Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Conversei ontem à noite com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, sobre as medidas que serão adotadas pelo Governo do Estado em relação ao agravamento das contaminações pelo Coronavírus. Conforme escrevi quando noticiei antes mesmo da publicação oficial do governo, as medidas foram mais brandas do que o esperado, frente a gravidade da situação.

De acordo com Ribeiro, o Estado deu um primeiro passo e intensificará a fiscalização através de policiais que estão sendo treinados para essa função. Já aos prefeitos, será possível endurecer ainda mais as medidas de acordo com a situação de suas regiões. “Temos que trabalhar em conjunto com os prefeitos”, disse o secretário.

Já quanto ao agravamento em todas as regiões, mais leitos serão instalados, inclusive, alguns já estão sendo habilitados na Grande Florianópolis. Já em Blumenau, Motta Ribeiro informou que já pediu ao secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, que reabilite 49 leitos. Em Joinville também serão ativados mais leitos nos hospitais locais.

Também questionei o secretário a respeito da compra direta de vacinas, o que foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal. Ribeiro acredita que não será possível, explicando que já há uma grande demanda dos países que pagaram adiantado pelas doses e ainda não as receberam. Mas o secretário deixou em aberto a possibilidade caso haja vacina autorizada pela Anvisa disponível no mercado, o que segundo ele, para o momento é quase impossível.

 

Mais vacinas

Um novo lote com 48.200 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis ontem à noite. Essa foi a segunda remessa de doses que o Estado recebeu em apenas um dia. Pela manhã, Santa Catarina havia recebido um lote com 59.500 doses da Oxford/AstraZeneca. As duas remessas somam um total de 107.700 doses recebidas em apenas um dia. A distribuição para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde, será feita hoje.

 

Distribuição

As 59.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca serão distribuídas de forma integral, sem reserva da Dose 2 (D2), tendo em vista que o intervalo entre a D1 e a D2 desta vacina é de 12 semanas. No caso da vacina Coronavac/Butantan, será distribuída apenas metade das doses recebidas para a aplicação da Dose (D1), considerando que o intervalo dessa vacina é menor, de 2 a 4 semanas. Desta forma, serão enviadas 83.600 doses aos municípios. Essa forma de distribuição segue recomendação do Ministério da Saúde.

 

Grupo Pós-Covid

A organização de um protocolo para atender aos pacientes de Coronavírus que receberam alta hospitalar e, que tiveram sequelas graves é o principal objetivo do grupo de trabalho GT Pós-Covid, que será instituído pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Saúde. Autora do requerimento para a composição do GT, a deputada estadual Ada de Luca (MDB) foi designada para coordenar as ações. “Nós não vamos gerar custos para o Estado, nós vamos organizar a estrutura já existente e oferecer apoio ao cidadão”, afirmou Ada. O primeiro passo será um levantamento geral sobre as ações prestadas aos pacientes catarinenses que recebem alta.

 

Mobilização pela vacina

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), reuniu o grupo técnico da Secretaria de Saúde para fazer análise e levantamento de dados, que possibilitem ao município a compra direta de vacinas, para acelerar o processo de imunização na cidade. “Temos todo o interesse em fazer uma cobertura vacinal mais rápida, primeiro para a salvaguarda da saúde da nossa população, especialmente a dos idosos e com comorbidades, depois para que seja mantida ativa a nossa economia que tem no turismo um de seus principais motores, justamente um dos setores mais atingidos pela pandemia”, explicou o prefeito.

 

Fora das comissões?

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), possivelmente terá que sair das comissões das quais faz parte na Assembleia Legislativa. Em litigio com o PDT, a parlamentar não pode falar em nome do partido e, conforme ela mesma cita em sua alegação “o perigo da demora por sua vez decorre do fato da agravante, a partir da suspensão dos direitos partidários, estar impedida de falar em nome do PDT/SC perante a Assembleia Legislativa, além de que, consoante disposto no art. 34 do Regimento Interno da ALESC, entre outras restrições ao livre exercício do mandato, acarretar a desvinculação automática das vagas nas Comissões Legislativas”, destacou. A justiça não acatou o recurso da parlamentar e a situação de Paulinha ficará para a mesa diretora da Alesc resolver.

