Florianópolis, São José e Biguaçu já estão há alguns dias sem vacina contra o Coronavírus, para aplicar a segunda dose. O Estado comunicou apenas, que o prazo pode ser estendido para 28 dias, provocando uma grande desorganização nos municípios.

O prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), me disse que o município segue aguardando desde a semana passada a normalização, já que vacinas foram enviadas nos últimos dias apenas uma vez. “Prometeram para ontem, ficou para hoje”, disse com preocupação o prefeito.

Já a secretária adjunta de Saúde do município, Fabricia Martins, me disse que a informação repassada pelo Estado, é que o atraso foi do Ministério da Saúde. “Isso desacelera sensivelmente a nossa campanha. Como há um represamento de demanda, desorganiza tudo. Temos um grande número de usuários que precisam da segunda dose”, explicou.

O fato é que o atraso retarda a progressão de idade, sendo que, de acordo com Fabricia, pelo planejamento do município era para chegar aos 60 anos neste final de semana, mas agora os dois dias serão destinados a aplicação da segunda dose, caso as vacinas realmente cheguem ao município. “Vamos atender no sábado e no domingo se chegar”, avisou.

Vacinas chegaram

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, informou que chegaram hoje, mais 129.750 doses da vacina contra a Covid-19 para a aplicação da primeira e segunda doses. “Os imunizantes chegaram ao aeroporto, em Florianópolis, por volta das 8h30. Depois, foram encaminhados para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, para a conferência e organização da logística de distribuição para as 17 centrais regionais”, diz a nota.

Todas as doses serão enviadas via terrestre para as Regionais da Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Rio do Sul, Lages, Videira, Joaçaba, Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste e Xanxerê.