O Governo do Estado de Santa Catarina está alinhado ao Ministério da Saúde para que as gestantes e puérperas já vacinadas com a Astrazeneca/Fiocruz  possam receber a segunda dose de outro laboratório.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, ressalta que a decisão do Ministério divulgada nesta sexta-feira (23), vem ao encontro ao que estava sendo discutido no estado. “O Comitê Técnico Assessor de Imunização da Secretaria de Saúde, formado por especialistas em infectologia e imunização, havia sinalizado, baseado em estudos, que os benefícios da intercambialidade de doses da vacina contra a Covid-19 em gestantes e puérperas superavam os riscos. Além disso, é importante que esse público esteja vacinado com as duas doses para a proteção completa”, explica o superintendente em nota divulgada pelo governo.

Segundo o MS a preferência é que seja com a vacina da Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose.

A D2 deverá ser administrada no intervalo previamente agendado, respeitando o prazo previsto para o imunizante da primeira dose.

As novas orientações do estado para os municípios catarinenses com relação à vacinação de gestantes e puérperas estão sendo encaminhadas por meio de nota informativa.

Já as mulheres que estejam gestantes ou no puerpério, ainda não vacinadas, só podem receber doses das vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. A vacinação com a AstraZeneca/Fiocruz está suspensa para este público.

Boa Práticas: Antônio Carlos inova e lança pré-vestibular municipal

O município de Antônio Carlos da Grande Florianópolis lançou esta semana o Pré-Vestibular Municipal – o projeto AprovAC- Antôniocarlense na universidade, uma ação pioneira para garantir mais oportunidades, principalmente para os jovens que irão prestar vestibular neste ano.

Serão disponibilizadas 150 vagas em um curso semi-extensivo, com padrão de qualidade da Escola Energia, que foi a vencedora do certame licitatório.

As inscrições iniciam dia 27 e já finalizam no dia 29 de julho. O município já divulgou o edital de inscrição e planeja iniciar as aulas no início de agosto, com foco nos vestibulares de verão e no Enem 2021.

Hoje tem SC em Debate

Excepcionalmente nesta sexta-feira (23), às 22 horas, tem SC em Debate pelo site do SC em Pauta.

Marcelo Lula e eu estaremos ao vivo e contamos com a sua participação nas discussões sobre os principais fatos da semana.