Pela lei da atração é melhor ter esperança. É o que nos move. A expectativa pode ser frustrada. E foi exatamente esperança que brotou nos catarinenses com o anúncio feito pelo Governo do Estado de um calendário de vacinação de toda a população com 18 anos ou mais até o dia 23 de outubro. Trata-se de uma projeção feita pela Secretaria de Estado da Saúde.

As redes sociais se encheram de imagens deste cronograma com manifestações de alegria e esperança pela imunização contra a doença. Muitas pessoas assinalando a data de quando deverão receber a primeira dose. Perfeitamente compreensível.

Quem como eu já recebeu pelo menos a primeira dose de uma das vacinas sabe que a emoção é grande e não resiste a postar a imagem do momento de receber o imunizante. E, quem ainda não se vacinou, vai contar os dias para chegar à sua vez. Ilustro esta Coluna com a imagem do momento em que o marido Celso sorriu com os olhos a receber a primeira dose.

Acerta o Governo do Estado em comunicar esta projeção e sugiro que junto com ela sejam mantidas e até mesmo intensificadas as campanhas para que todos – vacinados ou não – mantenham os cuidados necessários para evitar o contágio.

Sejamos otimistas sim em relação a este calendário que poderá até mesmo ser antecipado ou sofrer algumas alterações. Que nossos gestores públicos mantenham o foco para a vacinação de todos. Não nos frustrem.