Tapete Persa

A Superintendência de Serviços Públicos (SUSP) da Prefeitura Municipal de Florianópolis com o apoio da Guarda Municipal deflagram nesta segunda-feira (19) a operação denominada “Tapete Persa”. O objetivo é impedir a comercialização de produtos ilegais pelas ruas centrais da Capital. São considerados produtos ilegais os contrabandeados, piratas e fruto de receptação ou descaminho.

A medida é importante. Vale lembrar, no entanto, que se há quem venda este tipo de produto, há quem compre. Daí a importância de campanhas frequentes pelo não consumo de produtos ilegais com os devidos alertas sobre os danos que esta prática pode causar a quem compra, a quem vende, a economia e as nossas cidades.

Lembro da campanha “Floripa Legal” desenvolvida pelo poder público e apoio da CDL e que obteve bons resultados na época com a redução de ambulantes ilegais pelo centro da cidade. 

Sobre a cidade algo tem que ser feito mesmo. O centro de Florianópolis está praticamente intransitável. São tantos ambulantes e tantas mercadorias espalhadas pelo chão, em especial nas praças e calçadões, que os pedestres estão com dificuldades de transitar. Aqueles que podem acabam por optar por shoppings e centros comerciais para realizar suas compras e os comerciantes devidamente estabelecidos e pagadores de impostos são prejudicados.

Há de se pensar, ainda, que se por um lado o comércio ilegal abriga muitas pessoas desempregadas, sua prática acaba também por enfraquecer o comércio e gerar desemprego no setor.

Hoje tem Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência

A partir das 13h30 acontece a Audiência Pública para tratar da proposta de reforma da previdência dos servidores públicos estaduais agendada e estruturada pelas três comissões permanentes da Assembleia Legislativa que analisam a matéria.

A audiência será a oportunidade para as manifestações das entidades que representam o funcionalismo público estadual, setor produtivo e sindical.

Primeiro haverá a apresentação da reforma por parte do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev). Em seguida, utilizarão a palavra representantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e, na sequência, estão inscritas 30 entidades.

Confira o cronograma de acordo com as comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação e Serviços públicos:

TabelaDescrição gerada automaticamente