O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) acaba de anunciar em coletiva à imprensa, algumas medidas mais contundentes para tentar inibir o contágio pelo Coronavírus.

As medidas têm o apoio dos demais poderes. Estiveram presente o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler; procurador geral de Justiça, Fernando Comin; o presidente do Tribunal de Contas, Adircélio de Moraes e Eron Giordani, chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, representando o presidente Júlio Garcia (PSD). A líder do Governo na Alesc, a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), também participou.

Comin anunciou apoio ao Governo para ajudar nos custos, além disso, a deputada Ana Paula recebeu de Júlio Garcia (PSD) a autorização de repasse da Alesc no valor de R$ 20 milhões para ajudar nos gastos. Outros R$ 20 milhões serão repassados pelo TCE, de acordo com o presidente Adircélio.

 

Seguem as medidas:

 

– Santa Catarina decreta situação de emergência para prevenção e combate ao Coronavírus;

 

– Ficam suspensas as seguintes atividades pelo prazo de 7 dias:

 

– Circulação de ônibus e veículos de passageiros municipal e intermunicipal;

 

– Fechadas academias, restaurantes, bares, shoppings e serviços públicos;

 

– Entrada no setor hoteleiro que terão que cancelar as reservas;

 

– Eventos de qualquer natureza público e privada, ou seja, nem pequenas aglomerações podem ser realizadas, incluindo festas de aniversário e missas;

 

– Nos municípios onde tenha contágio comunitário, a exemplo da região Sul do estado, as indústrias terão que trabalhar com número mínimo;

 

Serviços que continuam

Considerados como serviços essenciais, o governador decretou postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água, farmácias, funerárias, mercados e supermercados.