Os 22 prefeitos da Região da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, após duas reuniões nesta segunda-feira (15), decidiram por adotar de forma colegiada medidas para enfrentamento à Covid-19, de forma mais restritiva que o Decreto estadual.

Por meio de decreto que cada município editará, ficam suspensas as atividades previstas no art. 1º do Decreto Estadual n. 1.200/2021, das 18 horas às 6 horas, no período de 16 de março de 2021 a 23 de março de 2021.

Os estabelecimentos responsáveis por atividades essenciais poderão funcionar desde que cumpram as medidas sanitárias e o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de sua capacidade.

Aulas somente online e o transporte público, estabelecimentos bancários, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, seguem o Decreto estadual nº. 1.200/2021.

A circulação de pessoas em praias, parques e áreas de lazer também está proibida, bem como a realização de eventos sociais e técnicos de qualquer natureza, o funcionamento de casas noturnas, shows e espetáculos, entre outras.

Os prefeitos também vão aguardar as decisões do Estado a partir da recente decisão judicial de regularização do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde) e para o atendimento as decisões técnicas que venham a ser apontadas para o enfrentamento a pandemia.

A região da Grande Florianópolis vem apresentando nível gravíssimo a três semanas com alto índice de contaminação e mortes por Covid-19. Foram registrados desde o início da pandemia até esta segunda-feira, 147.195  casos, sendo 139.766 recuperados e 1350 óbitos. Os hospitais públicos e privados da região beiram os  100% de lotação.

Na segunda-feira, dia 22, os prefeitos voltarão a se reunir para avaliação das medidas adotadas. Os municípios da Granfpolis são: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antonio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.