 

Governo Daniela?

De acordo com informações de bastidores, mais um nome que teria sido procurado pela vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), que estaria se movimentando para montar um governo, contando com afastamento do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), no segundo processo de impeachment, seria o do ex-deputado federal, Valdir Colatto. O atual diretor de Serviço Ambiental do Governo Federal, também estaria pensando em se desfiliar do MDB.

 

Diretoria na Alesc

O jovem colega, Dayan Schütz, será o novo diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa. Ele é um profissional da máxima confiança do presidente do parlamento, Mauro De Nadal (MDB), já que há alguns anos trabalha como assessor de comunicação do deputado. Schütz é especialista em marketing digital.

 

Contorno viário

A pedido do senador Esperidião Amin (Progressistas), o diretor na Agência Nacional de Transportes Terrestres, Davi Ferreira Gomes Barreto, encaminhou o cronograma de obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. O término da obra está previsto para 31 de dezembro de 2023.

 

Assédio em Criciúma

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou provimento a um recurso, em que o Facebook pedia a suspensão da decisão judicial de primeira instância, que determinou à filial brasileira da empresa que forneça dados dos perfis de dois professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), investigados por assédio sexual de estudantes em Criciúma. Caso descumpra a determinação, a empresa deverá pagar multa diária no valor de R$ 50 mil. A suspeita é de que os professores se valiam de sua condição para assediar alunas do IFSC, com o propósito de obter algum tipo de relacionamento sexual com as estudantes.

 

Rodovias

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) vai apresentar juntamente com o secretário de Estado de Infraestrutura, Thiago Vieira, os projetos de engenharia da SC-154, entre Vargeão e Ipumirim, e da SC-350, entre Abelardo Luz e Passos Maia. As obras são bandeiras do mandato do deputado e são demandas importantes da região. Hoje serão duas apresentações dos respectivos projetos para autoridades locais e imprensa: às 15h30 em Ipumirim e às 17h30 na cidade de Vargeão. Amanhã mais dois encontros: às 9h em Passos Maia e às 11h em Abelardo Luz.

 

Lagoa da Conceição

O Ministério Público Federal manifestou-se favoravelmente às medidas liminares requeridas à Justiça Federal, pela Rede de Organizações (ONGs) da Mata Atlântica, sobre os danos e riscos ambientais representados pelo rompimento dos taludes da lagoa de vapoinfiltração, do sistema de tratamento de esgotos sanitários da Lagoa da Conceição, de responsabilidade da Casan, em Florianópolis. A ação foi direcionada à concessionária do serviço público, sua diretora-presidente e seu diretor de expansão. Na manifestação, a procuradora da República, Analúcia Hartmann, lembra que as liminares solicitadas pela ONG requerem medidas judiciais que dizem respeito à segurança de que efetivamente haverá conhecimento pleno dos efeitos, mitigação dos danos e recuperação ambiental da área de restinga, dunas, praia lagunar e Lagoa da Conceição.

 

Zurich Airport Brasil

Desde setembro de 2020, a gestão dos aeroportos 100% operados pelo grupo Zurich Airport no Brasil foi unificada. Como parte deste processo de integração e visando uma identidade única para o seu crescimento e longevidade, o grupo adota o nome Zurich Airport Brasil para a empresa que administra os aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória. A diretoria executiva permanece com a mesma estrutura. Ricardo Gesse é o CEO da Zurich Airport Brasil, responsável pelos 3 aeroportos. Tobias Markert é o CEO da Zurich Airport Latin America, à frente das operações na América Latina.

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!