Todas as profissões merecem comemorar o seu dia. Porém, os professores, nestes tempos de pandemia, comemoram não apenas a data 15 de outubro, mas, também, o fato de terem se reinventado para dar prosseguimento a missão de formar crianças, jovens e adultos.

Neste dia dos professores é preciso aplaudi-los. Demonstre admiração, gratidão e respeito a estes profissionais que, em sua maioria, colocam muito amor no trabalho que realizam.

Não há dúvidas de que o “novo normal” está sendo difícil para todos. Pais, alunos, professores e toda a sociedade vivem tempos diferentes, preocupantes e estressantes. As crianças e jovens estão com saudades do convívio que o ambiente escolar proporciona e que, aliás, é importantíssimo para o seu desenvolvimento. Os adultos preocupam-se com suas formações e com o futuro.

No momento em que se discute o retorno às aulas, mais do que nunca é preciso garantir aos professores e profissionais da educação condições melhores de trabalho e com segurança. Para que as escolas sejam ambientes confiáveis e tenham reduzidas as possibilidades de contágio pelo coronavírus, serão necessários equipamentos de segurança e mais destes profissionais, uma vez que alguns foram afastados das atividades presenciais por pertencerem a grupos de risco. O atendimento aos protocolos de segurança exige pessoal treinado. Não deixemos dirigentes escolares e professores como únicos responsáveis pela segurança de todos.  Gestores municipais e estaduais devem apoiar o trabalho dos educadores e os legisladores e os órgãos de controle precisam agir como facilitadores destas ações.

É inegável a importância dos professores na formação e na vida dos alunos. Vamos aplaudir os professores não apenas no seu dia. Vamos aplaudir sempre estes verdadeiros heróis da educação.