Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) deve intensificar as conversas com todos os setores da política estadual, por isso, nesta semana, mais uma rodada de encontros deve ser marcada com as bancadas estaduais. Conforme escrevi na sexta-feira, o governo conta hoje com cerca de 30 deputados, sendo a maior parte formada por fiéis que compõe a sua base de apoio, mas também há um grupo independente que, salvo temas sensíveis, não deverá se opor.

Hoje a conversa será com a Bancada Federal, deputados e senadores serão recebidos na Casa D’Agronômica. Entre as pautas principais, a busca por um maior alinhamento em temas comuns ao Estado. “Veremos de que forma a bancada federal pode auxiliar em Brasília”, relatou uma fonte ligada ao governo.

Outro assunto da pauta é quanto as emendas parlamentares que foram destinadas nos anos anteriores, mas que já não são suficientes para as aquisições as quais foram destinadas. Moisés deve conversar sobre o complemento desses valores pelo Estado.

Já quanto as BRs, o uso de recursos estadual em rodovias federais também será discutido, porém, o governo também pedirá ajuda para que mais recursos federais sejam enviados à infraestrutura do Estado.

Outra preocupação do governo, é quanto a licitação do aeroporto de Navegantes. Além de não ter a previsão de uma segunda pista, a exigência que consta no edital é de um aumento de mais 50 metros da pista existente, o que é considerado insuficiente. O plano diretor do terminal prevê a construção de uma pista de pouso e decolagem com extensão de 2,6 mil metros, para ampliar o transporte de cargas. O governo deve entrar mais forte nessa discussão, ainda mais após a parceria do Estado nas rodovias.

Pressão no DNIT

O Ministério da Infraestrutura comemorou os recursos que serão repassados pelo Estado, aprovados na semana passada pela Assembleia Legislativa. Sábado, através do portal do Governo Federal, o Ministério explicitou “Com os recursos, haverá celeridade”. A pressão agora recai sobre o colo do DNIT, onde o superintendente Regional do DNIT, Ronaldo Carioni, terá o seu trabalho acompanhado de perto pelo ministro Tarcísio de Freitas que cobrará agilidade na obra.

Disputa no MDB

Maldaner e Antídio cada vez mais próximos

Ontem em rápida conversa com o presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner, questionei sua aproximação com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, em relação a pré-candidatura ao Governo do Estado. Ambos são postulantes a vaga, além do senador Dário Berger. “Não existe essa de Antídio e Celso, estamos os três unidos, Dario, Antídio e Celso, prego sempre pela unidade do partido”, respondeu Maldaner. Afirmei ao líder emedebista que a informação repassada por sua assessoria à minha coluna na semana passada, sobre ele e Antídio serem muito próximos, não pegou bem junto a Berger. Maldaner respondeu que uma disputa do Norte e Grande Oeste naturalmente favorece ao senador, por isso que é importante manter a unidade. Perguntei se essa unidade é entre ele e Antídio e, a resposta foi: “Lógico”, o que não deixa mais dúvida alguma.

Sem recuo

Ao mesmo tempo em que respeita o senador Dário Berger, o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, fica sem o caminho de volta em relação ao prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Entre os emedebistas essa relação está clara, Maldaner apoiará Antídio, somente não se sabe a data em que anunciará esse apoio.

Visita de Bolsonaro

Após eu divulgar em primeira mão que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), aceitou o convite do prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) para fazer um passeio de moto no Oeste, em data ainda ser marcada, o deputado federal Celso Maldaner (MDB) enviou a seguinte mensagem: “Seria ótimo esse passeio de moto com Bolsonaro, fazer o trecho da BR 282 de Chapecó até São Miguel do Oeste e da BR 163 até divisa com PR”, escreveu.

A propósito

Na sexta-feira o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, inaugurou a agência Rio do Peixe em Videira. Durante o ato, ele fez uma chamada de vídeo com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que falou com algumas pessoas. Ao ser convidado por um seguidor para fazer um evento de moto em Florianópolis, Bolsonaro respondeu que fará em Chapecó.

Vai aproveitar?

Rodrigues pode apostar em pré-candidatura

Pessoas próximas ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), me disseram que é possível que, se confirmar a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao Oeste, Rodrigues sinalizará de uma forma mais clara para uma pré-candidatura ao Governo do Estado.

Grupo pró-Amin

Amin estará na disputa ao Governo do Estado?

Aliados do senador Esperidião Amin no Progressistas, defendem que ele comece a se movimentar mais, pensando nas eleições do próximo ano. Ao mesmo tempo que o incentivam, também há crítica a falta de uma maior participação de Amin nas redes sociais. A manifestação feita nos bastidores, é em resposta ao entendimento de apoiadores do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, de que o senador não lhe dá segurança para planejar uma possível candidatura à majoritária estadual, ou, ao Senado.  

Paulinha analisa

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), segue em conversa com alguns partidos. Uma fonte próxima a ela me disse que a parlamentar ainda sente o fato de ter sido expulsa do PDT e, chega a atribuir ao deputado Rodrigo Minotto, o qual, teria trabalhado pela expulsão para não ter a concorrência de Paulinha na busca pela reeleição. Uma possibilidade é que a deputada espere pela decisão do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), para se filiar ao mesmo partido que ele, caso a agremiação tenha uma boa nominata à proporcional. Tentei falar com a deputada, mas não consegui contato.

Recado claro

A mensagem do advogado João de Nadal, que circulou na rede social, agradecendo o apoio à sua candidatura ao 5º Constitucional e manifestando apoio aos candidatos do interior, tem um significado: não apoiar o candidato da Capital, o advogado Diogo Pitsica. O ex-procurador da Prefeitura de Florianópolis é apontado, junto de forças políticas, como razão do indeferimento da candidatura de João.

Pinho Moreira

Hoje os médicos do Hospital Baia Sul em Florianópolis farão uma nova avaliação no quadro clínico do ex-governador, Eduardo Pinho Moreira (MDB). Após contrair o Coronavírus o emedebista foi internado, devido a um quadro constante de febre e uma forte desidratação. No sábado o quadro apresentou melhoras e a expectativa é que entre hoje e amanhã ele possa receber alta.

Vereador com Covid

O vereador de Florianópolis, Maikon Costa (PL), está internado para tratar de um comprometimento do pulmão, após ter contraído o Coronavírus. “Não houve a necessidade de entubação e meu quadro clínico é estável”, escreveu Costa.

Lixo zero

A secretaria do Meio Ambiente em Florianópolis trabalha em direção às metas do lixo zero. Em 2030, a cidade deverá recuperar 90% dos orgânicos e 60% dos recicláveis secos que hoje ainda vão para o aterro sanitário. Para acelerar o passo, o secretário Fábio Braga, informou que nesta Semana do Meio Ambiente será implantada a nova coleta seletiva flex, atendendo 50 mil pessoas com coleta monomaterial de vidro e orgânico. A partir de amanhã o serviço de porta em porta em 103 condomínios residenciais do Itacorubi, passará a incluir a coleta exclusiva de vidro e orgânicos.

Dona Olga Mocellin

Morreu aos 96 anos, no sábado (05), no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, Olga Dellagostin Mocellin, mãe do deputado estadual, Coronel Mocellin (PSL). A causa da morte foi parada cardíaca. Ela foi velada e sepultada em Bandeirante, sua terra natal, no dia de ontem. Muita força ao deputado e aos seus familiares.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!