Nos corredores do Ministério Público do Estado, é forte a informação de que ainda hoje, ou no máximo amanhã, o procurador Geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando Comin, ingressará com uma ação na justiça pedindo a decretação de lockdown em todo o estado por 14 dias. A informação ainda não é confirmada oficialmente.

Comin já havia advertido que poderia tomar uma decisão mais dura, caso entendesse que o Governo do Estado não adotou as medidas necessárias para conter o avanço do Coronavírus. “As declarações que ele deu nos últimos dias é um sinal”, me respondeu uma fonte ligada ao MP, que não quis passar mais detalhes e nem confirmar.

A decisão teria sido tomada hoje, na reunião entre Comin e integrantes do Gabinete Gestor de Crise do MP. Na avaliação feita, as restrições parciais adotadas pelo governo até o momento, não foram suficientes para conter a contaminação da população. Os membros do Ministério Público se mostraram preocupados, pois 403 pacientes se encontram na fila de espera por um leito de UTI SUS Adulto.