Completamos um ano do primeiro caso de Covid no Brasil com o aumento no número de casos e hospitais em colapso em todas as regiões do país e com o triste registro de mais de 250 mil mortes. No mundo as mortes ultrapassam 2,5 milhões.

Mesmo frente a este cenário com mais mortes que nas guerras, em muitas cidades catarinenses foram necessárias ações da força de segurança para impedir aglomerações em festas e áreas de lazer.

Há de se lastimar o comportamento de muitos de nossos governantes que não traduzem bons exemplos e atenção às suas populações. Mas o que dizer daqueles que precisam de repressão para não promover aglomerações e colocar em risco suas vidas e as dos outros: O que falta às pessoas que agem desta forma? Maturidade cívica?

O primeiro final de semana de suspensão das atividades não essenciais de acordo com o decreto 1.172, registramos a segunda maior taxa de distanciamento social segundo dados da plataforma Inloco, divulgados pelo Governo do Estado. São Pedro deu uma mãozinha e mandou chuvas para praticamente todas as regiões, e nossas polícias e guardas municipais agiram pra valer.

Os governos anunciam mais recursos para a Saúde. O Governo Federal editou Medida Provisória destinando mais R$ 2,8 bilhões. Em Santa Catarina a semana começa com reuniões com representantes de hospitais e novo chamamento público será lançado para a contratação de vagas dos hospitais privados e, para tal, o governo dispõe de R$ 600 milhões. Os municípios se mobilizam dentro de suas possibilidades financeiras e legais.

Façamos a nossa parte cuidando de nós e dos outros e que a nova semana nos traga boas notícias tais como: queda nas mortes, nos contágios e mais e mais vacinas para a nossa imunização. Oxalá!