O governador Carlos Moisés da Silva deu o ponta pé inicial em seu terceiro tempo de mandato após ter sido reconduzido ao cargo com o arquivamento do segundo processo de impeachment a que foi submetido. A ida à Assembleia Legislativa marcou muito mais do que a busca pela harmonia entre os Poderes. Mas um novo governo, um novo Moisés e objetivos definidos.

Enquanto o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e o líder do governo na Alesc, deputado José Milton Scheffer (PP), tentam construir uma base de apoio mais sólida no Parlamento, o governador Moisés deverá percorrer municípios.

O primeiro teste da articulação será a derrubada do veto da interina Daniela Reinehr para aplicação de recursos do Estado em obras de infraestrutura rodoviária (BRs 470, 280 e 163). Alguns deputados defendem a contrapartida do governo federal, mas a derrubada do veto é dada como certa. Esta foi uma das pautas de Carlos Moisés com os deputados na última terça-feira (11). Depois vem as reformas Administrativa e Previdenciária e outras pautas polêmicas como o Plano de Cargos e Salários do magistério, já em discussão, entre outras. Matérias como reformas e emendas constitucionais exigem no mínimo 24 votos para que sejam aprovadas.

E mesmo sem estar claro e se é viável Moisés buscar a reeleição em 2022, abre-se a romaria aos municípios, muitos sem ter recebido uma visita do governador desde o início de seu governo, por duas vezes interrompido.

As ações de combate à pandemia pela Covid-19 devem ser os principais desafios do governo. Sob ameaça de uma terceira onda de contágios, é necessário já partir para o ataque sem aguardar a confirmação que não desejamos.

Auxílios Financeiro

Está em tramitação na Assembleia Legislativa a Medida Provisória do governo para a implantação do chamado Auxílio Catarina que institui um auxílio financeiro, que será pago com recursos do Estado, para famílias de baixa renda e pessoas que perderam o emprego durante a pandemia da Covid-19.

A Medida foi editada pela governadora interina Daniela Reinehr. A estimativa do governo é que mais de 60 mil famílias recebam o auxílio. O montante previsto de R$ 38 milhões para o auxílio, deverá ser maior. O governador Carlos Moisés da Silva anunciou que pretende fazer alterações na MP.

Em Florianópolis a Câmara aprovou por unanimidade o Auxílio Emergencial Municipal. O Ame Floripa vai beneficiar famílias que não recebem bolsa família e nem auxílio emergencial.

O prefeito Gean Loureiro (DEM) ressalta que este não é um benefício do prefeito ou dos vereadores, mas de cada morador da cidade.

Florianópolis será a primeira cidade do Estado a conceder o benefício.

Boas Práticas – Antônio Carlos

O município de Antônio Carlos na Grande Florianópolis, dá o exemplo de que Executivo e Legislativo podem e devem atuar em conjunto em ações em prol da população.

Sabe-se que em tempos de pandemia é preciso cuidar do emocional das pessoas. No próximo dia 20 de maio, às 19h, no Plenário da Câmara, e com transmissão ao vivo pelo Facebook,  tem  Roda de Conversas: Autoestima em tempos de desafios.

A conversa terá a participação de Neli Edit Seib (Educadora preventiva contra drogas, Astrônoma e Cosmóloga, Palestrante do Instituto PAPAIS e Graduanda em Filosofia) e de Marilene Fariello (Educanda de Psicologia e Palestrante do Instituto PAPAIS).

Agora o papo será apenas com mulheres, mas a intenção dos Poderes é ampliar a todos os públicos sempre com temas importantes para o momento.