O deputado estadual Ivan Naatz (PL), relator da CPI dos Respiradores, em entrevista ao SCemDebate, programa que vai ao ar no site SCemPauta todas às segundas e sextas a partir das 11h, anunciou que o relatório final deve ser apresentado ainda nesta semana.

Naatz quer antes conversar com os demais integrantes da comissão, para ajustar a data da entrega. O parlamentar disse que não pode adiantar o conteúdo, mas afirmou que durante o trabalho da CPI ficou constatado que o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), mentiu, o que segundo Naatz, ficou claro no depoimento do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adircélio de Moraes. “Essa mentira não é uma mentira simples, é a mentira de um governador”, disse.

Outro nome apontado por ele, foi o da ex-servidora Márcia Pauli, a qual, Naatz afirma que nada teria acontecido se ela não tivesse participado do processo.

O deputado também anunciou que o relatório propõe uma mudança na legislação, visando uma maior fiscalização nos processos de compras e pagamentos feitos pelo Estado. A ideia é que todos os servidores que participarem dos processos, que sejam solidários caso haja alguma falha ou desvio.

Também questionado sobre o impeachment, Naatz disse que defende o impedimento de Moisés por crime de responsabilidade e, sobre a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), o líder da oposição também defenderá o afastamento, já que segundo ele, ela rodou uma folha de pagamento enquanto esteve a frente do Governo do Estado, além de ter defendido a legalidade do processo de aumento concedido aos procuradores.