Em coletiva que encerrou há pouco, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a população precisa seguir a recomendação dos governadores, o que eles estão fazendo.

A declaração vai contra ao que tem dito o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que tem criticado os governadores e defendido o fim do isolamento social.

De acordo com Mandetta, sobre a questão econômica o Brasil sofrerá muito mais, se houver um colapso na Saúde, do que se o país tiver sucesso no controle. Ele ainda alertou que se as pessoas não tiverem o devido cuidado, o país terá que enfrentar uma quarentena horizontal. “O país não passou ainda por isso”, disse.

Questionado ainda sobre a pesquisa com a população que deu 76% de aprovação ao Ministério da Saúde, mais que o dobro dado a Bolsonaro, Mandetta disse que o levantamento não se trata dele e nem do presidente, atribuindo os números ao instinto de preservação do ser humano.

O fato é que Mandetta mais uma vez se mostrou centrado e sincero em suas afirmações, ele inspira confiança na população, tanto, que mesmo não reconhecendo isso publicamente, sabe que as pessoas personificaram nele a atuação do Ministério.

Ao mesmo tempo em que se posicionou claramente contra os interesses do presidente, afirmou que a equipe da Saúde é parte do governo Bolsonaro, inclusive, lembrando que foi o presidente quem o nomeou e, que o mantém.

A cada dia que passa, Mandetta se consolida como uma liderança capaz de guiar o país, neste período de enfrentamento da maior crise sanitária mundial dos últimos cem anos. “Ciência, disciplina e foco”, são as máximas de um ministro que sabe o que faz.