Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Até esta próxima sexta-feira (26) quando acontecerá a sessão online a partir das 09h, para a definição da admissibilidade, ou não, do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) relacionado a compra dos respiradores da Veigamed, o assunto principal na Casa D’Agronômica será esse.

Se por um lado, há uma confiança em relação ao voto dos cinco deputados contra o prosseguimento, por outro, a dúvida é grande quanto ao voto dos cinco desembargadores.

O governador se apega ao fato de praticamente ter sido absolvido pelo Ministério Público, pelo Tribunal de Contas e Polícia Federal, o que de fato lhe dá algumas vantagens em relação ao primeiro processo de impedimento, quando foi afastado do cargo, mesmo assim, não há nada garantido quanto ao voto dos magistrados.

A verdade é que além da questão jurídica que hoje, favorece a Moisés, também não há clima político para o afastamento de um governador em pleno enfrentamento de uma pandemia, que impõe um forte trabalho do Estado e, acredite, isso também influenciará na votação. Em suma, Moisés sairá na sexta-feira, absolvido e novamente vivo, para o jogo político do próximo ano.

 

Movimentos contra Moisés

Foram identificados alguns movimentos partindo do segundo escalão do Governo do Estado, contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Não foi especificado quais seriam esses movimentos, mas as ações foram identificadas por lideranças próximas a Moisés. Segundo uma fonte, as ações teriam partido de filiados do MDB ligados ao senador Dário Berger, que teria alguns indicados no governo. Entrei em contato com o senador, porém, ele não respondeu.

 

Adiar a prévia

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira vai pedir o adiamento da prévia do MDB, que decidirá quem será o pré-candidato a governador pelo partido. A data ficou acertada para agosto. Falando como médico e liderança emedebista, Pinho Moreira me disse que é muito arriscado envolver a militância em um movimento que poderá provocar aglomeração, em um momento em que é preciso todos os esforços para evitar a propagação do Coronavírus.

 

Merisio com o MDB?

Uma fonte relatou que o ex-deputado estadual, Gelson Merisio (PSDB), teria conversado com lideranças do MDB, sobre a possibilidade de ele ser o candidato ao Senado pela chapa onde os emedebistas estiverem. É todo mundo conversando com todos e, até mesmo, vale conversar com um velho adversário.

 

Compra cancelada

Uma compra no mínimo, estranha, foi cancelada a mando do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB). O coordenador de Saúde e Assistência do parlamento, Marcelo Celtro, pediu no dia 10 de março a compra sem licitação de 1.200 caixas de medicamentos como Ivermectina e Azitromicina. De acordo com servidores que tiveram acesso aos documentos, Celtro teria afirmado que são remédios aprovados pela Anvisa e Ministério da Saúde no tratamento precoce contra o Coronavírus, o que não é verdade.

 

Fora das comissões

Por decisão do desembargador, Hélio David Figueira dos Santos, a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, teve negado um agravo de instrumento que visava mudar a decisão da primeira instância, que a mantinha suspensa do PDT. Desse modo, Paulinha deve ser afastada das comissões permanentes da Assembleia Legislativa onde é integrante. “Não se está aqui fazendo qualquer juízo de valor sobre o ato decisório de suspensão provisória ser ou não devido, porque esse exame não se encontra na esfera de competência deste Poder Judiciário Estadual, mas, sob a ótica da legalidade, é inviável se considerar, em sede de cognição sumária típica de agravo de instrumento, que não houve justa causa e nem estavam presentes os requisitos do art. 56, alínea “j”, do Estatuto do PDT, para aplicação da penalidade temporária”, escreveu o magistrado.

 

Deputados ficam

Enquanto o presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet, deseja chegar a um acordo para a expulsão dos deputados estaduais filiados ao partido, por outro, como num jogo de xadrez, os parlamentares decidiram ficar até a janela para a troca. Apenas Sargento Lima já pediu a liberação. Entre os que não querem sair agora, o argumento é de que Schiochet deseja se apropriar dos espaços pertencentes ao partido na Alesc, para fortalecer o projeto pesselista para o próximo ano.

 

Grande Florianópolis

Os prefeitos da região da Grande Florianópolis decidiram, ontem, seguir o decreto estadual. Se não houver resultados mais significativos até o próximo dia 5 de abril, já tem prefeito pensando em medidas mais duras. O prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), me disse que achou importante a medida tomada em conjunto, pois não é o momento de divisões. “Estaremos juntos, atentos para que se for necessário, tomemos outras medidas para garantir o afastamento”, me disse Orvino.

 

Prefeitos se reúnem

O presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David, se reuniu ontem com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), para juntos buscarem soluções integradas para a nova onda da pandemia. Assim como já aconteceu em outras regiões do estado, a região da Amunesc registra um grande número de casos ativos aliado a um crescimento no índice de transmissibilidade. A consequência dos dados é, também, o aumento no número de casos graves com necessidade de internação. Segundo levantamento, 97 pacientes aguardam vagas em UTI na região.

 

Uso do Cepap

Protocolos utilizados em outras regiões serão adotados nos municípios da região da Amunesc, para tentar diminuir o agravamento da doença e a necessidade de intubação. Profissionais de Manaus já estão em Joinville para treinar as equipes locais no uso do CPAP, equipamento utilizado em casos de apneia do sono para enviar fluxo de ar às vias respiratórias por meio de uma máscara. Os resultados do uso deste equipamento foram fundamentais para Manaus vencer a falta de leitos e de oxigênio em janeiro deste ano.

 

Economia

A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa recebe, hoje, representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio). A reunião será às 17h. De acordo com o presidente da comissão, deputado Jair Miotto (PSC), são esperados o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, e o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt. Os dois foram convidados pelos membros do colegiado para apresentarem um panorama da indústria e do comércio diante do agravamento da pandemia da Covid-19.

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!