Que a união faz a força sabemos há tempos. Mas muitas vezes interesses que não necessariamente contemplam o bem comum acabam por atrapalhar a união e, por consequência, os resultados almejados.

No caso do combate a Covid-19, por inúmeras vezes defendemos aqui ações regionais conjuntas, principalmente entre municípios próximos e cidades conturbadas. Com o avanço da vacinação e os setores de saúde atuando integrados os resultados positivos surgem.

Na Grande Florianópolis, caiu 21% o número de pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo em apenas uma semana.  O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, divulgou nesta segunda-feira (5), em suas redes sociais, que no dia 28 de junho havia 108 pacientes internados na região e, agora, são 85. Em Florianópolis, registrou, de 29 passou para 25 pessoas internadas pela doença, uma diminuição de 13% no mesmo período.

Outras ações conjuntas

Na última sexta-feira (2), em Assembleia, representantes do Executivo e do Legislativo dos 22 municípios da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, foi anunciado o início das atividades do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Dezenove municípios aderiram ao CIS-GRANFPOLIS que vem suprir uma necessidade regional e atender, principalmente os pequenos municípios.

A reunião foi coordenada pela prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, presidente da GRANFPOLIS, que comemorou o fato durante a Assembleia da entidade. O Consórcio Intermunicipal de Saúde possibilita o desenvolvimento de ações em comum, em âmbito regional, para a prestação de serviços públicos, sendo que na área de saúde, consolidam o Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de Leoberto Leal, Vitor Alves, vai presidir o CIS-GRANFPOLIS.

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis também está sendo efetivado pela gestão. Treze municípios da região já aderiram.

O Consórcio tem como objetivo a promoção de licitações compartilhadas e a gestão associada de serviços e de políticas públicas em diversas áreas para impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios que o integram.

O prefeito de Águas Mornas, Omero Prim, foi eleito para presidir o CIM-GRANFPOLIS.  

Boas Práticas – Tijucas

O município de Tijucas reedita pela terceira vez um projeto importante para a saúde humana, de animais e para o meio ambiente. É o projeto Campo Limpo que será desenvolvido de 6 a 8 de julho.

A ação tem como objetivo recolher embalagens de agrotóxicos e defensivos agrícolas usados pelos produtores rurais do município e, também, busca conscientizar empresários, agricultores e a população em geral sobre a importância do recolhimento e destinação adequados para as embalagens de agrotóxicos.

A coordenação do projeto é da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e conta com apoio da iniciativa privada. Passando pelas estradas principais, diretamente com os produtores rurais, é feito o descarte correto das embalagens. O cronograma pode ser conferido no site da prefeitura https://url.gatis/lISXqg