Sem carnaval em Florianópolis
Na noite de ontem (21), foi decidido oficialmente que o desfile de carnaval de 2021 está cancelado na Capital. “Em comum acordo com as Escolas de Samba de Florianópolis, oficializamos, hoje, o cancelamento dos desfiles de 2021. O carnaval é representante da cultura de nossas comunidades, agente social transformador na vida de muitos. Mas os desfiles combinam com segurança, alegria e aglomeração, o q não cabe ainda na cidade. 2021, creio, será ano de vencer a pandemia e preparar um futuro de retomadas!”, anunciou o prefeito Gean Loureiro. A tendência é que o mesmo aconteça com a festa dos blocos de rua e uma decisão neste sentido é esperada para os próximos dias.
Jantar de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ofereceu um jantar para amigos, autoridades e lideranças de Santa Catarina nesta segunda-feira (21), no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, local em que está hospedado para passar o fim de semana.
Participaram do jantar amigos do presidente, como o apresentador Ratinho, o Secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif, o empresário Luciano Hang, o ministro das comunicação, Fabio Faria, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos) e o senador Jorginho Mello (PL), vice-líder do governo no Congresso e uma das lideranças mais próximas do presidente.
O senador aproveitou para fazer dois pedidos a Bolsonaro. Primeiro para que os R$ 10 bilhões em aprovação na Câmara Federal para a fase 3 do Pronampe (Programa Nacional de Amparo às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) sejam repassados, de forma prioritária, aos pequenos negócios atingidos pelas fortes chuvas da última semana no Alto Vale do Itajaí.
O presidente afirmou ao senador que irá pedir de forma prioritária para que o presidente da Caixa e do Banco do Brasil viabilizem as linhas de crédito de maneira ágil e especial ao micro e pequenos empresário que foram atingidos.
O senador também pediu que o presidente sancione o Projeto de Lei Complementar 147/2019, de sua autoria, que cria o MEI Caminhoneiro. O PLC, que beneficia mais de 500 mil caminhoneiros no país e cerca de 80 mil em Santa Catarina, permite que os profissionais usufruam das vantagens de ser um Empreendedor Individual.
STJ nega liminar de Kennedy Nunes
O deputado estadual Kennedy Nunes teve negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) o pedido de liminar para derrubar o decreto do Governo do Estado que limita a circulação de pessoas na madrugada.
O deputado argumentava que o decreto determinava irregularmente “toque de recolher”. Mas o ministro Herman Benjamin acatou a manifestação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), de que o decreto não instaurou toque de recolher, que não há nenhuma medida neste grau determinada pelo governo e que as medidas estabelecidas pelo decreto estão de acordo com as atribuições do Estado para o enfrentamento da pandemia.
A decisão do ministro tem efeito apenas sobre o pedido liminar do deputado. O mérito do processo ainda precisa ser analisado pela corte.
Emenda para hospital regional
O deputado estadual Jair Miotto divulgou ontem que destinará uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para o Hospital Regional do Oeste em Chapecó. Segundo ele, o recurso será investido no auxílio financeiro para custeio de materiais e medicamentos do hospital.
Prefeitura de Palhoça
O prefeito eleito de Palhoça, Eduardo Freccia (PSD) confirmou ontem (21) que Cristina Schwinden, atual secretária de administração, continua no time a partir de 2021. É o primeiro nome confirmado pelo futuro prefeito até agora.
Revitalização da SC-401
A revitalização da rodovia SC-401, que dá acesso ao Norte da Ilha, em Florianópolis, será entregue hoje (22) pelo governador Carlos Moisés. O ato está marcado para as 10h30, na marginal da SC-401, sentido Centro-Bairro, em frente ao Primavera Garden. Depois do evento, haverá atendimento à imprensa. Foram executados serviços em um trecho de 12 quilômetros, entre os entroncamentos com a SC-404, no Itacorubi, e com a SC-402, em Ratones.
Demandas da região de Jaraguá do Sul
O governador Carlos Moisés participou na tarde de ontem (21) de uma webconferência com lideranças políticas e empresariais de Jaraguá do Sul para tratar das demandas da região do Vale do Itapocu. Foram debatidas as obras do trecho estadualizado da BR-280, assim como o aumento do efetivo da Polícia Militar na região, o aumento de repasses para o Hospital São José e a habilitação em alta complexidade cardiológica da unidade hospitalar.
Participaram da reunião o deputado estadual Vicente Caropreso, o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncálio, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Luiz Hufenüssler Leigue, e demais membros da diretoria da entidade.