...

Dados de catarinenses são expostos a possíveis fraudes; Relatório da Comissão do Impeachment será lido hoje; As movimentações das convenções entre outros destaques

 

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Mesmo com o anúncio do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) que Santa Catarina teve destaque na digitalização de seus serviços, parece que algo não está dando muito certo. Às vésperas da entrada em vigor da lei geral de proteção de dados pessoais, o grupo Defcon-Lab denunciou em seu site, um possível vazamento de dados de cidadãos catarinenses, com origem no site da Secretaria de Estado da Fazenda. A publicação antecipa uma séria denúncia que será apresentada no próximo final de semana, no lançamento da revista digital “O Conclave”, de graves falhas relacionadas ao setor de tecnologia do Estado. A publicação digital será direcionada a grandes investigações.

De acordo com a denúncia da Defcon-Lab, o vazamento dos dados atingiria mais de 3 mil registros de cadastros de produtores rurais do estado, onde aparecem documentos como o CPF do agricultor e seus familiares, o número de inscrição do imóvel rural, a data inicial e de atualização cadastral, CNAE Fiscal entre outros, a exemplo da situação cadastral. “Os dados disponibilizados no mínimo permitem que o CPF de um produtor rural (em alguns casos de cônjuge e filhos) sejam vinculados a uma inscrição de propriedade rural em um município determinado (identificado pelo código do IBGE)”, afirma o site.

O arquivo disponibilizado para download (264kb) em um site de compartilhamento de arquivos, foi exposto pelo grupo como forma de alerta, com imagens similares dos dados do site da Fazenda, postados em um fórum de discussão sobre segurança, onde os hackers costumam postar sobre incidentes na área de tecnologia. Segundo o Lab, no arquivo equivalente a 36 megabit que foi encontrado, é possível observar que estão disponíveis mais de 472 mil linhas de registros sobre os produtores rurais. Vale destacar que a data de atualização do sistema da Fazenda é do domingo passado (13), ou seja, são informações atualizadas pelo atual governo com falha que expõe catarinenses a ação de fraudadores.

A Defcon-Lab tem esse nome devido ao termo em inglês Defense Readiness Condition (DEFCON), que é um sistema de alerta usado pelas forças armadas dos Estados Unidos, que funciona em 5 níveis de prontidão, determinando ações de segurança, ativação e resposta. Em suma, a Lab trabalha avaliando os cenários e condições de defesa cibernética. “Os dados coletados e as informações apresentados nos artigos e análises estão em conformidade com as previsões legais do ordenamento jurídico brasileiro”, destaca o site do grupo.

 

Impeachment

A Comissão Especial do Impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), a vice Daniela Reinehr (sem partido), e o secretário de Estado da Administração, coronel Jorge Tasca, se reúne hoje às 9h no plenário da Assembleia Legislativa. Presidida pelo deputado João Amin (Progressistas), a comissão terá primeiramente a leitura do relatório de 42 páginas pelo deputado, Luiz Fernando Vampiro (MDB), sobre o processo motivado pela equiparação salarial dos procuradores do Estado, em ação que teve início com a denúncia do defensor público, Ralf Zimmer Júnior, com o apoio do advogado Leandro Maciel.

 

Saída de Tasca

Nos bastidores a saída do coronel Jorge Tasca do cargo de Secretário de Estado da Administração, é creditada ao ex-deputado estadual Gelson Merisio (PSDB). A informação divulgada em primeira mão pelo SCemPauta da aproximação de Merisio com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), apesar de ter sido negada via porta voz extra oficial, nada foi negado oficialmente, nem pelo governo e, muito menos por Merisio. Tasca saiu acreditando que voltará ao governo, caso Moisés se livre do impeachment.

 

Votação

Após a leitura do relatório que será apresentado pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), será aberto o espaço para a discussão pelos demais deputados integrantes da Comissão Especial do Impeachment, seguido da votação. Sendo aprovado pela maioria, o relatório resultará em um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que será publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. Após 48 horas da publicação, os deputados já podem votar em sessão ordinária com a participação dos 40 parlamentares. Apesar de ter tentado apurar alguma informação, não foi possível saber o que será apresentado, pois o relatório está sendo guardado a sete chaves.

 

Transmissão

O SCemPauta vai transmitir a sessão da Comissão Especial do Impeachment da Assembleia Legislativa, a partir das 09h ao vivo. Após a votação está previsto um SCemDebate Especial, quando Maria Helena, Adelor Lessa, Ananias Cipriano e eu, Marcelo Lula, discutiremos ao vivo a apresentação e votação do relatório. Acesse: www.scempauta.com.br

 

Alcatraz

O presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), será denunciado pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Alcatraz. Familiares e o empresário Nelson Nappi Júnior, também estão entre os que serão denunciados.

[elementor-template id="8997"]

 

Ângela na eleição

O Progressistas de Florianópolis realiza a sua convenção amanhã às 18h, quando homologará o nome da deputada federal, Ângela Amin, como a sua candidata a prefeita da capital. Ela tem atraído partidos como o MDB e o PSDB que se afastou do prefeito Gean Loureiro (DEM), após os tucanos terem sido preteridos na escolha do vice.

 

Convenção em Joinville

O MDB de Joinville realiza hoje a sua convenção no restaurante e local de eventos Casa do Capitão, entre às 15h e às 21h. O deputado estadual, Fernando Krelling, será homologado como candidato a prefeito dos emedebistas. Ainda hoje devem ocorrer conversas com alguns partidos, entre os quais, o PSC, Republicanos e PSB que ofereceram o vice. O MDB tem preferência por uma mulher de vice e, nem mesmo a possibilidade de chapa pura está descartada, o que poderia incluir o nome da suplente de senadora, Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-senador Luiz Henrique da Silveira. Krelling disse a seus correligionários que a intenção é de formar uma aliança não pensando no tempo de TV, mas em ter alguém para administrar Joinville ao seu lado, caso vença a eleição.

 

Rodrigues é o nome

O ex-deputado federal João Rodrigues será o candidato do PSD a prefeito de Chapecó. Ele já está fechado com o Progressistas, Podemos, Pros, PL, PSC e PTC. O próximo a aderir deve ser o Democratas por decisão da executiva estadual

[elementor-template id="8997"]

 

Coordenador de Gean

O ex-secretário de Estado Adjunto da Saúde e do Planejamento, Fábio Botelho, foi escolhido como o coordenador do Comitê Central de Campanha do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que buscará a reeleição. Além de ser amigo de longa data de Loureiro, Botelho também é primo do empresário Topázio Silveira Neto (Republicanos), tendo sido importante na decisão do vice da chapa do atual prefeito.

 

Rioschi é candidato

Em convenção online realizada na noite de ontem, foi homologado oficialmente Levi Rioschi como candidato a prefeito de Joinville pela Democracia Cristã (DC) e, Simone Rietter como candidata a vice, ou seja, a agremiação vai de chapa pura.

 

Clonny é homologado

O vereador Clonny Capistrano é o candidato do PL à Prefeitura de São José. O partido terá 29 candidatos à vereança. O senador Jorginho Mello que preside os liberais no estado participou do evento, quando destacou a força de Capistrano para a disputa.

 

Dalmo no pleito

O PSL de Joinville terá o ex-secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, homologado como o seu candidato a prefeito. A convenção acontecerá amanhã das 09h às 14h no bairro Glória.

 

Interessante

 Chama a atenção o fato de que o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), conquistaram um porta voz que mais divulga informações baseado na torcida do que na realidade. Seria uma paixão com interesse futuro? Vícios, vícios e vícios...

 

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!