Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

O presidente da Assembleia Legislativa Mauro De Nadal (MDB) terá um grande desafio no aproximar do segundo semestre. As movimentações partidárias em ano pré-eleitoral, exigirão uma grande habilidade para manter a harmonia da casa frente aos interesses de cada partido.

O primeiro teste já começará na formação das presidências das comissões. Segundo um acordo realizado previamente, a deputada Luciane Carminatti (PT) deve comandar a Comissão de Educação, porém, o deputado Bruno Souza (Novo) lançou o nome de Ana Caroline Campagnolo (PSL), que mesmo sendo pega de surpresa, aceitou o desafio. Neste caso os deputados ficarão em meio a uma disputa ideológica o que deve gerar um grande risco para as duas partes, afinal, quem perder sairá enfraquecida do processo.

Outra disputa que começa a se desenhar é entre o deputado Marcos Vieira (PSDB) e o MDB pela Finanças. Há alguns anos o tucano preside a comissão, mas agora os emedebistas se interessaram e tem deputado do partido que defende o lançamento de um nome. Aparentemente o único ponto pacificado até o momento é a Comissão de Constituição e Justiça, que deve ser presidida por Milton Hobus (PSD).

Se por um lado as disputas começarão aos poucos a se desenhar, ao mesmo tempo os alinhamentos vão aparecendo. O PSL manteve o bloco com o PL sendo um indicativo de que alguns parlamentares bolsonaristas estarão com o senador Jorginho Mello (PL), que deseja disputar o Governo do Estado. Agora, uma aproximação que gera curiosidade é a do MDB e do Progressistas com o governador. Ambos os partidos têm pré-candidatos fortes à Casa D’Agronômica, e se lá na frente Carlos Moisés da Silva (PSL) decidir ser candidato, vão se afastar e sair do governo?

Uma fonte me disse que o clima de harmonia na Alesc automaticamente começará a mudar, na medida em que os partidos começarem a mostrar as caras de seus projetos. A grande questão é a dose dos possíveis enfrentamentos que poderá determinar um afastamento definitivo entre alguns partidos, ou a manutenção de uma porta aberta para um alinhamento mais à frente. Um casamento que deve entrar no jogo segundo algumas lideranças, terá a formação de uma ampla aliança entre o PSD, PSDB e Democratas, que neste momento, não tem deputado no parlamento catarinense, mas tem o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que é cotadíssimo para a disputa estadual. Se realmente confirmar, seria o embrião de uma nova superaliança estadual?

 

Sputnik V para SC

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) assinou um protocolo de intenções com a Câmara Brasil-Rússia na manhã de ontem. O objetivo é desenvolver relações econômicas e financeiras, porém, o principal interesse dos municípios é pela compra da vacina Sputnik V, fabricada pelo Instituto russo Gamaleya, para imunização contra à COVID-19. A formalização da parceria foi conduzida pelo presidente da Fecam, prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), com a participação virtual do presidente da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto Ramos, e com a participação do senador, Dário Berger (MDB).

 

Bolsonaro em SC

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) esteve em Santa Catarina e demonstrou que aqui no estado, mantém a sua força política ao conseguir aglomerar deputados, senadores e demais lideranças em seu entorno. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) também esteve entre os que queriam ficar perto de Bolsonaro. Recebeu o presidente na chegada com um forte aperto de mão e fez um discurso de reconciliação. O problema é que Bolsonaro desconfia até da sombra e, uma vez que alguém entra em rota de colisão com ele, é difícil mudar a relação. O encontro foi amistoso e o governador acerta ao tentar, pelo Estado, manter uma boa relação com Bolsonaro, agora, dizer que há uma reaproximação com o capitão, aí já são outros quinhentos.

 

Discurso

Em determinado momento de seu discurso, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), disse que ele e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foram eleitos sob a mesma bandeira. Neste caso o governador precisa clarear, pois, desde o início se afastou das pautas conservadoras de Bolsonaro e chegou a criticar alguns posicionamentos do presidente e de seus seguidores. Se Moisés optar por mudar o seu posicionamento somente para se reaproximar de Bolsonaro, corre o sério risco de perder o discurso de vez e alguns apoios na Alesc.

 

Napoleão defende união

O ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, entrou em contato para informar que mantém o seu apoio ao deputado estadual, Milton Hobus, para que permaneça na presidência estadual do PSD. Contrariando as informações de bastidores, Napoleão disse que nunca teve qualquer conversa sobre substituições na executiva estadual pessedista. “Sigo firme, no meu trabalho voluntário junto ao PSD, com toda disposição para, passo a passo, degrau a degrau, com pé no chão e humildade, e em harmonia com a base e a direção partidária, construir a condição para minha participação na eleição majoritária”, disse Napoleão, que ao lado de Raimundo Colombo e de Milton Hobus, é cotado para disputar o Governo do Estado. Ambos têm a bênção do ex-governador, Jorge Bornhausen, mentor de um futuro projeto estadual.

