Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Hoje você que acompanha o nosso trabalho, está em contato com o novo site do SCemPauta. Um visual mais moderno, mais agradável aos seus olhos e realmente responsivo. Criado por uma equipe altamente profissional, a ideia é melhorar a sua experiência ao acessar o SCemPauta, seja em qual plataforma for. Acesse em mais de uma plataforma para confirmar a melhoria na qualidade. Outra questão importante, é que não sofreremos mais com as constantes quedas, ou seja, ao sair a notícia você terá o acesso imediato. Além da qualidade das informações, também buscamos constantemente a melhoria nos mais diversos aspectos, para você que confia em nós. Nos próximos dias, novos colunistas e também a volta dos nossos debates ao vivo. Sejam bem-vindos ao novo SCemPauta. Amanhã traremos informações aos assinantes.

Apoio a Moisés

Hoje a partir das 11h o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), recebe em seu gabinete os prefeitos de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e de São José, Orvino de Ávila (PSD). O encontro será longo, pois haverá uma pausa para o almoço e logo após terá o prosseguimento das conversas.

Salvaro que tem recebido outros prefeitos, discutirá com Rodrigues e Orvino a reforma da previdência, o gasto com pessoal, o combate a pandemia e o cenário político estadual. Nesta última pauta, de acordo com o anfitrião, o que se espera é que haja uma segurança jurídica em relação ao Estado, lembrando que as políticas públicas do governo passam pelas estruturas dos municípios.

Quanto a questão do processo de impeachment contra o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), o prefeito de Criciúma me disse que é um grande defensor do voto popular e, afirmou que também já foi vítima da situação de ter sido eleito e não poder assumir. “É uma boa oportunidade de nós prefeitos falarmos sobre isso, nós dependemos do Estado. Nos faltaa segurança administrativa a nível de Estado, é impossível a gente conviver com essa situação e que se resolva o quanto antes. Eu sempre serei um defensor da soberania popular, precisa respeitar o voto na urna”, disse.

Salvaro não foi muito além em relação a pauta principal, João Rodrigues se limitou a dizer que será uma troca de experiência a respeito das ações contra a pandemia e, Orvino não respondeu à tentativa de contato, mas o fato é que um apoio à volta de Carlos Moisés e um pedido de celeridade no processo de impeachment, estará na mesa, afinal, prefeitos de várias cidades estão preocupados com os efeitos da instabilidade política que o governo interino de Daniela Reinehr (sem partido), tem trazido ao estado.

Influência da decisão

Na semana passada quando divulguei que, tanto o pedido de arquivamento apresentado pela subprocuradora geral da República, Lindôra Araújo, quanto a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves, de arquivar o inquérito contra o governador afastado, Carlos Moisés da Silva (PSL), teria influência no processo de impeachment, recebi algumas críticas e até mesmo a acusação de estar divulgando fake news. Na sexta-feira, o presidente do Tribunal Misto do Impeachment, Ricardo Roesler, decidiu incluir a decisão ao processo. Com certeza, o desembargador não iria incluir se não houvesse influência alguma. Aqui no SCemPauta, antecipamos os fatos e trabalhamos com a lógica para sempre lhe bem informar.

Análise dos juízes

O arquivamento das investigações contra o governador afastado, Carlos Moisés da Silva (PSL), no Superior Tribunal de Justiça no âmbito do caso Veigamed, será colocado à disposição dos integrantes do Tribunal Misto do processo de impeachment. Isso quer dizer que, se for um julgamento meramente político, aí sim poderá não ser levado em conta, agora, se a análise dos julgadores se basear na justiça, o caminho será o arquivamento do processo de impedimento, sendo possível até mesmo acreditar, que poderá ter mudança de voto entre os desembargadores.

Daniela defende

Os deputados estaduais Jessé Lopes (PSL) e Ana Caroline Campagnolo (PSL) protestaram contra as novas nomeações da governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido). Alguns dos recém nomeados já atacaram publicamente o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Apesar de se se autointitular bolsonarista, Daniela nomeou nomes vinculados aos governos Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), enquanto as indicações bolsonaristas foram barradas. Em entrevista para o SBT, a interina negou que os novos nomes foram indicações de Gelson Merisio (PSDB), o que surpreendeu aos bolsonaristas. Enquanto isso, continuo aguardando uma entrevista com Daniela.

Indicação de Paulinha?

Antes fiel ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL), a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), parece que decidiu dar a sua fidelidade à governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido). Além das constantes conversas, um servidor do gabinete de Paulinha na Assembleia Legislativa, Luiz Henrique Fontão, acaba de ser nomeado para o cargo de diretor de Patrimônio Cultural do Estado. Segundo uma fonte, mais duas nomeações a pedido de Paulinha estariam para ser confirmadas nesta semana. “Se hay poder, estoy”.

Não pegou bem

Hospitais filantrópicos de duas regiões entraram em contato com a coluna, reclamando da postura da nova secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. O fato dela ter dedicado os dois últimos finais de semana somente para visitar Lages, sua base eleitoral, levanta suspeitas sobre o seu trabalho técnico.

Sem trabalho

O secretário de Estado da Infraestrutura, Leodegar Tiscoski, teria dado uma ordem. Aos finais de semana é proibido perturbá-lo. Mesmo que haja uma emergência no setor, que somente de segunda a sexta-feira ele poder ser incomodado.

Encontro em Jaraguá

Eleição esteve na pauta do encontro

O senador Jorginho Mello (PL) desembarcou em Jaraguá do Sul durante o final de semana. Ele almoçou com o prefeito Antídio Lunelli (MDB), o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e com a presidente do Podemos no município, Emanuela Wolff, que também é chefe de gabinete de Lunelli. Na mesa, o prato principal foi as eleições do próximo ano, afinal, dois pré-candidatos ao Governo do Estado estavam a mesa.

Em defesa da polícia

Hoje o secretário de Segurança de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, fará a sustentação oral em nome da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), no Supremo Tribunal Federal. Em pauta, as restrições a operações policiais no Rio de Janeiro impostas pelo ministro, Luiz Edson Fachin.

Questionamento

A deputada federal Caroline de Toni (PSL), pediu explicações ao coronel Charles Alexandre Vieira, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, sobre o anúncio de que serão adquiridas quatro viaturas com alcance para grandes alturas através de escadas e plataformas. Ao todo, o investimento do Estado deve ser de R$ 30 milhões, em duas viaturas Auto Escadas Mecânicas e duas Auto Plataformas Aéreas. Uma das justificativas da parlamentar, é que há um baixo número de ocorrências em prédios altos.

Cofeci – Creci

O sistema COFECI – CRECI está em ano eleitoral para o triênio 2021/2024. A atual gestão deve se dividir em duas chapas, que terão como líderes o atual presidente, Antônio Moser, e seu atual diretor secretário, Almir Gustavo Oliveira. Como alternativa, se desenha a possibilidade de uma terceira chapa liderada por Sandra Pires, que não faz parte da atual gestão.

Pirata

Ainda em tempo é de se lamentar a morte do radiodifusor e vice-presidente da Acaert, Rogério Pereira Pirata. Ele era sócio das rádios Nevasca FM e Difusora FM. Dinâmico, foi pecuarista e produtor rural, principalmente no setor da fruticultura, tornando-se líder nacional. Fundou e presidiu a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP). Presidiu várias vezes a Festa Nacional da Maçã. Na política, fundou partido, foi vereador, secretário municipal e vice-prefeito, inclusive, criou o projeto para o hino de São Joaquim. Poucos dias após a sua esposa falecer de Coronavírus, ele também acabou não resistindo.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!