O suplente Ednaldo José Marcos (Pros) assumirá uma vaga na Câmara de Vereadores de Joinville. Após a decisão judicial que condenou o Democratas a perda de todos os votos na eleição municipal, pelo uso de candidatas laranjas para o preenchimento da cota de gênero, a Justiça Eleitoral fez a recontagem dos votos.

Nado como é conhecido assume no lugar de Sidney Sabel (DEM) que ainda está no cargo. Com a decisão do TRE, agora cabe ao presidente da Câmara de Joinville, Maurício Peixer (PL), empossar o suplente.

Outro processe que corre na justiça eleitoral pela mesma acusação, é contra o vereador Osmar Vicente (PSC). Na semana passada aconteceu a audiência de instrução e o processo está para ir a julgamento. Se Vicente perder o mandato, será feita nova recontagem que dará a vaga para Mauricinho Soares (MDB).

O advogado Wilson Pereira Júnior, o Tiji, que atuou na defesa dos interesses de Nado, disse que é uma grande conquista para a aplicação da lei, da forma como está escrita. “Independentemente de ser homem ou mulher, as pessoas têm que entrar na política por uma vontade própria, não vendendo os seus nomes ou sendo cooptados pelos presidentes dos partidos para poderem registrar todos os nomes possíveis. A Justiça Eleitoral tem se mostrado atenta e capaz de comprovar se uma candidatura é laranja ou não. Aqui neste caso em Joinville é um caso claro de duas mulheres que confessaram as candidaturas laranjas”, afirmou.