Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO! 

Seguem as conversas nos bastidores da Assembleia Legislativa. Ouvi alguns deputados que confirmaram o cumprimento do acordo para que Mauro De Nadal (MDB) seja o próximo presidente do parlamento.

Quanto a vice-presidência poderá haver uma disputa, já que o líder do PL, Ivan Naatz, indicou Marcius Machado para ser o vice no primeiro ano, enquanto Maurício Eskudlark ficará com o cargo no segundo ano. Acontece que Nilso Berlanda foi o nome escolhido para o primeiro ano através do acordo amplo, que envolveu todos os partidos. Machado ou Berlanda, somente saberemos nos próximos dias.

Já a Comissão de Constituição e Justiça deverá ser presidida pelo PSD, enquanto as Finanças, que o PSDB pretende manter com Marcos Vieira na presidência, tem no MDB um forte interessado. A Comissão de Educação ficará com Luciane Carminatti (PT).

 

Líder do MDB
Dois parlamentares emedebistas confirmaram a informação que adiantei ontem, que o deputado estadual, Valdir Cobalchini, deve assumir a liderança da bancada na Assembleia Legislativa.

 

Vampiro responde

Está marcado para hoje o anúncio da decisão do deputado estadual, Luiz Fernando Vampiro (MDB), se aceita assumir a Secretaria de Estado da Educação. O parlamentar já começa a ser pressionado a dar uma resposta. Segundo uma fonte, Vampiro está perdendo o “time” ao demorar na tomada da decisão, situação que somente serve para sustentar alguns movimentos dentro da Educação pela permanência de Natalino Uggioni. Uma fonte emedebista me adiantou que Vampiro dirá sim.

 

Buscando os bolsonaristas

O senador Jorginho Mello quer pelo menos, boa parte dos parlamentares bolsonaristas do estado filiados ao seu partido, o PL. Nesta semana se reuniu com a deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo (PSL). Outro nome da bancada estadual procurado por Jorginho, foi Sargento Lima (PSL). Para completar, da esfera federal o senador está de olho nos deputados, Caroline de Toni (PSL) e Daniel Freitas (PSL). Resta saber se há um acordo com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que permita as filiações, já que ele busca um partido para se filiar e poderia levar essas lideranças com ele.

 

De olho em 2022

A deputada federal Geovânia de Sá começa a se movimentar nos bastidores, para estar na chapa majoritária ao Governo do Estado. Acontece que a presidente estadual do PSDB somente dará os passos que o seu padrinho político permitir. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que colocou Giovânia no cenário, também deseja ser o nome tucano na disputa para a qual se credenciou, após uma reeleição folgada. Quem ainda corre por fora tentando se alinhar com as lideranças do PSDB de São Paulo, é Gelson Merisio. A ideia é construir um espaço de cima para baixo.

 

Bolsonaro em SC

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) estará em Florianópolis no próximo dia 4 de fevereiro. Em evento marcado para a Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, ele entregará 225 automóveis para a rede de assistência social. Os veículos foram adquiridos através de emenda da bancada catarinense.

 

Notícia promissora

Os voluntários vacinados com a tríplice viral tiveram redução de 54% de chance de ter sintomas de Covid-19, enquanto o risco de serem internados caiu para 74%. Esses são os dados de uma pesquisa que está sendo realizada pelo Centro de Pesquisa do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). As informações ainda são preliminares. A tríplice viral, como é conhecida a vacina MMR, que age contra sarampo, caxumba e rubéola, usa microorganismos vivos e atenuados. Vários estudos têm demonstrado que esse tipo de imunizante apresenta uma excelente resposta imunológica a vários outros agentes, a chamada imunidade heteróloga. Desde julho, os pesquisadores catarinenses estão estudando o seu efeito na prevenção e na severidade da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Os estudos devem ser concluídos em março.

 

A análise

De acordo com o professor Edison Natal Fedrizzi, coordenador do estudo, uma “análise interina” é realizada quando já é possível verificar a eficácia de uma substância em relação ao placebo. “Não é a análise final. No decorrer do estudo, vamos fazendo algumas análises para avaliar possíveis efeitos colaterais e a eficácia do tratamento. Quando a gente tem um resultado significante, que está demonstrando a realidade, já começamos a divulgar porque provavelmente ele vai se manter ou melhorar até o final do estudo”, explicou. “Estes resultados são bastante animadores, pois trata-se de uma vacina não específica para o novo coronavírus, mas que mostrou resultados de eficácia semelhante a algumas vacinas específicas divulgados recentemente. Em hipótese alguma a vacina tríplice viral irá substituir a vacina específica. No entanto, seria muito útil se fosse possível vacinar os grupos não prioritários com esta vacina até que tenhamos a disponibilidade de vacinar toda a população com as novas vacinas contra a COVID-19”, diz a nota. O estudo da UFSC também está avaliando por quanto tempo a tríplice viral age contra o coronavírus. A hipótese é de que seja de três a seis meses, caso o paciente receba uma dose, ou oito meses a um ano, no caso de duas doses.

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!