Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número. FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO! |

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) deve intensificar as conversas com todos os setores da política estadual, por isso, nesta semana, mais uma rodada de encontros deve ser marcada com as bancadas estaduais. Conforme escrevi na sexta-feira, o governo conta hoje com cerca de 30 deputados, sendo a maior parte formada por fiéis que compõe a sua base de apoio, mas também há um grupo independente que, salvo temas sensíveis, não deverá se opor.
Hoje a conversa será com a Bancada Federal, deputados e senadores serão recebidos na Casa D’Agronômica. Entre as pautas principais, a busca por um maior alinhamento em temas comuns ao Estado. “Veremos de que forma a bancada federal pode auxiliar em Brasília”, relatou uma fonte ligada ao governo.
Outro assunto da pauta é quanto as emendas parlamentares que foram destinadas nos anos anteriores, mas que já não são suficientes para as aquisições as quais foram destinadas. Moisés deve conversar sobre o complemento desses valores pelo Estado.
Já quanto as BRs, o uso de recursos estadual em rodovias federais também será discutido, porém, o governo também pedirá ajuda para que mais recursos federais sejam enviados à infraestrutura do Estado.
Outra preocupação do governo, é quanto a licitação do aeroporto de Navegantes. Além de não ter a previsão de uma segunda pista, a exigência que consta no edital é de um aumento de mais 50 metros da pista existente, o que é considerado insuficiente. O plano diretor do terminal prevê a construção de uma pista de pouso e decolagem com extensão de 2,6 mil metros, para ampliar o transporte de cargas. O governo deve entrar mais forte nessa discussão, ainda mais após a parceria do Estado nas rodovias.
Pressão no DNIT
O Ministério da Infraestrutura comemorou os recursos que serão repassados pelo Estado, aprovados na semana passada pela Assembleia Legislativa. Sábado, através do portal do Governo Federal, o Ministério explicitou “Com os recursos, haverá celeridade”. A pressão agora recai sobre o colo do DNIT, onde o superintendente Regional do DNIT, Ronaldo Carioni, terá o seu trabalho acompanhado de perto pelo ministro Tarcísio de Freitas que cobrará agilidade na obra.
Disputa no MDB

Ontem em rápida conversa com o presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner, questionei sua aproximação com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, em relação a pré-candidatura ao Governo do Estado. Ambos são postulantes a vaga, além do senador Dário Berger. “Não existe essa de Antídio e Celso, estamos os três unidos, Dario, Antídio e Celso, prego sempre pela unidade do partido”, respondeu Maldaner. Afirmei ao líder emedebista que a informação repassada por sua assessoria à minha coluna na semana passada, sobre ele e Antídio serem muito próximos, não pegou bem junto a Berger. Maldaner respondeu que uma disputa do Norte e Grande Oeste naturalmente favorece ao senador, por isso que é importante manter a unidade. Perguntei se essa unidade é entre ele e Antídio e, a resposta foi: “Lógico”, o que não deixa mais dúvida alguma.
Sem recuo
Ao mesmo tempo em que respeita o senador Dário Berger, o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, fica sem o caminho de volta em relação ao prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Entre os emedebistas essa relação está clara, Maldaner apoiará Antídio, somente não se sabe a data em que anunciará esse apoio.
Visita de Bolsonaro
Após eu divulgar em primeira mão que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), aceitou o convite do prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) para fazer um passeio de moto no Oeste, em data ainda ser marcada, o deputado federal Celso Maldaner (MDB) enviou a seguinte mensagem: “Seria ótimo esse passeio de moto com Bolsonaro, fazer o trecho da BR 282 de Chapecó até São Miguel do Oeste e da BR 163 até divisa com PR”, escreveu.
A propósito
Na sexta-feira o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, inaugurou a agência Rio do Peixe em Videira. Durante o ato, ele fez uma chamada de vídeo com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que falou com algumas pessoas. Ao ser convidado por um seguidor para fazer um evento de moto em Florianópolis, Bolsonaro respondeu que fará em Chapecó.