Uma fonte governista acaba de me informar que o Governo do Estado autorizará a abertura do comércio para a próxima segunda-feira (13). Segundo a liderança, a recomendação do Ministério da Saúde para a flexibilização do isolamento social nos Estados que, em três semanas não tiveram 50% de sua capacidade de atendimento na saúde comprometida por causa do Coronavírus, deu segurança para a tomada da decisão.

O protocolo de segurança ainda está em discussão, mas de acordo com a liderança, está sendo debatido junto as classes ligadas as atividades comerciais. Outra informação é de que os hotéis também serão liberados, porém, deve ser limitada as reservas a uma pessoa, ou a casais, portanto, não serão permitidos quartos coletivos.

Já quanto aos restaurantes, além do delivery, também será autorizada a abertura das portas. Ainda não há uma definição se haverá a autorização para o atendimento no local, com a redução de 50% das mesas e distanciamento de um metro e meio, ou se ficará limitado ao balcão para entrega. Até o final da semana o Governo anunciará as regras.