Bancada catarinense do PL

O senador Jorginho Mello (PL) confirma que vem mantendo conversas com os deputados estaduais Ana Campagnolo e Sargento Lima, ambos do PSL, que poderão ingressar no PL. As conversas estão adiantadas. Se a mudança de sigla dos dois parlamentares se confirmar, a bancada do PL no Parlamento catarinense passa a contar com seis deputados.

Presidente de volta a Santa Catarina

O senador catarinense também confirma a vinda a Santa Catarina do presidente Jair Bolsonaro, agendada para o dia 4 de fevereiro.

Acompanhado do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o presidente vem a Florianópolis para participar de solenidade de entrega de 225 automóveis para a rede de assistência social do Estado, adquiridos em parceria do ministério e a bancada federal, por meio de emenda. Ao todo serão beneficiados 147 municípios.

Discussão política das vacinas

Patéticas as discussões públicas entre o governo de São Paulo e o governo federal quando o foco são as vacinas contra o coronavírus. Lembra enredo de novela como a da década de 80 “Vale Tudo”, que pela necessidade de ser espichada para sua permanência no ar,  eternizou a pergunta “quem matou Odete Roitman”. Neste caso se presume que embates deste tipo se estendam até 2022.

A mais recente foi desencadeada pela informação de que a China liberou 5,4 mil litros de insumos para a produção da CoronaVac. Sabe-se que ainda é insuficiente e é isso que importa aos brasileiros ávidos pela imunização.

A China precisa vacinar sua própria população. Até agora, apenas cerca de 10 milhões de pessoas de um total de 1,4 bilhão foram imunizadas.

Junto com a Índia, a China é uma das maiores produtoras de insumos do mundo. Cerca de 35% do material usado no Brasil para vacinas é do país asiático de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fator China

E falando em China, recebo do amigo Henry Uliano Quaresma, um dos mais conceituados profissionais nas áreas Industrial, de Relações Institucionais e de Negócios Internacionais, atual CEO da Brasil Business Partners, a 3ª edição de seu livro “O Fator China e os  Novos Negócios”, da editora Aduaneiras. Uma leitura obrigatória para quem deseja entender sobre os caminhos que levaram a China à potência global que se tornou.

Em recente entrevista que me concedeu, Henry Quaresma defendeu que o Brasil não deve ver a China como ameaça e sim como um mundo de oportunidades para empresas e investidores.

Diagnóstico Socioeconômico

O recém criado Colegiado de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), vai se reunir online na próxima quinta-feira, dia 28, e apresentar aos novos e atuais gestores municipais informações relevantes nas esferas estadual e federal, apresentar boas práticas para o setor, além de lançar a parceria da Federação com a empresa Gove Digital que disponibilizará a todos os 295 municipais o Diagnóstico Socioeconômico com 50 indicadores relevantes para gestão mais eficiente dos municípios.

Segundo o coordenador do Colegiado, Piter Santana, também será feita a  apresentação da recém assinada Política Nacional de Modernização do Estado. Florianópolis será a cidade escolhida para o piloto com mais de 300 mil habitantes.

Para quem se interessar o link é https://bit.ly/3oj1GE1