Proibição de fogos com barulho em Chapecó e Ponte Hercílio Luz perdendo parafusos? Confira esses e outros destaques
Chapecó estuda proibir fogos de artifício com barulho
Na manhã de ontem (02), durante o programa Estúdio Condá, o titular desta coluna Marcelo Lula cobrou dos vereadores de Chapecó e da região algum movimento para que a cidade proíba os fogos de artifício com barulhos. O assunto está pautado para a primeira reunião que vai discutir a revisão do Código de Posturas de Chapecó, no próximo dia 15. A revisão do código está sendo conduzida por uma Comissão Especial da Câmara de Vereadores, formada por Cleiton Fossá como presidente, Diego Alves como vice-presidente e Valmor Scolari como relator. O atual código foi instituído em 1990.
Ponte Hercílio Luz perdendo parafusos
Ontem (02) o deputado estadual Bruno Souza fez uma transmissão ao vivo pelo seu Facebook direto da Ponte Hercílio Luz, de onde explicou que alguns parafusos não estão soldados e são facilmente retirados da estrutura, conforme publicado por internautas. Inclusive, ele disse que muitos visitantes estão aproveitando para levar as arruelas e parafusos para casa como se fossem um “souvenir”, nas palavras do próprio deputado. Bruno disse que procurou respostas do Governo do Estado e a informação repassada a ele é de que realmente alguns serviços ainda não foram concluídos, mas são itens que não comprometem a segurança da estrutura. Ontem o Governo também divulgou um vídeo explicando que é natural a ponte balançar porque se trata uma ponte pênsil. O conteúdo foi motivado por comentários de internautas preocupados com o movimento da estrutura. O governo enfatizou que foi realizado um teste de carga com 900 toneladas simultaneamente sobre a ponte e que a estrutura foi devidamente aprovada.
Presidente da Câmara assumirá interinamente prefeitura de Blumenau
O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau Marcelo Lanzarin assumirá interinamente a prefeitura na próxima terça-feira (7). O prefeito Mario Hildebrandt se afastará para um tratamento cirúrgico. Quando o então prefeito Napoleão Bernardes renunciou para disputar as eleições estaduais, Hildebrandt era o vice e foi alçado a chefe do Executivo. O presidente da Câmara é o próximo na linha de sucessão.
SC adere ao login único do Ministério da Economia
Ao fim de 2019, o Estado de Santa Catarina aderiu ao Login Único criado pelo Ministério da Economia. Blumenau também aderiu ao projeto. Já são 45 milhões de brasileiros cadastrados no sistema, que torna mais simples e fácil a vida do cidadão. Ao se cadastrar, o usuário dispõe de mais de 400 serviços com acesso digital e os utiliza sem precisar memorizar múltiplos códigos ou senhas.
“O principal benefício para estados e municípios é poder contar com uma plataforma segura, em que os dados do cidadão são validados nas diversas bases do governo federal, além da possibilidade do uso de certificado digital. Toda e qualquer evolução que é feita nessa plataforma, seja para trazer mais segurança ou melhor experiência para o cidadão, acaba refletindo positivamente também nos serviços estaduais e municipais. Por isso, a gente centraliza o nosso esforço em uma única plataforma”, ressalta o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Luiz Miyadaira.
A iniciativa do login único permite que cidadãos e empresas se cadastrem uma única vez, de forma segura, para ter acesso a centenas de serviços públicos digitais do governo federal e também dos governos estaduais e dos municípios que tiverem aderido. A cada dia, novos serviços são integrados à plataforma, oferecendo ao cidadão mais possibilidades e comodidade. Basta acessar o portal gov.br .
Não há custo algum para estados e municípios que aderirem. As unidades federativas só precisam fazer a integração de seus sistemas à plataforma. A partir daí, todo o custo de manutenção, evolução e suporte ao cidadão fica a cargo do governo federal.
Aprovada incorporação da Eletrosul pela CGTEE
Em assembleia geral extraordinária nesta quinta-feira (02), foi aprovada a incorporação da Eletrobras pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Segundo a Eletrobras, a empresa resultante passará a ser chamada de CGT Eletrosul Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil e será sediada em Florianópolis, onde já está sediada a Eletrosul.
Com as duas subsidiárias da Eletrobras no Sul do Brasil unidas, a operação na região terá uma atuação única, com uma empresa com capacidade de geração de 2 mil megawatts (MW), com empreendimentos de geração hidráulica, térmica, eólica e solar, conforme informações da companhia. Além dos três estados sulinos, a nova companhia também vai atuar no Mato Grosso do Sul.
Veja mais postagens desse autor