Os números podem não ser exatos, mas servem para demonstrar claramente que foi só afrouxarmos os cuidados, inclusive de isolamento social, para vermos Santa Catarina novamente registrar alta na curva de contágio pelo novo coronavírus. Não me refiro a retomada de atividades e sim ao comportamento daqueles que insistem em agir de maneira irresponsável.
A quarta-feira, dia do servidor público, com temperaturas elevadas e céu limpo no litoral do estado, deu uma mostra do que poderá acontecer no feriadão de finados. As praias registraram uma grande movimentação. Mais uma vez pareceu que a pandemia de covid-19 tinha acabado.
Os munícipios, principalmente os da faixa litorânea, precisam agir principalmente na fiscalização de praias, parques e demais áreas de lazer, e precisam contar com o apoio do estado. O Ministério Público de Santa Catarina recomendou a Florianópolis e Balneário Camboriú a aplicação de medidas com o objetivo de frear o contágio e estabeleceu o prazo de 48h.
Nosso estado somou 252.551 casos de coronavírus, com 237.563 considerados recuperados e 11.920 em acompanhamento. Até agora chegam a 3.068 óbitos registrados. Estamos com oito regiões em nível alto de contágio e oito em risco grave.