Santa Catarina passa a contar com Observatório Estadual de Violência Contra a Mulher. Nesta quarta-feira, dia 31, às 17h, no Palácio Barriga Verde,  acontece a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado (Secretarias do Desenvolvimento Social, da Segurança Pública, Educação, Saúde e o CEDIM); Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e UFSC.

O Observatório catarinense vai monitorar, registrar e analisar os dados intersetoriais relacionados à violência contra mulheres e meninas, necessários para embasar a proposição de políticas públicas de enfrentamento.

A assinatura do termo é o último passo para tirar do papel a lei estadual 16.620/2015, de autoria da então deputada Ana Paula Lima (PT), e que por seis anos permaneceu sem regulamentação. Sua implementação foi coordenada pela deputada Luciane Carminatti (PT), por meio da Bancada Feminina da Alesc.

O OBVM-SC vai funcionar no térreo da Alesc. O presidente Mauro de Nadal (MDB), reconheceu a importância do organismo e abriu espaço na Casa para sediá-lo.

Gean Loureiro preside consórcio nacional de vacinas

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), assumiu a presidência do Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, formado por 2,6 mil cidades o que corresponde a 150 milhões de habitantes.

O consórcio terá o apoio da iniciativa privada e, além de compra direta, está em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para que o percentual de vacinas para o Brasil seja elevado.

Gean Loureiro será o convidado do Maria Helena Entrevista desta semana.Não deixe de conferir aqui no SC em Pauta na quinta-feira (1º).