...
Egon Weber; Fernando Carioni; Irone Duarte; TRE/SC;

Irone Duarte (Progressistas) e Egon Weber (PSD) eleitos em Petrolândia

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina concluiu a apuração dos votos das eleições suplementares de Petrolândia/SC às 17h44 deste domingo (13). Com 2.195 votos, o que corresponde a 47,98 % do total de votos válidos, foram eleitos os candidatos Irone Duarte (Progressista) e Egon Weber (PSD) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Em segundo lugar ficou a chapa formada por Angela Krindges da Mota, a Hiti (MDB) e Jair Marinho Neto (MDB), com 2.179 votos (47,63%); e em terceiro a chapa composta por Edson Padilha (PODE) e Amarildo Custodio (PODE), com 201 votos (4,39%).

Votos brancos somaram 28 e nulos 41. O índice de abstenção ficou em 10,50%, ou seja, 545 eleitoras e eleitores deixaram de votar e terão que justificar a ausência às urnas. No total, 5.189 pessoas estiveram aptas a votar.

O novo pleito foi realizado porque a chapa mais votada nas Eleições Municipais de 2020 teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral, resultando na cassação dos mandatos. A decisão foi tomada pelo Pleno do Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) no dia 14 de abril deste ano.

A votação ocorreu das 7h às 17h, respeitando os protocolos de segurança sanitária por causa da Covid-19. Nenhuma urna eletrônica teve que ser substituída por outra de contingência e não houve ocorrência de crime eleitoral que resultasse em prisão.

O presidente do TRE-SC fez um balanço positivo do pleito e agradeceu a todos os envolvidos na realização das eleições, incluindo a Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste) pela presença dos observadores internacionais.

“Que oportunizou o estado de Santa Catarina em recebê-los para exatamente demonstrarem não só ao nosso povo catarinense, mas ao nosso Brasil, quiçá à toda América o nosso processo eleitoral de forma escorreita, tranquila, transparente, sem qualquer sobressalto que possa ter acontecido neste dia”, declarou o desembargador Fernando Carioni.

* Com informações TRE/SC