 

Na iniciativa privada

Enquanto se prepara para o projeto do PSD para o próximo ano, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, segue nas atividades no setor privado como professor universitário e advogado. Ele está em fase de conclusão do doutorado em direito e, afirma que voluntariamente, sem cargo ou função, tem buscado construir o fortalecimento do PSD.

 

Colombo apoia Milton

Uma fonte próxima ao ex-governador Raimundo Colombo, me disse que ele acha que o deputado estadual, Milton Hobus, deve continuar na presidência do PSD. “Eles inclusive estão trabalhando num planejamento tático bem interessante”, relatou.

 

Explicação

O senador Dário Berger (MDB) assinou o requerimento que foi aprovado ontem pelo Senado Federal, para discutir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a situação do Brasil na pandemia do Coronavírus e o plano de vacinação. A data ainda deve ser definida de acordo com a agenda do ministro. O requerimento é de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES). Por se tratar de convite e não de convocação, Pazuello não é obrigado a comparecer à sessão do Senado.

 

Impedimento

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Volnei Tomazoni, admitiu a alegação de impedimento do desembargador, Ernani Goeten de Almeida, relator do julgamento do processo contra o ex-prefeito de Lages, Elizeu Matos. A 2ª Câmara Criminal também foi declarada impedida de apreciar o recurso de apelação contra a decisão que condenou Matos em 1ª instância por fraude em licitação. A alegação foi apresentada pelo advogado Marlon Bertol. Agora, o processo será remetido ao Superior Tribunal de Justiça que se acolher o pedido da defesa, decretará a nulidade do julgamento em segunda instância.

 

Alívio da prisão

A juíza federal Janaína Cassol resolveu não ficar medindo força com o parlamento estadual e aceitou a decisão dos deputados de tornar nula a segunda prisão do deputado, Júlio Garcia (PSD), determinada por ela. O parlamentar terá que usar uma tornozeleira, mas agora pode sair de casa, mas sem ter contato com os demais investigados. Mesmo não sendo réu, Garcia foi preso na segunda fase da Alcatraz.

 

Mercosul

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) é o novo presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM). A entidade coordena as atividades de deputados estaduais brasileiros em assuntos que dizem respeito ao Mercado Comum do Cone Sul. Fundado em 2OO1 e com sede na Assembleia Legislativa, o colegiado tem atuado na integração parlamentar em assuntos de interesse comum com os demais blocos do Mercosul e com entidades congêneres. Naatz substitui o então presidente, deputado catarinense Altair Silva (Progressistas) que assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura. Entre as principais metas do novo presidente está a reativação do projeto da Rota do Milho, que consiste em buscar uma rota alternativa via Paraguai e Argentina.

 

CPI do Rio Mathias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Mathias da Câmara de Vereadores de Joinville, teve a primeira reunião de trabalho. Atual secretário de Infraestrutura do município, Jorge Luiz Correia de Sá, foi ouvido pelos vereadores, mas não acrescentou em nada devido ao pouco tempo em que está à frente do cargo. Criada na primeira sessão extraordinária do ano, em 18 de janeiro, a CPI deve apurar irregularidades nas obras de macrodrenagem do rio. Na prática, o objetivo da obra era ampliar a capacidade de escoamento do curso para evitar alagamentos na área central da cidade. A CPI é composta pelo presidente Wilian Tonezi (Patriota), pelo secretário Neto Petters (Novo), pelo relator Diego Machado (PSDB) e pelos membros Claudio Aragão (MDB) e Luiz Carlos Sales (PTB). O prazo de conclusão dos trabalhos é de 60 dias úteis, podendo ser prorrogado uma vez por mais 45 dias.

 

Restrição

 Com o aumento do número de casos de Coronavírus em Chapecó e a superlotação do Hospital Regional do Oeste, o prefeito João Rodrigues (PSD) anunciou novas restrições. Estão proibidos por uma semana, shows e eventos, além de que os restaurantes deverão fechar às 23h. Ainda ontem chegaram ao município mais 10 respiradores que permitirá a ampliação de leitos no HRO.

 

Cães Guias

A Escola de Cães-Guias Helen Keller é uma entidade não governamental (OSCIP), que promove a autonomia, independência e bem-estar das pessoas cegas, através da formação e duplas, pessoa cega/cão-guia. Situada em Balneário Camboriú, desenvolve um complexo trabalho de concepção de cães-guias, desde a sua programação genética, possuindo um plantel genético internacionalmente reconhecido, até a adaptação dos mesmos aos Clientes(pessoas cegas), para quem os cães são cedidos, sem nenhum custo.  O resultado desse processo tem um impacto profundo na vida dos deficientes visuais que têm a oportunidade de lançar mão do cão-guia em suas vidas, pela ampliação extrema da sua possibilidade de ir e vir, transformando suas vidas em uma dimensão que não poderia acontecer, senão com a própria visão. A ECGHK, como é conhecida a entidade, é a única escola de cães-guias no estado, provida pela inciativa de cidadãos e empresas catarinenses.

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!