Que a união faz a força sabemos há tempos. Mas muitas vezes interesses que não necessariamente contemplam o bem comum acabam por atrapalhar a união e, por consequência, os resultados almejados.
No caso do combate a Covid-19, por inúmeras vezes defendemos aqui ações regionais conjuntas, principalmente entre municípios próximos e cidades conturbadas. Com o avanço da vacinação e os setores de saúde atuando integrados os resultados positivos surgem.
Na Grande Florianópolis, caiu 21% o número de pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo em apenas uma semana. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, divulgou nesta segunda-feira (5), em suas redes sociais, que no dia 28 de junho havia 108 pacientes internados na região e, agora, são 85. Em Florianópolis, registrou, de 29 passou para 25 pessoas internadas pela doença, uma diminuição de 13% no mesmo período.
Outras ações conjuntas
Na última sexta-feira (2), em Assembleia, representantes do Executivo e do Legislativo dos 22 municípios da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, foi anunciado o início das atividades do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Dezenove municípios aderiram ao CIS-GRANFPOLIS que vem suprir uma necessidade regional e atender, principalmente os pequenos municípios.
A reunião foi coordenada pela prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, presidente da GRANFPOLIS, que comemorou o fato durante a Assembleia da entidade. O Consórcio Intermunicipal de Saúde possibilita o desenvolvimento de ações em comum, em âmbito regional, para a prestação de serviços públicos, sendo que na área de saúde, consolidam o Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito de Leoberto Leal, Vitor Alves, vai presidir o CIS-GRANFPOLIS.