Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Ontem durante o SCemDebate, programa de debates do SCemPauta que você pode assistir ao vivo todas as terças e sextas-feiras, ou em outro horário após a gravação que fica disponível no site, fizemos uma análise do resultado da eleição e o que isso representa para o cenário de 2022 para a disputa ao Governo do Estado. Vale lembrar que o programa é apresentado por Maria Helena, Adelor Lessa, Ananias Cipriano e eu.

O fato é que alguns nomes começam a se destacar no cenário, a exemplo do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, que neste momento se torna o principal nome do MDB para a majoritária estadual, após obter 70,66% dos votos numa reeleição, onde o natural é baixar a votação. Junto a ele, o deputado federal Carlos Chiodini também aparece como opção ao Senado, ou até mesmo a governador, devido as costuras que fez que acabou dando resultado positivo aos emedebistas em pelo menos 23 municípios entre o Oeste e o Litoral.

Outro nome que praticamente carimba o passaporte para a disputa eleitoral ao Governo do Estado é o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), que recebeu 72,36% dos votos. Inclusive nos bastidores ele já teria recebido essa garantia de sua afilhada política, a deputada federal, Geovânia de Sá, que atualmente preside os tucanos aqui no estado. Resta saber se o ex-deputado Gelson Merisio aceitará a condição de ter que disputar um outro cargo, ou se pensará em mais uma mudança de partido.

Já o PSD teve como vitória mais significativa a de João Rodrigues em Chapecó, porém, ele não estará no processo eleitoral de 2022, pois prometeu cumprir o seu mandato na totalidade. Por outro lado, pelo menos três nomes despontam como os principais do partido para a disputa estadual. O ex-governador Raimundo Colombo, o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, ou então o deputado estadual Milton Hobus.

Por sua vez o Progressistas, mesmo que de acordo com o novo mapa partidário do Estado que divulguei na coluna de ontem, tenha assumido a segunda colocação, viu a sua principal força que está na família Amin a perda considerável de musculatura com o fraco e surpreendente desempenho da deputada Ângela Amin em Florianópolis, que ficou em quarto lugar tendo recebido apenas 17.515 votos. Sem sombra de dúvidas a expressiva derrota gera impactos nas pretensões do senador Esperidião Amin (Progressistas), e até mesmo ao senador emedebista, Dário Berger. Quem ressurge no cenário e pode aparecer como opção é o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, muito embora, se a eleição fosse hoje o partido o direcionaria para uma disputa à Assembleia Legislativa, ou a deputado federal.

Não poderia deixar de falar do Democratas. O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro é o nome consolidado do partido para o Governo do Estado em 2022. Isso se dá pela expressiva reeleição de Loureiro no primeiro turno, com 53,46% dos votos, além do desempenho de João Paulo Kleinubing na disputa em Blumenau, onde por cerca de 2 mil votos não ficou fora do segundo turno. Também é preciso destacar a expressiva distância em relação a votação de seu adversário, Mário Hildebrandt (Podemos), que venceu o primeiro turno com 42,53% dos votos. Caso vire no segundo turno, JPK terá que ficar os quatro anos e, caso não se eleja, no máximo tentará disputar uma vaga para deputado estadual ou federal, o que reforça a condição de Loureiro como a sua maior força.

Já o Partido Liberal mantém no senador Jorginho Mello a sua esperança de eleger um governador. Em Brasília ele é a liderança catarinense mais próxima ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Isso quer dizer que, além do trabalho como senador, que Jorginho torce para que Bolsonaro chegue bem na eleição de 2022 para servir de apoio ao seu projeto estadual. Nenhuma outra liderança catarinense neste momento, está na mesma condição que ele junto ao presidente.

Por outro lado, mesmo tendo levado o PL a dar um salto no número de prefeituras em comparação ao pleito passado, o senador não obteve sucesso em nenhuma grande cidade.

 

Pinho Moreira deputado

Nos bastidores corre a informação de que o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira (MDB), pode disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. Agora o que mais chamou a atenção, é a possibilidade de até mesmo, ele se candidatar a deputado estadual, o que o tornaria uma das principais lideranças no parlamento catarinense. Parece que a escolha depende da família, que deseja manter o ex-governador mais próximo morando em Santa Catarina.

Governadora com Covid

Após retornar de Chapecó onde passou o final de semana para votar, a governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido), testou positivo para o novo Coronavírus. Ontem ela embarcou logo cedo para a capital. Daniela ficou de máscara o tempo todo, sentou-se nas primeiras fileiras e estava acompanhada de dois seguranças. A agenda está mantida, porém, será feita de forma remota até que ela se cure. Não há informação se os filhos e assessores de Daniela estão com Covid.

