O deputado estadual Laércio Schuster (PSB) partiu para o ataque, ao invés de se defender da informação divulgada hoje pelo SCemPauta, de que um ex-servidor da Prefeitura de Timbó o acusou de ter praticado a chamada rachadinha quando era prefeito do município.

Tanto Schuster quanto a sua assessoria, precisam aprender o que é uma fake news. Veja, a notícia é que “um ex-servidor o acusa da prática de rachadinha”, ponto, essa é a informação, a acusação. Se ele praticou, ou não, em momento algum é feito qualquer juízo de valor pela coluna.

O fato é que o parlamentar após ter trocado o seu voto no processo de impeachment do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), por cargos no governo interino, adotou o falso discurso da moralidade. Ora, logo ele que até um dia antes se colocava como da base de Moisés, tanto que jantava na Casa D’Agronômica, repentinamente muda o seu voto em uma conversa de padaria, o que podemos pensar? Laércio antes do julgamento, também não seria adepto da moralidade e repentinamente mudou de posição, ou valeu os seus interesses pessoais? Vale dizer que teria ele todo o direito de ter votado favorável ao impedimento, se o real interesse fosse a verdade e o bem de Santa Catarina, o que de fato sabemos que não é.

Schuster precisa definitivamente decidir se é um verdadeiro combatente da corrupção, ou se é um prevaricador. Digo isso, pelo fato de que em sua nota, ele é colocado como um “contundente opositor à corrupção no governo Moisés, principalmente na Secretaria de Estado da Saúde”, pois, bem. Se Laércio é apresentado assim, onde estão as suas denúncias contra a corrupção que diz existir? Que denuncie, apresente provas, caso contrário será possível defini-lo como alguém que falta com a verdade, vulgo mentiroso, ou como prevaricador por não exercer uma obrigação que é a denúncia e, isso é crime.

Com certeza o deputado voltará a falar dos respiradores. De fato, é um caso que incomoda a todos nós e, a justiça já demorou demais para apontar os culpados e dar uma satisfação clara sobre os R$ 33 milhões. Só vale lembrar que sobre esse assunto, não partiu de Laércio os pedidos de impeachment. Agora, se ele insiste em culpar o governador, então que apresente as provas que serão devidamente divulgadas pelo SCemPauta e, mais, que tenha a coragem de publicamente criticar a Polícia Federal, o Tribunal de Contas do Estado, a Procuradoria Geral da República e o Superior Tribunal de Justiça, que tiram o governador da lista dos investigados.

Em outro ponto de sua nota, Schuster ataca a pessoa que fez a denúncia, apelando para uma situação pessoal do ex- servidor para tentar denegrir a sua imagem. O interessante, é que Laércio teve medo de enfrentar quem o denuncia, dizendo que somente processará quem está divulgando a informação. O que o faz temer?

No texto também consta que “alguns blogs a serviço dos corruptos”, divulgaram a informação sem embasamento jornalístico, ou jurídico, como se Laércio e sua trupe tivessem condição de fazer qualquer análise técnica sobre jornalismo. Que tenha a coragem de dizer quais os blogs que estão a serviço de corruptos, e quem são esses fora da lei.

Por fim, é preciso dizer ao parlamentar, que aqui ninguém trabalha com fake news, o que nos faz ser um dos sites de política mais respeitados do estado. Aqui, ao contrário de veículos procurados por Laércio, ninguém acusa professor inocente de ter cometido um crime que não cometeu. Aqui, ninguém pega vídeo fake na internet para divulgar mentiras sobre o prefeito de São Paulo, que já faleceu e nem pode se defender. Aqui ninguém coloca foto falsa de evento político. Aqui, ninguém precisa de qualquer tipo de estimulante para depois ir ao ar causar desserviço à população.

Aqui, o trabalho é sério e não nos intimidaremos com ameaças de processo, seja dos “Laércios” da vida, ou de qualquer um outro que se oponha a liberdade de imprensa.