O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), logo após aceitar o convite do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) para assumir a Secretaria de Estado da Educação, começou a estudar a pasta. Eu conversei com o futuro secretário nesta quarta-feira. Vampiro está consciente do grande desafio que o cargo lhe impõe e, para tal, confia na qualidade da equipe técnica da SED que cuida da estrutura pedagógica.

Vale lembrar que o deputado Vampiro foi o relator da Comissão Especial da Alesc que recomendou o acatamento da denúncia e autorizou a instauração de processo por crime de responsabilidade contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice-governadora Daniela Reinehr no caso da equiparação salarial dos procuradores do estado. O processo não foi aprovado posteriormente pela Comissão Mista.

A data da posse de Vampiro na Secretaria de Estado da Educação não está confirmada. Se a agenda do governador permitir poderá acontecer já na segunda-feira, dia 1º.

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 18 de fevereiro e a perspectiva da Secretaria é trabalhar com três modelos, que podem coincidir: 100% presencial, misto e 100% on-line, de acordo com a matriz de risco de cada região.

MDB no governo Moisés

O aceite de Luiz Fernando Vampiro para integrar o governo de Carlos Moisés não agrada alguns segmentos emedebistas do estado. Este é o caso de Filipe Schmitz, vice-prefeito de Antônio Carlos e presidente da Juventude do MDB.

Em recente encontro para o Maria Helena Entrevista sobre a participação dos jovens na política, Filipi me disse que sua preferência era pelo MDB fora do governo, aprovando matérias de interesse do estado, mas de olho nas eleições de 2022. Segundo ele, o senador Dário Berger (MDB) é o nome de seu partido para concorrer ao governo do estado.

A verdade veio à tona, diz Moisés

Recebi pelo WhatsApp na noite de ontem mensagem do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) com este título. A postagem se refere a decisão do Ministério Público de Santa Catarina pelo arquivamento do inquérito civil sobre as investigações relativas à conduta do governador Carlos Moisés da Silva na fraude dos respiradores. Assim como a Polícia Federal, também o MPSC não confirma participação do governador na compra dos 200 respiradores que, cabe lembrar, não foram entregues, com pagamento antecipado de R$ 33 milhões que, ainda, não sabemos onde foram parar.

SC pela Educação

A Federação das Indústrias (FIESC), em parceria com a Fecomércio, a FAESC e Fetrancesc, lança nesta quinta-feira (28) uma plataforma on-line que oferece uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às vagas anunciadas pelo setor produtivo. O lançamento da ferramenta ocorre a partir das 14 horas, durante reunião do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação, e pode ser acompanhado pelo canal da Fiesc pelo YouTube. A iniciativa marca o novo ciclo do Movimento SC pela Educação.