Ajude as demais pessoas a ficarem mais bem informadas, assim como você! Compartilhe o nosso conteúdo através de seus grupos de WhatsApp e demais redes sociais.
Progressistas está entre Amin e Ponticelli

“O Progressistas terá candidato a governador, mas terá mesmo”, afirmou o senador, Esperidião Amin (Progressistas), ao encerrar uma rápida conversa que tivemos ontem. Ele estava prestes a participar de duas reuniões online de seu partido com as bases e, por isso, teve que desligar.

O fato é que ao contrário da eleição passada quando se entregou ao projeto do PSD, tirando de Amin, que liderava as pesquisas pré-eleitorais, a possibilidade de ser o candidato ao Governo do Estado, agora, o Progressistas quer o protagonismo.

O presidente estadual, deputado Silvio Dreveck, confirmou que entre agosto e setembro, o partido escolherá entre Esperidião Amin e o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, o nome que deverá disputar a eleição estadual. Quanto ao processo, a ideia é que não tenha disputa, mas um acordo que leve o partido a se manter unido.

Dreveck também destacou que o Progressistas trabalhará para aumentar novamente a sua representação, tanto na Câmara dos Deputados, quanto na Assembleia Legislativa. No mesmo ritmo o secretário nacional do partido, Aldo Rosa, acrescenta que para formar uma nominata forte, antes, será preciso definir a questão da majoritária, pois acredita que para aceitar participar do pleito, qualquer pretenso candidato à proporcional aguardará para saber quem disputará ao governo.

Rosa também entende que será um pleito diferente do realizado em 2018, o qual, segundo ele, foi um ponto fora da curva, já que teve um resultado improvável no estado. Para a liderança progressista, tanto o seu partido quanto o MDB, são os que apresentam as melhores condições de protagonizar o processo eleitoral em Santa Catarina.

MDB e a reforma

A bancada do MDB na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Valdir Cobalchini, se reúne hoje para o seu tradicional almoço das terças. A pauta principal será a Reforma da Previdência. A informação é de que a bancada é favorável à proposta, mas deseja ouvir os setores que serão impactados.  

PSD apoia a reforma

O PSD estadual se reuniu ontem à noite no Hotel Faial em Florianópolis. A organização do evento confirmou a presença de 36 prefeitos, dos 41 eleitos pelo partido, os quatro deputados estaduais, Ismael dos Santos, Júlio Garcia, Marlene Fengler e Milton Hobus, além dos federais, Ricardo Guidi e Darci de Matos. O ex-governador Raimundo Colombo também esteve presente. O partido fechou a questão e apoiará à Reforma da Previdência estadual, dando força aos deputados do partido para a votação. Quem parece ter gostado da decisão foi o chefe da Casa Civil do Estado, Eron Giordani, que se licenciou do PSD, mas foi convidado e compareceu à reunião para ser informado da decisão.

Pesou o clima

A reunião estadual do PSD realizada ontem, teve um momento em que o clima pareceu pesar. O prefeito de Chapecó João Rodrigues em seu discurso, disse apontando para Raimundo Colombo que o ex-governador foi a pessoa que mais recebeu gestos de apoio do partido. “Raimundo, é muito fácil pra ti achar que agora todos vão apoiar. Eu também estou me colocando como candidato a governador. O Napoleão (Bernardes) também. Passamos por muita dificuldade”, afirmou Rodrigues, que logo após a reunião, se limitou a me dizer quando questionado sobre o fato. “Ao longo da vida ele (Colombo) foi um iluminado por Deus, foi apoiado por todos e agora é a vez de apoiar”, afirmou.

Apoio a Moisés

O prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) também se referiu ao governo de Carlos Moisés da Silva (PSL), o qual, segundo ele, foi um, antes do atual chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e outro após a entrada do secretário. Rodrigues defendeu que o partido apoie o governador. “Temos que respeitar o governo atual e ajudar”, disse o prefeito, que anunciou que o seu prazo máximo para tomar uma decisão sobre renunciar ao atual mandato para disputar o Governo do Estado, é março do próximo ano.

Colombo é oposição

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) fez um inflamado discurso contra o alinhamento político com o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL). Ao final do evento de ontem, ele escreveu em uma rede social que o lugar do PSD é na oposição. O fato é que segundo integrantes do partido, Colombo é voto vencido na ideia de afastamento do governo Moisés.

