A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) deve enviar até segunda-feira (08), um documento para a Rússia com o pedido de compra de mais de 3 milhões de doses da vacina Sputnik V. Os prefeitos interessados têm até amanhã, para enviar um pedido formal assinado a mão e reconhecido em cartório, já que as autoridades russas não reconhecem a assinatura eletrônica. Pelo menos duas reuniões virtuais já foram realizadas.

A vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e financiada pelo Fundo Soberano Russo tem 91% de eficácia e, é em duas doses. De acordo com o consultor em Saúde da Fecam, o ex-deputado Jailson Lima, mais de 200 municípios devem adquirir o imunizante contra o Coronavírus. “Somos a primeira federação de municípios do país, a efetivamente adiantar a compra de vacina”, destacou Lima, que é médico.

O que chama a atenção, é que o Governo Federal que adquiriu 10 milhões de doses, teria pago segundo informação apurada com fontes em Brasília, o valor de US$ 11,20, enquanto a negociação com a Fecam chegou ao valor de US$ 9,75. “O detalhe é que o pagamento somente será efetuado após a entrega das doses e certificado pela Anvisa”, explicou o consultor da federação.

A partir do envio da documentação, o laboratório terá até 72 horas para responder se atenderá a demanda. A partir da compra, a entrega deverá ser efetuada em até 20 dias.

Jailson disse ainda que o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina, foram convidados a acompanhar todo o processo.

 

Confisco de vacinas

 Em reunião com prefeitos em Brasília, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que todas as vacinas que entrarem no Brasil, obrigatoriamente terão que passar pelo Ministério, caso contrário, serão confiscadas. Jailson Lima lembra que há duas decisões, tanto do Supremo Tribunal Federal, quanto da Câmara Federal, garantindo a municípios e estados que adquiram o que for necessário caso o Governo Federal atrase, ou não cumpra as ações necessárias. “E depois a conta pode ser mandada para o Governo”, afirmou Lima.

Eu tive acesso ao número de vacinas que serão adquiridas por alguns municípios via Fecam. Joinville comprará 400 mil doses, Chapecó 100 mil, Lages 60 mil, Blumenau 120 mil doses, Itajaí 200 mil doses, Criciúma 174 mil e Balneário Camboriú 60 mil doses. Florianópolis resolveu participar de um consórcio que está sendo criado pela Frente Nacional de Prefeitos, que deve comprar para grandes capitais e cidades de grande porte. São José deve seguir o mesmo caminho.