SC recebe 100 respiradores do Ministério da Saúde; deputado alega interferência do Judiciário no combate à pandemia; e mais
SC recebe 100 novos respiradores
O Governo do Estado recebeu 100 novos ventiladores pulmonares para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Os equipamentos foram repassados pelo Ministério da Saúde e chegaram ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São José, na manhã deste sábado, 26. Segundo o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, o repasse do Ministério da Saúde atende a um pedido da própria SES.
A Secretaria de Estado da Saúde realiza uma análise das unidades hospitalares que mais necessitam dos ventiladores para, em seguida, encaminhá-los aos hospitais. Os respiradores de UTI enviados pelo Ministério são do modelo Vyaire IX5.
“Esse é um reforço importante para que possamos equipar mais UTIs no nosso Estado. Agradecemos ao Ministério da Saúde e vamos repassar os ventiladores pulmonares para os hospitais de forma justa e responsável. Nosso intuito é garantir que haja um atendimento de qualidade para todos que necessitem. Para isso, também contamos com o apoio da população, pois a pandemia persiste e precisa manter os cuidados”, ressalta o secretário.
Deputado alega interferência do Judiciário
O deputado estadual Ivan Naatz (PL) registrou sua indignação com a recente decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que manteve liminar obtida pelo Ministério Público de SC para suspender o decreto com medidas que flexibilizaram os setores hoteleiro, de eventos, parques aquáticos e termais.
“Como um estado pode ser governado diante da intervenção permanente e constante do judiciário no executivo, tanto no âmbito federal quanto no estadual?”, questiona.
O parlamentar concorda com a defesa recursal do governo de que cabe às autoridades do Poder Executivo a competência para atuação sanitária e epidemiológica e a definição de funcionamento dos setores econômicos.
Naatz afirma que não se trata de defesa ou lobby em favor setores específicos, mas de conciliar atenção à saúde com bem estar social da população numa cadeia econômica relevante que envolve outras dezenas de segmentos indiretamente e emprega milhares de trabalhadores.
Comissão de Turismo e Meio Ambiente
Ivan Naatz é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc e considera que o Legislativo vem cumprindo seu papel ao promover o diálogo em busca de medidas de equilíbrio para enfrentamento da pandemia e ao mesmo tempo buscar a retomada econômica gradativa do setor de o turismo, que representa cerca de 14% do PIB catarinense.
No dia 14 de dezembro, a comissão promoveu audiência pública virtual reunindo mais de 20 entidades representativas do setor turístico, que debateram alternativas seguras para retomada das atividades com representantes do governo, incluindo a direção da Santur, da Saúde e da Vigilância Sanitária. Segundo Natz, o decreto que flexibilizava o combate à pandemia e que agora está suspenso, foi fruto desse encontro.
“É preciso bom senso para encontrar um meio termo. Santa Catarina sofreu demais por meses de economia e empregos que foram perdidos. É melhor o estado regular a atividade garantindo previsibilidade do que facilitar a clandestinidade e a incerteza em meio à pandemia e a temporada de verão”, afirma.
Veja mais postagens desse autor