Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Há um clima de insatisfação na Guarda Municipal de Florianópolis. Segundo alguns integrantes com quem conversei, após a entrada de Valdir Brasil no comando dos guardas, se intensificaram o que chamaram de favorecimentos políticos. “Sempre houve em todos os governos, mas agora com a entrada do Brasil que foi candidato a vereador a coisa piorou”, relatou uma das fontes, destacando que ele só foi candidato para dividir os votos da guarda.

A reclamação passa pela mudança que teria sido feita nas escalas, sob o argumento de que a guarda necessitava de mais gente nas ruas. Segundo um servidor, Brasil beneficiou um cabo eleitoral o tirando das ruas e colocando na central de operações. Questionado, preferiu não dizer o nome. “Ele criou algumas posições na Central, que é onde se despacha as ocorrências. Ele (Brasil) tentou colocar o pessoal dele, que o ajudou, mas como não quiseram, ficaram os que estavam antes”, relatou.

Outro ponto destacado é que os servidores da Central têm trabalhado cerca de 15 horas, muitas vezes sem intervalo. Uma das fontes também critica a intenção de terceirizar os serviços no setor. “É temerário. Os contratados terão acesso a informações privilegiadas, como operações e até a registro de nomes”, denunciou.

Valdir Brasil também é acusado de querer criar um benefício aos comandantes, os quais, segundo a fonte, não voltariam mais para o serviço operacional após deixarem o comando. “Ele mexeu com as tropas e com a vida de muita gente, por isso se preocupa”, afirmou.  

Além de problemas com o comando, os guardas com quem conversei também reclamaram do atraso no cumprimento do plano de carreira. A explicação é que a cada três anos, os guardas sobem de nível, porém, a gratificação está atrasada para a segunda turma. “São cinco anos sem receber aumento. A tropa está revoltada, a questão financeira está pegando por causa da escassez de horas”, disseram.

Contraponto

O comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Valdir Brasil, negou que esteja havendo problema. Segundo ele a guarda vive o seu melhor momento, sobretudo pela experiência do secretário de Segurança Pública, coronel Araújo Gomes, além do Coronel Paixão, que tem contribuído. “Estamos numa batida muito forte, conseguimos fugir daquelas brigas de prerrogativas e competências com a Polícia Civil. Hoje trabalhamos integrado”, afirmou. Brasil admite o atraso na progressão dos guardas, mas explica que se deve ao decreto do Governo Federal que proíbe as progressões até o final do ano. Ele também destaca a criação de benefícios, como os gabinetes de instrução para o treinamento dos guardas e, do desenvolvimento humano, para cuidar da saúde dos servidores. Brasil também afirma que a guarda conquistou um importante espaço, tanto, que tem auxiliado na vacinação, além do controle das medidas restritivas.

Araújo nega

O secretário de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, nega que há os problemas relatados por guardas municipais. Ele explica que diferente de organizações militares, os guardas não têm associação entre cargo e função. “Logo não há uma amarração entre o nível do guarda na carreira e a função que ele pode exercer. O novo comando fez algumas alterações em funções mais próximas a ele, o que é natural, mas não teve muitas do comando anterior, o que é compreensível”, explicou. Quanto as terceirizações, Araújo diz que a denúncia da terceirização do atendimento na central que atende o 153, já revela a origem e o motivo. “O temor da mudança e a perda de uma zona de conforto construída ao longo de anos. Mas acredito que devemos fazer o melhor para a sociedade, pois o servidor não pode ser um fim em si mesmo”, disse.

Mais guardas nas ruas

Ainda de acordo com o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, embora não haja nada de concreto quanto a terceirização do atendimento ao telefone, esta e outras estratégias estão sendo estudadas para colocar o máximo de guardas nas ruas. “Para ter uma ideia do quanto o argumento que te apresentaram é discutível, lembro que na Polícia Militar o atendimento é feito por jovens contratados temporariamente por 1 ano, prorrogável por mais um ano. O mesmo acontece com as centrais de vídeo monitoramento da PM. E isto ocorre há mais de dez anos”, disse, destacando que algumas mudanças podem ter desagradado. “Há mudanças sim, que podem estar gerando desconforto de alguns segmentos: estamos implementando relógio ponto, trazendo efetivos do administrativo para apoiar no operacional e implantando sistemas de acompanhamento individual de produtividade”, concluiu.

Exclusivo: Caso de Saudades

Eu tive acesso com exclusividade a informação de que as investigações do caso de Saudades, onde três crianças e duas educadoras foram assassinadas, motivou a prisão de mais quatro potenciais criminosos em quatro estados diferentes. Através do trabalho do setor de inteligência catarinense, se identificou jovens que planejavam ataques a escolas com potencial para matar alunos e professores. Nenhum dos casos tem ligação. Os estados onde os criminosos foram identificados ainda serão revelados pela polícia. Vale lembrar que na semana passada, um jovem foi apreendido em Cabo Frio no Rio de Janeiro, e outro no interior de São Paulo. Hoje será concedida uma entrevista coletiva para falar sobre as investigações do caso de Saudades.  

MDB: Sinal de adiamento?

O presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner, me disse que sobre a informação que divulguei ontem, a respeito da bancada estadual que poderá pedir o adiamento da convenção marcada para agosto, que ele não será um empecilho. “Mas a bancada até agora não falou comigo”, disse o líder emedebista. Maldaner lembra que ele também era favorável a realização da convenção para a escolha do candidato a governador, somente no ano que vem. “Quem insistiu para este ano foi o Peninha (Rogério) e o senador Dário (Berger) ”, me disse Maldaner. “Para mudar, teria que passar pelo diretório que é soberano”, completou.

Candidatura e protagonismo

Questionado se pretende abrir mão de sua pré-candidatura a favor do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, Celso Maldaner negou a possibilidade e afirmou que disputará a convenção para ganhar. “Serei o candidato. A região que mais produz proteína animal por metro quadrado precisa ser respeitada”, respondeu. Maldaner também destacou que o MDB será o protagonista no processo eleitoral, ou seja, apontará o cabeça da chapa. Quanto aos demais partidos, o presidente emedebista me disse que o PSD é o mais próximo para formar uma aliança, mas o que chamou a atenção foi a fala sobre os tucanos. “O PSDB dependendo do que…”, disse Maldaner, cortando a fala sem completar.

Ministro no Litoral

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, chega hoje às 09h em Balneário Camboriú. A visita foi confirmada na última viagem que o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) fez a Brasília. Um encontro está marcado para o Hotel Mercure, onde Neto conhecerá um novo complexo turístico. Fabrício também levará o ministro para conhecer a obra do alargamento da faixa de areia e, caminharão entre as ruas 2.500 e 3.000. A visita encerrará no Centro de Eventos. O ministro também irá a Bombas e Bombinhas.

Moisés em Ibirama

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) teve uma recepção calorosa em seu roteiro pela cidade de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí. Quatorze prefeitos acompanharam o ato de inauguração do sistema de tratamento de esgoto da cidade, abertura de novos leitos de UTI e entrega de viaturas. Nos discursos, destaque para o prefeito anfitrião, Adriano Poffo (MDB), que disse que o retorno do governador significa a continuidade das obras e benfeitorias para o Estado. Quem também rasgou elogios foi o deputado estadual, Jerry Comper (MDB), natural do município. “Todas as entregas aqui hoje são importantes. Mas o mais importante de tudo é a volta do governador, do nosso Comandante. Quem ganha com isso somos nós, catarinenses”, disse o parlamentar. Outros dois deputados que acompanharam a agenda foram Milton Hobus (PSD) e Coronel Mocellin (PSL).

Hildebrandt se manifesta

Conversei com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), sobre o inquérito instaurado pelo Ministério Público, que apura possíveis irregularidades em um Pregão Presencial que teve como objeto, a contratação de serviços especializados para a realização de testes de covid-19 (PCR RT) para usuários do sistema de saúde. Hildebrandt se disse tranquilo, destacando que é o papel do MP investigar. Relatou também, que desde o início foi feito pregão presencial, o que, segundo ele, já comprova a lisura do processo. “Se há irregularidade tem que ser investigada e, se tiver, o que eu duvido, pois a nossa equipe é criteriosa, a gente vai corrigir”, disse o prefeito, negando que houve qualquer ato de improbidade. “Sempre tivemos muito cuidado. Não comprei teste aloprado, comprei com responsabilidade e não com dispensa de licitação”, afirmou.

Serviço Aeromédico

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), assinou ontem a renovação do convênio do município com a Polícia Civil, para manutenção do Serviço Aeromédico juntamente com o Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer/Fron). Rodrigues se comprometeu a disponibilizar diariamente dois profissionais de saúde, médico e enfermeiro, que terão um custo de até R$ 220 mil por ano. O convênio é por quatro anos. “Estamos comprometidos com a causa pública e com o próximo, no intuito de salvar vidas”, destacou o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Koerich. Vale destacar que além da segurança, o serviço tem ajudado a salvar muitas vidas. Durante o encontro, tanto Rodrigues, quanto o secretário de Saúde, Coronel Balzan e o consultor de Segurança do município, Márcio Bueno, receberam uma homenagem.  

Vereador é agredido

O vereador de Itajaí, Osmar Teixeira (SD), após ter votado favorável ao projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal, que proíbe a prática de nepotismo, acabou sendo agredido por um homem que assistia a sessão. Durante o voto, Teixeira disse ser contra o nepotismo em qualquer situação e fez críticas à prática. Quando estava saindo do plenário, foi abordado por um homem que iniciou uma discussão e começou a se exaltar. Foi nesse momento que o vereador foi agredido com um objeto ainda não identificado e, acabou sendo retirado do local pelo vereador Rubens Angioletti (Podemos). O presidente da Câmara de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), se mostrou solidário ao seu colega. Assista ao vídeo:

Ministro janta com Moisés

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou ontem à noite em Blumenau, de um jantar com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). O encontro que contou com lideranças evangélicas foi articulado pelo deputado estadual, Ismael dos Santos (PSD). Em seu discurso, Ribeiro disse: “Nós temos o dever de como adultos, em um país que é laico, não ateu, de proteger as nossas crianças”. Vale lembrar que o ministro é pastor da Igreja Presbiteriana. Os secretários de Estado da Educação Luiz Fernando Vampiro, e da Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, também participaram do jantar. Chamou a atenção o fato do prefeito, Mário Hildebrandt (Podemos), não ter sido convidado.  

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!