Conforme anunciei na sexta-feira (23), à noite, o governo do Estado prorrogou até o dia 30 de abril a maioria das restrições estabelecidas no Decreto anterior para o combate à pandemia. Mas, a partir desta segunda-feira (26), fica liberada a permanência de pessoas em praias, parques e áreas de lazer.

Em alguns locais na Grande Florianópolis muitos se anteciparam. O domingo foi para matar a saudade de permanecer ao ar livre. Até aí, tudo bem. Não é certo, mas a gente entende. O problema é o não cumprimento dos protocolos sanitários como distanciamento, a devida higienização das mãos e as aglomerações. Segurar a criançada, então, é mais difícil. Um problema para os órgãos de fiscalização e uma preocupação no controle da Covid-19.

Segundo dados divulgados na noite deste domingo (25), há 873.102 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 840.588 estão recuperados e 19.395 continuam em acompanhamento.  A Covid-19 causou 13.119 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.

Mesmo tendo as regiões Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí e Oeste reclassificadas para o nível grave (cor laranja), autoridades e técnicos da área da Saúde temem que a chegada do frio traga também o aumento de contágio pelo coronavírus. Não podemos relaxar com a prevenção ao contágio.  

Que tal ler para alguém?

Se você tem um tempo livre e vontade de ler para outras pessoas, de forma profissional ou voluntária, a Biblioteca Pública de Santa Catarina em parceria com o Projeto Releituras promoverá no dia 1º de maio o Curso de Formação de Ledores de Audiolivros

Voltada a todas as pessoas interessadas em conhecer técnicas de leitura, transcrição na geração de material acessível, com ou sem formação na área, a oficina vai capacitar os participantes para atuarem como ledores de audiolivros para pessoas com limitações de leitura e transtornos específicos. No curso, o participante receberá instruções básicas sobre o processo de preparação vocal e gravação de audiolivros.

As aulas serão totalmente on-line, gratuitas, com uso de recursos audiovisuais, materiais complementares, atividades de fixação e sistematização de aprendizagem. Aos participantes será fornecido certificado de Curso Livre.

Se interessou? Quer se inscrever? Acesse o link:  bit.ly/ledoresdeaudiolivroMAI21

Boas Práticas: Santo Amaro da Imperatriz

Destaco mais uma ação municipal com o objetivo de promover qualidade de vida à população. Esta é em Santo Amaro da Imperatriz, município da Grande Florianópolis. Trata-se do projeto Florir Santo Amaro.

A iniciativa teve início neste final de semana pela Avenida Beira Rio. Após limpeza do local, os gestores públicos iniciaram o plantio de flores e arbustos, tornando a área de lazer mais colorida para ser aproveitada pelas famílias.

O objetivo é fazer o mesmo em outras ruas e avenidas.

E você, conhece outras práticas que mereçam destaque? Mande para a  Coluna!