Hélio Costa no PSD

O deputado federal Hélio Costa (Republicanos) decidiu que se filiará ao PSD, assim que abrir a janela para a troca de partido sem a perda do mandato. Ontem à noite, Costa esteve no Hotel Faial em Florianópolis, onde participou do encontro do PSD. Em seu discurso ele confirmou a intenção de se filiar. “Eu recebi vários convites. Mas o primeiro que veio a minha mente foi o PSD, pela organização e pela sua importância. Estou à disposição da sigla e de todos vereadores e prefeitos no Estado”, afirmou.

Receba as nossas notícias

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

Deputado aposta em Mourão

Mourão pode disputar a eleição do próximo ano

Um deputado federal catarinense me disse na condição de anonimato que o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), deve disputar a próxima eleição federal e, que poderá ser a solução para a polarização Bolsonaro – Lula. Questionei se Mourão não segue a mesma toada de extrema-direita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A resposta foi: “Mourão é intelectualmente mais preparado, sabe dialogar e teria uma postura mais conciliadora”, afirmou, completando que setores empresariais e militar são entusiastas de um projeto com Mourão. Questionado se apoiará uma eventual candidatura do vice-presidente, o parlamentar preferiu a cautela. “Vamos esperar para saber o que acontecerá mais lá na frente”, afirmou.

SCemDebate

Hoje é dia de debate no SCemPauta!!! Maria Helena, Ananias Cipriano e Marcelo Lula, debatem as principais pautas da política e economia catarinense. O programa começa às 22h. Acesse: www.scempauta.com.br

AME Floripa

Na sessão ordinária de ontem da Câmara de Vereadores de Florianópolis, foi aprovado o projeto de lei do Poder Executivo que amplia a quantidade de famílias atendidas pelo Programa AME Floripa, que é o Auxílio Municipal Emergencial. Inicialmente, o programa previa auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cadastro Único, até dezembro de 2020, mas de acordo com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável por realizar o pagamento das parcelas, o número de famílias estava muito abaixo do previsto. Dessa forma, a partir de agora será utilizada a base de dados do CadÚnico atualizada até a data da publicação da matéria, ajudando mais famílias vítimas das consequências da pandemia.

TJ doa a hospitais

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Roesler, acompanhado do diretor do Fórum Central da comarca de Joinville, juiz Márcio Renê Rocha, entregou ontem a doação de R$ 500 mil para o Hospital Municipal São José, em Joinville. A verba é destinada exclusivamente à aquisição de insumos, materiais ou equipamentos necessários ao combate da pandemia da Covid-19, ou para o tratamento dos enfermos da doença nas instituições de saúde. O ato aconteceu com a presença do prefeito, Adriano Silva (Novo), da vice-prefeita Rejane Gambin (Novo) e demais autoridades. Também foram beneficiados o Imperial Hospital de Caridade, de Florianópolis; Hospital Regional do Oeste, de Chapecó; Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, de Lages; Hospital São José, de Criciúma; e Hospital Santo Antônio, de Blumenau.

Hospital de Lages

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou a ativação de mais dois andares da nova ala do Hospital Tereza Ramos, no município de Lages. O primeiro andar receberá 20 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, enquanto o segundo piso contará com 30 leitos de enfermaria, também para o enfrentamento da doença. O terceiro andar da nova ala foi ativado em agosto de 2020 e abriga os outros 26 leitos de UTI Covid. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, explicou que a ideia é concentrar os pacientes com Covid-19 na nova ala.

Vacinação em Blumenau

A Central de Vacinação da Vila Germânica em Blumenau conta, a partir de agora, com 19 câmeras de monitoramento, instalados pela Prefeitura nos containers onde são aplicadas as doses de vacina contra o Coronavírus na população. A transparência sempre foi uma das premissas mais importantes do meu trabalho na gestão pública e na pandemia isso não é diferente”, disse o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Mais de 160 mil vacinas já foram aplicadas no município.

Vacinado

Foi com grande alegria que ontem recebi a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Agora é aguardar a segunda dose e seguir mantendo os protocolos de segurança. Que todas as pessoas tenham a mesma oportunidade que eu tive ontem e, que terei em setembro quando receberei a segunda dose. Viva a vacina e a ciência!!!

ATENÇÃO!!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

Ajude as demais pessoas a ficarem mais bem informadas, assim como você! Compartilhe o nosso conteúdo através de seus grupos de WhatsApp e demais redes sociais.