A primeira comissão a abrir os trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina está em consonância com os anseios de todos nós – a de Saúde. O deputado Neodi Saretta (PT) foi reconduzido à presidência e o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) à vice-presidência.

No dia 24, às 9 horas, já está agendada uma audiência pública para que a Secretaria de Estado da Saúde apresente aos deputados o relatório de prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2020.

Saretta disse à coluna que o Estado está se esforçando para fazer o combate a pandemia. No entanto, segundo ele, é preciso avançar muito. “Temos muitas regiões, muitos hospitais sobrecarregados, precisamos mais leitos, mais equipamentos, mais pessoal”, defendeu.

A vacinação em Santa Catarina  está devagar, diz Saretta, em razão da pouca oferta de vacinas. “O Brasil demorou para fazer as parcerias, tem poucas vacinas compradas e isto é uma grande dificuldade  e, em segundo lugar, a demora na questão da imunização nos municípios”.

O presidente da Comissão de Saúde da Alesc defende que o estado seja o  protagonista e busque parcerias. “Nas regiões com maior contágio, como no Oeste e Extremo-Oeste, o Estado e os municípios precisam agir com rigor e ter a coragem também de verificar onde está a situação alarmante e ver quais as restrições necessárias”, defende.

A Comissão de Saúde também é integrada pelos deputados Maurício Eskudlark (PL), José Milton Scheffer (PP), Valdir Cobalchini (MDB), Jair Miotto (PSC) e Ada Faraco de Luca (MDB).

As demais comissões devem ser instaladas no decorrer da próxima semana. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), comunicou ao Plenário, na sessão ordinária desta quinta-feira (18), a edição dos dois atos da presidência (nº 3/2021 e nº 4/2021) que formalizam os integrantes das 21 comissões permanentes do Parlamento catarinense, já publicadas no Diário Oficial da Assembleia.

Mudanças no PL de Florianópolis

O empresário Eduardo Usuy assumirá a presidência do Partido Liberal (PL) de Florianópolis. Uma reunião que formalizou a mudança aconteceu nesta quinta-feira (190, no escritório do senador Jorginho Mello, presidente estadual da sigla.

Usuy concorreu a vice-prefeito na chapa de Pedro Silvestre (Pedrão), do PL à prefeitura de Florianópolis. O advogado Filipe Mello passará o cargo para o empresário que promete focar seu trabalho na expansão da sigla em Florianópolis.