistério. Amanhã será a vez da Comissão de Finanças e em seguida da Educação. A liderança do governo trabalha para que seja votado em plenário ainda na quarta. A pressa se deve ao calendário, já que é necessário votar nesta semana para colocar o novo piso já na folha de setembro. Como é retroativo a fevereiro, será pago o mês trabalhado e mais a recomposição dos meses passados.

Reforma administrativa

O Governo do Estado prepara uma pequena reforma administrativa. Entre as mudanças previstas, a Comunicação volta a ter status de Secretaria de Estado, deixando de ser subordinada a Casa Civil. O Detran deve ser desvinculado do gabinete do governador para virar autarquia, enquanto a Articulação Nacional passará a ser uma Secretaria de Estado. Atendendo a algo que já é pedido há bastante tempo, a Controladoria Geral do Estado deve se fundir com a Secretaria de Integridade e Governança. Outra expectativa era quanto a SCPar, porém, seguirá sem mudança pelo menos até o próximo ano.

Voto auditável

Hoje acompanho em Brasília a votação na Câmara dos Deputados da PEC do voto impresso auditável. Tanto Maria Helena quanto eu, apresentaremos hoje, o SCemDebate direto da capital federal a partir das 22h.

Apoio ao voto auditável

Através de nota o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), manifestou a importância de fortalecer a democracia, com poderes harmônicos e independentes. Segundo a entidade, o respeito à decisão popular é questão central neste sentido e, por isso, declara que o setor produtivo de Santa Catarina considera que o voto deve ser livre e auditável, como forma de defesa da própria democracia. O COFEM é integrado pelas federações da Indústria (FIESC), Agricultura (FAESC), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Associações Empresariais (FACISC), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.

Dória em SC

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), visitará o estado no próximo sábado (14). Dória virá de Curitiba e a agenda ficará restrita a Florianópolis. O primeiro compromisso será às 13h em um almoço com o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) na Casa D’Agronômica. Por volta das 15h, ele concederá uma coletiva à imprensa seguido de encontro com lideranças do PSDB. Dória vem a Santa Catarina para trabalhar com a base tucana a sua pré-candidatura à Presidência da República e, as prévias de novembro que o partido realizará. O embarque de volta para São Paulo está previsto para as 18h.

Schiochet responde a Jessé 1

Através de nota a assessoria do deputado federal, Fábio Schiochet, presidente estadual do PSL, se manifestou sobre a nota divulgada ontem pela coluna, sobre uma crítica feita pelo deputado estadual, Jessé Lopes (PSL) a Schiochet em uma rede social. Segundo a assessoria se trata de notícia antiga replicada indevidamente, sobre acusação de estelionato e crimes contra a ordem tributária. “Em ambos os casos houve ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA do Deputado Federal Fabio Schiochet, conforme resta comprovado pelas decisões judiciais do TJSC já transitadas em julgado desde 2019 e 2020, dos processos nº 0900605-71.2017.8.24.0036 e 0005630-70.2017.8.24.0075, respectivamente”, escreveu.

Schiochet responde a Jessé 2

A nota enviada pela assessoria do deputado federal, Fábio Schiochet (PSL), vai além ao lamentar que o deputado estadual, Jessé Lopes (PSL), ao invés de cuidar dos interesses da população catarinense na Alesc, novamente perde seu tempo com a propagação de notícias falsas. “O que alimenta a estrutura do mandato desse rapaz é o suado dinheiro dos impostos oriundos do trabalho dos cidadãos catarinenses, então, ele deveria utilizar essa estrutura para visitar os municípios, colher suas demandas e atuar junto ao Governo do Estado para auxiliar as famílias catarinenses. Uma coisa são críticas construtivas e solicitação de possíveis melhores práticas, outra coisa é a divulgação de informações que destoam da realidade. Não se pode admitir que haja a disseminação de informações que comprovadamente se tornaram falsas, inclusive já decididas pelo judiciário, em qualquer meio de comunicação. Esse rapaz ainda não entendeu o seu papel”, escreveu Schiochet.

Beira-Mar

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) esteve ontem na Prefeitura de São José, onde foi recebido pelo prefeito, Orvino de Ávila (PSD). Na pauta, a continuidade da Beira-Mar Continental até a BR-101. A obra será realizada em conjunto pelos dois municípios.

Problema na merenda

A Secretaria da Educação de Chapecó notificou a empresa Nutriplus Alimentação e Tecnologia LTDA, responsável pelo fornecimento da merenda escolar à rede municipal de ensino. Foram constatados problemas na retomada das aulas presenciais, no último dia 2. A secretaria alerta através de nota que a diminuição da qualidade de prestação dos serviços é passível de rompimento do contrato.  

Vacinação

Florianópolis tem 80,67% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose, ou dose única contra a Covid-19. Com esse percentual, se tornou a capital do Sul do Brasil que mais vacinou seus habitantes, proporcionalmente. Porto Alegre tem 79,6% e Curitiba possui 75,19% da população com 20 anos ou mais, vacinada com a primeira dose e 4,85% imunizados na faixa etária de 15 a 19 anos.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta