Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli está empenhado a conquistar os filiados do MDB, para ser o nome do partido na disputa ao Governo do Estado. Dedicado a visitar as regiões do estado, ele aposta no seu perfil de empresário que entrou na política para, segundo o próprio Antídio, fazer o melhor para a população. Um detalhe é que ele sempre faz questão de lembrar de sua origem como mesmo diz, de colono.

O fato é que os emedebistas vivem um momento de guerra silenciosa que deve durar até o dia 15 de agosto, quando acontecerão as prévias do partido. De um lado Antídio e o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, de outro, o senador Dário Berger. Questionado sobre o incômodo de Berger devido a sua proximidade com Maldaner, o prefeito de Jaraguá do Sul respondeu que todos os três têm todas as condições para assumir o Governo do Estado. “Se fosse olhar a questão de tempo, o senador Dário Berger e o deputado Celso Maldaner tem mais condições do que eu, devido ao tempo de partido. Mas no meu entendimento e segundo algumas pesquisas que nós aqui temos feito, o eleitor tem a preferência para votar em um gestor, alguém que vem da iniciativa privada”, disse.

Antídio se considera um inconformado com a gestão do país nas duas últimas décadas, por isso, se coloca como “um patriota” que deseja fazer algo para mudar a realidade do povo. Ele faz questão de dizer que não desmerece qualquer outro nome do partido que deseja disputar o governo, porém, acredita que a população quer votar em um perfil como o seu. “A população quer votar em alguém que vem de baixo, de uma história de trabalho, de luta, que deu a sua contribuição no nosso município, pegando ele num momento muito difícil. Conseguimos dar a volta e colocamos Jaraguá em destaque. Pelos dados que me são apresentados a população gostaria de votar num perfil desses”, afirmou.

Ainda analisando o perfil preferido da população, Antídio Lunelli acredita que em quatro anos, pode acontecer de haver uma mudança e, o eleitor pedir um político o qual definiu como de carreira mais extensa, ao contrário segundo ele, do momento atual. O prefeito de Jaraguá foi além, ao afirmar que não está contaminado, nem por partidos, como por qualquer gestão política que não deu certo. “Eu não falo mal dos políticos, mas falo uma realidade. Mas aprendi que a política é a arte da negociação, do entendimento e de somar. Também sei ouvir e posso tomar qualquer decisão pelo bem do município, ou do Estado, pois não tenho amarras”, disse Lunelli.

Quanto ao seu foco, o prefeito destaca que é nos mais pobres e, se diz com um sentimento mais social do que qualquer petista. Só que a diferença em relação ao PT, segundo Antídio, é que a sua linha é do capital e o trabalho, da formação e da inclusão através da educação. “Eu não governo para os quatro anos, eu governo para o futuro e a grande maioria que passa pela política, os caras estão preocupados com os anos de governo deles e o resto que se lasque”, criticou.

Sobre um possível apoio de Celso Maldaner, Antídio Lunelli lembra que votou no deputado para a presidência estadual do partido. Teceu elogios a ele e a Dário Berger, mas em relação ao líder emedebista foi além, a dizer que Maldaner tem “cheiro de povo”, o comparando ao também deputado Carlos Chiodini. Insisti sobre o apoio de Maldaner a ele e, a resposta foi curta: “Nós estamos bem próximos”, disse rindo e completou: “Nós somos bem próximos”, deixando mais clara ainda a parceria.  

Mudança de partido

Nos bastidores também se fala sobre uma possível mudança de partido. Antídio Lunelli (MDB) admite que recebeu inúmeros convites, listando os partidos pelo Podemos, Patriota, PSL, PL e o Progressistas, deste último, tendo sido convidado diretamente pelo presidente estadual, deputado Silvio Dreveck. Lunelli também revela que houve o apoio do senador Esperidião Amin, que disse a ele que seria muito bem-vindo. “Eu não tenho problema com nenhum partido, mas não saio do MDB que tem lideranças com uma linda história. Também não saio, pelo fato de não ser oportunista”, afirmou. O que chamou a atenção é que para Lunelli, no Norte do estado o seu nome é maior do que o de seu partido, devido aos resultados de sua gestão.

Sem Bolsonaro e Lula

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), sempre lembra que foi candidato pela primeira vez por incentivo do então deputado federal e hoje presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), com quem tem uma amizade de alguns anos. Só que chamou a atenção o descontentamento de Antídio, que num primeiro momento disse que Bolsonaro foi importante para o país, mas, por outro lado, o considera um homem teimoso e que precisa aprender a ouvir. “Ele arruma muita briguinha de varejo, que não precisa arrumar. Precisa se preocupar com as questões grandes, mandar os projetos para o Congresso, ouvir e conciliar”, disse Antídio. O pré-candidato a governador também critica o extremismo que atinge o país, dizendo que os extremos de esquerda e de direita não fazem bem.

De centro

Antídio Lunelli (MDB) foi além, ao destacar que se considera de centro com uma tendência à direita. Ele fez questão de dizer que jamais será de esquerda. O prefeito de Jaraguá do Sul se define como um liberal seguindo os padrões americanos. Ainda quanto a eleição à Presidência da República, se sentir que Santa Catarina apoiará o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não irá contra a maré, mas entende que para o futuro do Brasil, Lula (PT) e Bolsonaro não servem, devendo surgir algum nome de centro que apazigue o país. Questionado sobre nomes, Antídio confessa que tinha uma esperança no governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que o acabou decepcionando por ser, segundo ele, muito marqueteiro. Ainda apontou os nomes do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).

Polêmico

Ainda durante a longa conversa que tivemos, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), deixou escapar um posicionamento que promete gerar polêmica. Se dizendo patriota, ele lembrou que era estudante durante o período militar, quando, segundo Antídio, tudo funcionava bem. “Muitos falam da ditadura, pode ser até que tenha sido uma ditadura, mas nós do interior não vimos ninguém apanhar, ninguém ser preso. Talvez isso aconteceu lá no Rio de Janeiro, na Bahia, ou sei lá onde. Onde a turma ficava fumando maconha, tocando violão o dia inteiro e esperando para um coco cair na cabeça. Mas nós aqui que sempre fomos gente da luta, do trabalho, da terra em baixo das unhas, de pegar no cabo da enxada, tudo funcionava bem. Não quero entrar nessa questão pelo fato de que o próprio MDB fala muito da ditadura”, concluiu.

Debate

Não perca! Hoje às 22h mais um debate no SCemPauta. Maria Helena, Ananias Cipriano e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política e economia de Santa Catarina. Acesse: www.scempauta.com.br

Jorginho confirma

Felippi Mello presidirá o Patriota

O senador Jorginho Mello (PL), confirmou em rápida conversa que tivemos ontem à noite, que o seu filho, o advogado Felippi Mello, deverá presidir o Patriota em Santa Catarina. Eu divulguei na semana passada em primeira mão, que o senador Flávio Bolsonaro (Patriota) fez esse pedido a Jorginho, sob o argumento de evitar uma disputa no partido. Em no máximo quinze dias o anúncio deve ser feito e, apesar da negativa que já há uma definição, uma fonte do Patriota confirma que caberá a Felippi e a Jorginho, o comando estadual do futuro partido do presidente da República, Jair Bolsonaro. Vale explicar que o senador permanecerá no comando do PL.

Organização das nominatas

Pelo acordo com o senador, Flávio Bolsonaro (Patriota), caberá ao senador Jorginho Mello (PL) liderar a formação das nominatas no Patriota de Santa Catarina. O senador também ajudará o deputado estadual, Kennedy Nunes, a formar as chapas no PTB, além de cuidar do Partido Liberal e apoiar o PSL. Jorginho garante que todos esses partidos estarão com ele, confirmando a informação adiantada pela coluna de que ele vai liderança a Aliança Conservadora Liberal. Jorginho também aguarda uma resposta positiva dos deputados Caroline de Toni e Daniel Freitas, ambos do PSL, ao convite para se filiarem ao PL, ou ao Patriota. Quem pediu para assinar ficha no Partido Liberal foi a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), que também estuda a possibilidade de ir para o Patriota.

“Tudo é possível”

É o que me disse ontem o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), sobre a eleição do próximo ano. Ele pretende conversar com Jair Bolsonaro (sem partido), na visita que o presidente da República pretende fazer ao Oeste, para um evento com motociclistas que será organizado pelo próprio Rodrigues. O prefeito já não descarta mais nada, nem disputar ao Governo do Estado, como ir ao Senado.

Progressistas e Moisés?

Nas próximas semanas o governador Carlos Moisés da Silva deve definitivamente, deixar o PSL, conforme já divulgado pela coluna. Acontece que as conversas de Moisés têm sido mais próximas com o Republicanos e com o Progressistas. Ontem, após a reunião da bancada federal com o governador na Casa D’Agronômica, o senador Esperidião Amin e a deputada federal, Ângela Amin, ficaram mais um pouco. Será que o assunto foi o convite do Progressistas a Moisés? O fato é que mesmo que se decida, o governador somente anunciará no prazo final, no próximo ano. Agora, ele não vai querer correr o risco de se indispor com algum dos partidos que o apoiam na Assembleia Legislativa, muito menos com o MDB.

Parceria pelas BRs

Em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, o governador Carlos Moisés da Silva levantou a bandeira da duplicação da BR-282. Ele propôs a busca de outras fontes de receita para viabilizar a concessão em um formato que não onere excessivamente os usuários da rodovia, possivelmente com subsídios federais e estaduais. “O Fórum Parlamentar Catarinense será fundamental para viabilizar a iniciativa, assim como para buscar mais investimentos federais em nossas rodovias. A BR-282 é uma importante via, que liga o litoral ao Extremo-Oeste. A duplicação é necessária e precisamos de trabalho e união para que se torne realidade”, afirmou o governador.

Novo modelo

Atualmente, o empecilho que inviabiliza a concessão da BR-282 é a necessidade de investimentos elevados, o que tornaria o pedágio excessivamente alto. A proposta apresentada pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) busca solucionar esse entrave. “Entendemos ser necessária a elaboração de estudos visando a uma modelagem de concessão estruturada, de maneira a possibilitar a transferência dos ativos com posterior investimento por parte da concessionária para duplicação e melhorias da rodovia”, defendeu. Ele entregou um ofício à coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, deputada federal Ângela Amin (Progressistas), que se comprometeu com a proposta. Ela também destacou que a bancada deve ser inserida nas tratativas para aportar recursos nas rodovias federais em Santa Catarina.

Aeroporto de Navegantes

Outros temas foram debatidos na reunião do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) com a Bancada Federal catarinense. Um deles foi a necessidade da construção de uma segunda pista no Aeroporto de Navegantes, objeto de concessão por parte do Governo Federal. No edital não há previsão para a nova pista que permitiria a ampliação das exportações. Também esteve em debate, as medidas em andamento para melhorias nos sistemas de transmissão de energia elétrica em Santa Catarina e o trâmite de emendas parlamentares para Agricultura e Saúde.

Sobre as BRs

Ontem recebi a seguinte mensagem do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Alves, após ter feito a leitura da coluna. “Obrigado Marcelo. Fui pessoalmente ver as condições de trafegabilidade na BR-163 de Itapiranga até Dionísio Cerqueira, inacreditável que se deixe chegar no estado de degradação que se deixou chegar a BR-163, um verdadeiro absurdo e descaso com o povo catarinense, em especial do Extremo-Oeste, com todo potencial agrícola da região. Também tive a oportunidade de visitar em Itapiranga o local onde se luta pela construção da ponte ligando Santa Catarina (Itapiranga) ao Rio Grande do Sul (Barra de Guarita) onde passa diariamente, faça chuva faça Sol, 1.500 pessoas para trabalhar e estudar em Itapiranga, mais que necessário, um dever de o governo construir esta ponte. Abç (sic) ”, escreveu Alves.

SC-283

Em agenda de trabalho no município de Palmitos no Extremo-Oeste, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) determinou a assinatura da ordem de serviço para a restauração e aumento da capacidade da rodovia, ao longo de aproximadamente 20 quilômetros, entre Palmitos e Águas de Chapecó, passando por São Carlos. “O Oeste de Santa Catarina é muito importante, é um celeiro para o Brasil e o mundo. O Governo do Estado precisa estar sensível a todas as demandas para melhorar essa condição. A SC-283 não é um gasto, é um investimento que gera desenvolvimento”, destacou Moisés.

Transparência Eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), recebe nesta próxima quinta-feira (10), autoridades internacionais da Transparência Eleitoral e da Conferência Americana de Organizações Eleitorais Sunacionais para a Transparência Eleitoral. Os visitantes vão participar das eleições suplementares do município de Petrolândia, no próximo dia 13.

Contas aprovadas

Buligon teve as contas aprovadas

Os vereadores de Chapecó, em sessão ordinária realizada ontem, aprovaram o Decreto Legislativo que apresenta o Relatório de Contas da Prefeitura de Chapecó, relativas ao exercício de 2019, no mandato do ex-prefeito Luciano Buligon (sem partido). A maioria dos parlamentares acatou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Apenas os vereadores Neuri Mantelli (MDB) e Valdir Carvalho (PT), votaram pela rejeição das contas. Buligon atualmente é o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Fabrício no Sul

O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) esteve ontem em agenda com empresários e outras categorias na cidade de Criciúma no Sul do Estado. Fabrício se encontrou também com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), para uma troca de experiências administrativas e, aproveitaram para conversar sobre a eleição do próximo ano. Um dos encontros do prefeito de BC, foi na Cerâmica Eliane, há quem diga que Fabrício deixou em aberto um convite à empresa para investir em seu município. Com Salvaro, ele também foi conhecer obras em Criciúma, como a da macrodrenagem que livrou o Centro da cidade de alagamentos, entre outros assuntos de gestão. Fabrício ainda não fala muito sobre o assunto, mas, ao lado do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, é um dos pré-candidatos do Podemos ao Governo do Estado.

Homenagem em Criciúma

Por meio de requerimento, o vereador de Criciúma Nícola Martins (PSDB) sugeriu a nomeação do Fórum do Trabalho, localizado na Avenida Getúlio Vargas, Centro da cidade, de “Fórum Trabalhista Erno Blume”. A ação do parlamentar tem o intuito de homenagear o juiz trabalhista que faleceu aos 63 anos, de Covid-19, no último dia 17 de abril. Segundo o vereador, Blume era natural de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, mas adotou Santa Catarina e Criciúma como sua casa, atuando como juiz trabalhista desde 1994.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!