 

Reunião com Udo e ACIJ

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) teve alguns compromissos presenciais ontem em Florianópolis. Não se sabe se ela já apresentava sintomas e, se aguardava o resultado do exame, porém, ela recebeu o prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), além de representantes da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Daniela se sentou à distância dos demais presentes, além de ter usado máscara o tempo todo. Ela recebeu projetos executivos do Eixo de Desenvolvimento Norte, do Distrito Industrial do município. A região concentra o tráfego de 4% do PIB do estado e 40% da produção da cidade.

 

Elevado

Um dos projetos executivos apresentados à governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido), corresponde a um elevado na duplicação da Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister, que reduzirá em mais de 30% o tempo de tráfego na rodovia. O Governo do Estado está reservando recursos do orçamento de 2020 para o início da licitação, que deverá ser ainda neste ano. O início da obra está previsto para o final primeiro semestre de 2021. Outro projeto entregue foi a abertura do Eixo K, via duplicada que ligará a Hans Dieter Schmidt à rua Dona Francisca. Os recursos estarão garantidos no orçamento de 2021, para execução a partir do primeiro semestre do próximo ano. O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, informou que os projetos começaram a ser trabalhados por representantes da entidade, do Estado e da Prefeitura, desde o final de julho para alinhamentos, correções de rumo e soluções.

 

Participaram

Na comitiva de Joinville liderada pelo prefeito Udo Döhler (MDB), além do presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, também participaram da reunião com a presença da governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido), o chefe da Casa Civil, Ricardo Miranda Aversa, além do o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli.

 

Força de Paulinha

A vitória da dupla Paulinho (DEM) e Alexandre (PDT), com 7.811 votos, num percentual expressivo de 73.53% dos votos válidos, consagra em Bombinhas o protagonismo da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT). Na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) também deu o seu apoio às reeleições dos prefeitos de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira (PODEMOS) e de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), que tem Marcelo Sodré do PDT como vice. Ela também se engajou na eleição da prefeita Nilza (PSD) em Itapema e apoiou as reeleições dos prefeitos Dida (MDB), de Ilhota, e Marcos Pedro (PSDB) de Luiz Alves.

O mais votado

O candidato mais votado do estado para uma Câmara de Vereadores na eleição deste ano foi em Joinville. Alisson Júlio (Novo), já em sua primeira eleição conquistou 9.574 votos. Portador de Atrofia Muscular Espinhal (AME), o jovem percorreu o município superando as dificuldades de acessibilidade para mostrar ao eleitor as suas propostas. Analista de sistemas com MBA em Gestão Empresarial, além de ser palestrante, Alisson se credencia para presidir a Câmara de Joinville a partir do próximo ano.

 

Candidata muçulmana

A eleição em Florianópolis mostrou alguns fatos novos que merecem destaque, a exemplo da ampliação da presença das mulheres na Câmara de Vereadores. Foi também na capital que Santa Catarina teve a primeira muçulmana a disputar uma eleição ao Legislativa. A dentista Fátima Hussein de origem palestina, recebeu 269 votos e ficou na suplência do Democratas, partido do prefeito reeleito, Gean Loureiro. Casada com um médico palestino, Fátima mantém as tradições e inclusive, registrou a candidatura com o hijab, lenço usado pelas muçulmanas, além de usá-lo durante toda a campanha. Ela nasceu em Tubarão, mas vive em Florianópolis há mais de 20 anos.

Grandeza

Além de agradecer os quase 50 mil votos que recebeu, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB) que ficou de fora do segundo turno em Joinville, fez um gesto de grandeza. Já anunciou que será parceiro do próximo prefeito. Krelling a princípio, não deve oficialmente anunciar apoio no segundo turno, mas informações de bastidores dá conta de que ele tem uma preferência pela candidatura de Adriano Silva (Novo).

Fugindo do desgaste

Tanto Darci de Matos (PSD), quanto Adriano Silva (Novo), não devem aceitar oficialmente o apoio do MDB. O medo não está relacionado a Fernando Krelling, mas a gestão de Udo Döhler.

Naatz com Hildebrand

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) não teve um bom desempenho na eleição de Blumenau. O pleito municipal não traduziu a força que ele ganhou após a CPI dos Respiradores, muito embora, tem quem diga que Naatz foi no sacrifício pelo partido. O fato é que no segundo turno o parlamentar estará ao lado do atual prefeito, Mário Hildebrand (Podemos).