Florianópolis, São José e Biguaçu já estão há alguns dias sem vacina contra o Coronavírus, para aplicar a segunda dose. O Estado comunicou apenas, que o prazo pode ser estendido para 28 dias, provocando uma grande desorganização nos municípios.
O prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), me disse que o município segue aguardando desde a semana passada a normalização, já que vacinas foram enviadas nos últimos dias apenas uma vez. “Prometeram para ontem, ficou para hoje”, disse com preocupação o prefeito.
Já a secretária adjunta de Saúde do município, Fabricia Martins, me disse que a informação repassada pelo Estado, é que o atraso foi do Ministério da Saúde. “Isso desacelera sensivelmente a nossa campanha. Como há um represamento de demanda, desorganiza tudo. Temos um grande número de usuários que precisam da segunda dose”, explicou.
O fato é que o atraso retarda a progressão de idade, sendo que, de acordo com Fabricia, pelo planejamento do município era para chegar aos 60 anos neste final de semana, mas agora os dois dias serão destinados a aplicação da segunda dose, caso as vacinas realmente cheguem ao município. “Vamos atender no sábado e no domingo se chegar”, avisou.